Autor Tópico: [Resolvido - Aléluia] internet discada no ubuntu 9.04  (Lida 165745 vezes)

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #90 Online: 09 de Julho de 2009, 17:48 »
Alarcon, assisti várias vezes ao video, vi vários tutoriais, e agora me sinto pronta para instalar. Só tenho uma dúvida, lá no video já na parte da instalação, eu achei que mexe muito na partição do Windows (ntfs é o sistema do Windows, então vai apenas selecionar uma pasta para ele aparecer no Ubuntu, clique nele e clique em 'editar partição'.
em 'usar como' selecione ntfs, TENHA CERTEZA DE QUE A OPÇÃO FORMATAR A PARTIÇÃO NÃO ESTEJA MARCADA. em 'ponto de montagem' digite /media/windows a pasta /media é o padrão para qualquer unidade. agora dê 'ok'.). Isso seria pra quem ainda NÃO tem o Windows instalado na maquina (ou seja, vai instalar o Windows depois de já ter instalado o Ubuntu), ou esse procedimento tem que fazer mesmo (no meu caso, que já tenho o Windows XP instalado)??

Tou perguntando isso pois lá no video não vi no programa de instalação a frase "detectado Windows XP neste sistema" como o meu instalador diz.



Bem quando eu criei as partições aqui do meu HD (na época, que faz muito tempo) foi pelo próprio windows com o partition Magic (algo assim) e portanto não sei te informar com precisão como seria no Ubuntu com o gparted, pois agora eu só formato e instalo no que já existe, mas particularmente achei este procedimento do vídeo mais complicado.

Eu faria só é redimensionar a partição windows (deve ter esta opção no gparted, após selecionar a partição windows que deve ser chamada de sda1 no gparted/Ubuntu), ou seja, diminuir o seu tamanho para sobrar espaço e neste espaço que sobrar subdividi-lo em tantas partições quantas vc pretende utilizar para o Ubuntu.

Lembre-se que um HD só pode ter 3 partições primárias, já se for estendida (ou extendida ou logica) pode ter várias, por isso que recomendo o windows como primária (que já é) e as outras como lógica, assim não ficará no limite de só 3 partições no HD.


Como o que você faria seria apenas uma diminuição da partição windows, não precisaria formatar, escolher ponto de montagem e etc. para o windows, só sendo necessários estes passos para a partição do Ubuntu.

Caso sinta mais a vontade vc pode usar particionadores para o windows e criar tantas partições (pode ser ntfs mesmo) quanto queira e depois usar o instalador do Ubuntu e quando chegar na parte de particionamento escolher manual e então só formatar estas outras partições  em ext3 ou ext4 (o recomendado) e linux swap (para partição swap) e escolher os pontos de montagem (se raiz -> /, se home -> /home ou swap e etc.)


Cuidado: TENHA CERTEZA DE QUE A OPÇÃO FORMATAR A PARTIÇÃO NÃO ESTEJA MARCADA para a partição windows que deve ser a /dev/sda1 ou apenas sda1

===EDITADO===

O Gparted sem ser usado pelo instalador e sim pelo menu deve é mostrar uma lista de partições presentes no seu HD, se vc tivesse mais de uma seria algo assim:

sda1, sda2, sda3 e etc.

No seu caso inicialmente só terá a sda1 que é o windows XP, então vc deve clicar nela com o botão direito do mouse e escolher algo como redimencionar e então diminuir o seu tamanho, depois voltando ao gparted clique na área em branco (a que sobrou) e divida outras vezes, criando as partições com seus respectivos tamanhos, formatações e pontos de montagem.

Querido, pra mim, o próblema maior é criar o swap, pq se não fosse ele, o próprio particionador do programa de instalação seria mais prático pra mim visto que é bem facil. O próblema é que eu não sei se ele cria também uma partição swap sozinho.

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #91 Online: 09 de Julho de 2009, 17:52 »


Querido, pra mim, o próblema maior é criar o swap, pq se não fosse ele, o próprio particionador do programa de instalação seria mais prático pra mim visto que é bem facil. O próblema é que eu não sei se ele cria também uma partição swap sozinho.

não há problema com isso, vc cria uma partição swap como cria qualquer outra, ou seja define, o tamanho dela e escolhe como ponto de montagem uma opção chamada linux swap (algo assim) que tem lá, nem precisa formatar, pois quando se diz que vai ser swap ele já faz isso.

O que difere uma partição para outra é o ponto de montagem que vc escolhe para ela. No caso da raiz (/) e da home (/home) vc tem também de escolher o tipo de formatação dentre as opções, no caso use ext3 ou ext4 (é a mais recente e recomendada).

Para uma melhor ajuda, forneça aqui qual é o tamanho do seu HD, quanto de Ram tem e quantas partições vai querer no seu sistema/HD com os respectivos tamanhos.
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 17:58 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #92 Online: 09 de Julho de 2009, 17:57 »


Querido, pra mim, o próblema maior é criar o swap, pq se não fosse ele, o próprio particionador do programa de instalação seria mais prático pra mim visto que é bem facil. O próblema é que eu não sei se ele cria também uma partição swap sozinho.

não há problema com isso, vc cria uma partição swap como cria qualquer outra, ou seja define, o tamanho dela e escolhe como ponto de montagem uma opção chamada linux swap (algo assim) que tem lá, nem precisa formatar, pois quando se diz que vai ser swap ele já faz isso.

Para uma melhor ajuda, forneça aqui qual é o tamanho do seu HD, quanto de Ram tem e quantas partições vai querer no seu sistema/HD com os respectivos tamanhos.

Meu HD tem 80gb, porém aqui no Windows diz que tem 74,5 gb (o Gparted diz que os outros 5,5gb estão 'não alocado'). Eu quero 35 para o Linux e 45 para Windows (já instalado), ou seja, apenas duas partições. Meu PC tem 512mb de RAM.

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #93 Online: 09 de Julho de 2009, 18:08 »


Querido, pra mim, o próblema maior é criar o swap, pq se não fosse ele, o próprio particionador do programa de instalação seria mais prático pra mim visto que é bem facil. O próblema é que eu não sei se ele cria também uma partição swap sozinho.

não há problema com isso, vc cria uma partição swap como cria qualquer outra, ou seja define, o tamanho dela e escolhe como ponto de montagem uma opção chamada linux swap (algo assim) que tem lá, nem precisa formatar, pois quando se diz que vai ser swap ele já faz isso.

Para uma melhor ajuda, forneça aqui qual é o tamanho do seu HD, quanto de Ram tem e quantas partições vai querer no seu sistema/HD com os respectivos tamanhos.

Meu HD tem 80gb, porém aqui no Windows diz que tem 74,5 gb (o Gparted diz que os outros 5,5gb estão 'não alocado'). Eu quero 35 para o Linux e 45 para Windows (já instalado), ou seja, apenas duas partições. Meu PC tem 512mb de RAM.

Faz o seguinte deixa 20GB para o Ubuntu raiz (/), 1GB para a swap (linux swap) e o resto para o Windows tudo partição primária já que no caso seria só 3 partições.

sda1 = Windows XP 50GB

sda2 = Ubuntu 29GB, ponto de montagem raiz (/) com formatação ext4

sda3 = Ubuntu 1GB, ponto de montagem swap (linux swap)

que vc acha?



outra opção:

Uma partição primária, o windows, e as outras lógicas (3) para o Ubuntu.

sda1 = Windows XP 50GB -> primária

sda2 -> lógica
     sda3 = Ubuntu 10GB, ponto de montagem raiz (/) com formatação ext4
     sda4 = Ubuntu 19GB, ponto de montagem home (/home) com formatação ext4
     sda5 = Ubuntu 1GB, ponto de montagem swap (linux swap)
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 18:15 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #94 Online: 09 de Julho de 2009, 18:15 »


Querido, pra mim, o próblema maior é criar o swap, pq se não fosse ele, o próprio particionador do programa de instalação seria mais prático pra mim visto que é bem facil. O próblema é que eu não sei se ele cria também uma partição swap sozinho.

não há problema com isso, vc cria uma partição swap como cria qualquer outra, ou seja define, o tamanho dela e escolhe como ponto de montagem uma opção chamada linux swap (algo assim) que tem lá, nem precisa formatar, pois quando se diz que vai ser swap ele já faz isso.

Para uma melhor ajuda, forneça aqui qual é o tamanho do seu HD, quanto de Ram tem e quantas partições vai querer no seu sistema/HD com os respectivos tamanhos.

Meu HD tem 80gb, porém aqui no Windows diz que tem 74,5 gb (o Gparted diz que os outros 5,5gb estão 'não alocado'). Eu quero 35 para o Linux e 45 para Windows (já instalado), ou seja, apenas duas partições. Meu PC tem 512mb de RAM.

Faz o seguinte deixa 20GB para o Ubuntu raiz (/), 1GB para a swap (linux swap) e o resto para o Windows tudo partição primária já que no caso seria só 3 partições.

sda1 = Windows XP 59GB

sda2 = Ubuntu 20GB, ponto de montagem raiz (/) com formatação ext4

sda3 = Ubuntu 1GB, ponto de montagem swap (linux swap)

que vc acha?



outra opção:

Uma partição primária, o windows, e as outras lógicas (3) para o Ubuntu.

sda1 = Windows XP 45GB -> primária

sda2 -> lógica
     sda3 = Ubuntu 15GB, ponto de montagem raiz (/) com formatação ext4
     sda4 = Ubuntu 19GB, ponto de montagem home (/home) com formatação ext4
     sda5 = Ubuntu 1GB, ponto de montagem swap (linux swap)


Tá bom a primeira opção, só resta agora eu saber como eu fazer isso tudo, pois me enrrolei todinha.. kkkkk

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #95 Online: 09 de Julho de 2009, 18:19 »
e]

Tá bom a primeira opção, só resta agora eu saber como eu fazer isso tudo, pois me enrrolei todinha.. kkkkk

bem no gparted vc clica na partição windows de 74,5 gb que tem lá com o botão direito do mouse e aí diminui o valor para o valor que vc quer (uns 59 gb), depois pega o espaço que sobrar e redimensiona para o valor 20gb escolhe ponto de montagem / e formatação ext4, depois irá sobrar cerca de 1gb escolhe como ponto de montagem linux swap.

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #96 Online: 09 de Julho de 2009, 18:23 »
e lá no instalador é só colocar "instalar no maior espaço livre continuo" ou vou ter que clicar em "manual" e fazer aquela complicação toda?

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #97 Online: 09 de Julho de 2009, 20:32 »
e lá no instalador é só colocar "instalar no maior espaço livre continuo" ou vou ter que clicar em "manual" e fazer aquela complicação toda?

se você cria as partições pelo gparted, então no instalador escolhe manual e na próxima janela vc verifica se cada partição está corretamente definida. Se não estiver vc clica em cada uma das que estiverem erradas para selecionar e logo abaixo no botão editar que vai abrir uma janela que você escolhe opções, tais como ponto de montagem, formatação, se é primária ou lógica e etc. Estou me baseando por algumas poucas fotos que vejo.

Se você vai direto pelo instalador, vc também tem de escolher manual e depois selecionar a partição windows e depois o botão editar e lá apenas diminuir o espaço que ela ocupa do HD. Depois deve clicar no que sobrou e ir fazendo partição por partição nos espaços que vão sobrando, com os pontos de montagem e formatações.

Como disse antes, infelizmente eu não posso explicar tudo detalhadamente por que faz muito tempo que fiz o particionamento do meu HD e nem foi no Ubuntu, foi pelo próprio windows, portanto eu não posso dizer com detalhes as opções que aparecem no gparted. Se eu não tivesse pouca Ram (512MB apenas) eu instalaria uma máquina virtual e testaria aqui para lhe dizer com detalhes o que iria aparecer em cada passo a passo do particionamento, quer pelo gparted quer pelo instalador, mas infelizmente como eu disse, não dá.

Quem sabe algum colega aqui do fórum pode explicar com mais detalhes esta parte o particionamento.

Agora afirmo uma coisa vc pode fazer testes aí, pois as mudanças só se efetivam quando vc clicar no botão para isso, se estiver com dúvidas no que fez, é só cancelar, ou seja, não seguir adiante. Acho que no caso do instalador seria o botão voltar (e não o avançar), mas no Gparted eu não sei, talvez algum botão do tipo cancelar na janela principal dele.



=== EDITADO===

No Gparted as mudanças só tornam-se definitivas após vc clicar no botão aplicar, então caso ache que fez as coisas de uma forma errada é só sair do gparted fechando a janela sem clicar no botão aplicar.

Daí vc pode "brincar" para entender melhor como é esse processo de criação de partições, pontos de montagem e etc.


Lilian Dias a vídeo-aula:

http://www.youtube.com/watch?v=DQ6lIEFYmiE

é o melhor exemplo do que deve fazer, só não faça o que ele mostrou sobre a partição windows (na parte do instalador e não no gparted), onde ele faz um ponto de montagem (/media/windows). Para ela (a partição windows) apenas diminua o tamanho para uns 59MB para sobrar espaços para outras partições e isso lá no gparted como ele mostra. Aqui no instalador vc não mexe na partição /dev/sda1 formatada em ntfs, apenas nas outras.

Na parte de swap não use o valor de 512MB que ele usa e sim 1024MB = 1GB.

No caso do vídeo ao definir o espaço para a partição raiz (/) ele usou uma opção que em vez de dizer o tamanho da partição, ele informou o espaço que deveria sobrar após ela (que dá no mesmo) e esse espaço de sobra é exatamente o tamanho que ele reservou para sua partição swap (no caso dele 512, no seu seria 1024). Depois ele apenas pegou esta sobra de espaço e disse que seria o ponto de montagem linux-swap, ou seja, definiu que seria uma partição swap.

Para a partição raiz (/) ele também informou o tipo de formatação que no caso lá foi ext3, mas no Ubuntu mais recente permite usar o ext4 mais novo.

Veja quantas vezes forem necessárias o vídeo e faça tudo que ele fez só mudando os valores e não mexendo na partição windows (pelo instalador), depois que vc já redimensionou ela pelo gparted.
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 21:13 por alarcon »

Offline helton / Ubuntu 9.04

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #98 Online: 10 de Julho de 2009, 01:13 »
Infelizmente ainda não consegui, apesar de seguir todos os passos visto no forum, mas vou até ao fim. Segue abaixo algumas informações:

helton@helton-desktop:~$ dmesg | grep slamr

[   21.979589] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.

[   21.987981] slamr: SmartLink AMRMO modem.

[   21.988403] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...

[   21.988430] slamr 0000:00:08.0: PCI INT A -> GSI 16 (level, low) -> IRQ 16

[   22.237265] slamr: slamr0 is SL1900 card.

[   22.306719] slamr 0000:00:08.0: PCI INT A disabled

helton@helton-desktop:~$ lsmod | grep slamr

helton@helton-desktop:~$ lsmod | grep ungrab

ungrab_winmodem        10112  0

helton@helton-desktop:~$ ps -aux | grep slmodemd

Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html

helton    3378  0.0  0.1   3352   808 pts/0    S+   00:31   0:00 grep slmodemd

helton@helton-desktop:~$ /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.

Unloading modem driver from kernel ... none found.

Not starting SmartLink modem daemon (options not set in /etc/default/slmodemd)

helton@helton-desktop:~$



--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"

--> WvDial: Internet dialer version 1.60

--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory

--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory

--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory

Achei importante colocar isso tbm:


helton@helton-desktop:~$ wvdialconf
Editing `/etc/wvdial.conf'.

Scanning your serial ports for a modem.

ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 2400 baud, next try: 9600 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 9600 baud, next try: 115200 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- and failed too at 115200, giving up.
Modem Port Scan<*1>: S1   S2   S3   


Sorry, no modem was detected!  Is it in use by another program?
Did you configure it properly with setserial?

Please read the FAQ at http://open.nit.ca/wiki/?WvDial

If you still have problems, send mail to <wvdial-list@lists.nit.ca>.


alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #99 Online: 10 de Julho de 2009, 08:57 »
Infelizmente ainda não consegui, apesar de seguir todos os passos visto no forum, mas vou até ao fim. Segue abaixo algumas informações:

helton@helton-desktop:~$ dmesg | grep slamr

[   21.979589] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.

[   21.987981] slamr: SmartLink AMRMO modem.

[   21.988403] slamr: probe 1057:3052 SL1900 card...

[   21.988430] slamr 0000:00:08.0: PCI INT A -> GSI 16 (level, low) -> IRQ 16

[   22.237265] slamr: slamr0 is SL1900 card.

[   22.306719] slamr 0000:00:08.0: PCI INT A disabled

helton@helton-desktop:~$ lsmod | grep slamr

helton@helton-desktop:~$ lsmod | grep ungrab

ungrab_winmodem        10112  0

helton@helton-desktop:~$ ps -aux | grep slmodemd

Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html

helton    3378  0.0  0.1   3352   808 pts/0    S+   00:31   0:00 grep slmodemd

helton@helton-desktop:~$ /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

Shutting down SmartLink Modem driver normally ... no slmodemd daemon running.

Unloading modem driver from kernel ... none found.

Not starting SmartLink modem daemon (options not set in /etc/default/slmodemd)

helton@helton-desktop:~$



--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"

--> WvDial: Internet dialer version 1.60

--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory

--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory

--> Cannot open /dev/modem: No such file or directory

Achei importante colocar isso tbm:


helton@helton-desktop:~$ wvdialconf
Editing `/etc/wvdial.conf'.

Scanning your serial ports for a modem.

ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 2400 baud, next try: 9600 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 9600 baud, next try: 115200 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- and failed too at 115200, giving up.
Modem Port Scan<*1>: S1   S2   S3  


Sorry, no modem was detected!  Is it in use by another program?
Did you configure it properly with setserial?

Please read the FAQ at http://open.nit.ca/wiki/?WvDial

If you still have problems, send mail to <wvdial-list@lists.nit.ca>.



Algo de errado vc está fazendo por aí, pois o driver smartlink não foi compilado, aparentemente, mas o ungrab-winmodem foi. Tirei estas conclusões dos seguintes comandos que te pedi:

Citar
helton@helton-desktop:~$ lsmod | grep slamr

não retornou nada, mas era para retornar o módulo slamr gerado pelo processo de compilação do driver smartlink indicando que ele foi criado e carregado.

Citar
helton@helton-desktop:~$ lsmod | grep ungrab

ungrab_winmodem        10112  0

esse sim compilou, pois gerou e carregou o módulo ungrab_winmodem

Peço para que veja aí se os pacotes compiladores estão realmente instalados no seu sistema (make, gcc, build-essential, linux-headers-2.6.28-11-generic), pois para compilar são necessários estes pacotes (pelo menos).

Faz o seguinte abre o terminal e entra na pasta /home/helton/modem-arquivos-v30/slmodem-2.9.11-20090222 com o comando:

cd /home/helton/modem-arquivos-v30/slmodem-2.9.11-20090222

estou assumindo que vc descompactou o pacote odem-arquivos-v30.tar.gz dentro da sua pasta de usuário na pasta home.

lá digite:

sudo make uninstall

make clean


Isso para desinstalar o driver smartlink se tiver sido instalado.

Agora digite:

make

sudo make install


para instalar outra vez. O mais importante anote qualquer saída de erro que possa aparecer para vermos o que está acontecendo com vc que não consegue compilar este driver já que seu modem é suportado pelo sistema.


Seu Ubuntu é o 9.04 32bits certo?

Também achei estranho algo do resultado do comando:

dmesg | grep slamr

que foi isso aqui:

Citar
[   22.306719] slamr 0000:00:08.0: PCI INT A disabled

então pergunto sua placa de modem está corretamente conectada ao PCI da sua placa mãe?
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 17:24 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #100 Online: 10 de Julho de 2009, 15:02 »
e lá no instalador é só colocar "instalar no maior espaço livre continuo" ou vou ter que clicar em "manual" e fazer aquela complicação toda?

se você cria as partições pelo gparted, então no instalador escolhe manual e na próxima janela vc verifica se cada partição está corretamente definida. Se não estiver vc clica em cada uma das que estiverem erradas para selecionar e logo abaixo no botão editar que vai abrir uma janela que você escolhe opções, tais como ponto de montagem, formatação, se é primária ou lógica e etc. Estou me baseando por algumas poucas fotos que vejo.

Se você vai direto pelo instalador, vc também tem de escolher manual e depois selecionar a partição windows e depois o botão editar e lá apenas diminuir o espaço que ela ocupa do HD. Depois deve clicar no que sobrou e ir fazendo partição por partição nos espaços que vão sobrando, com os pontos de montagem e formatações.

Como disse antes, infelizmente eu não posso explicar tudo detalhadamente por que faz muito tempo que fiz o particionamento do meu HD e nem foi no Ubuntu, foi pelo próprio windows, portanto eu não posso dizer com detalhes as opções que aparecem no gparted. Se eu não tivesse pouca Ram (512MB apenas) eu instalaria uma máquina virtual e testaria aqui para lhe dizer com detalhes o que iria aparecer em cada passo a passo do particionamento, quer pelo gparted quer pelo instalador, mas infelizmente como eu disse, não dá.

Quem sabe algum colega aqui do fórum pode explicar com mais detalhes esta parte o particionamento.

Agora afirmo uma coisa vc pode fazer testes aí, pois as mudanças só se efetivam quando vc clicar no botão para isso, se estiver com dúvidas no que fez, é só cancelar, ou seja, não seguir adiante. Acho que no caso do instalador seria o botão voltar (e não o avançar), mas no Gparted eu não sei, talvez algum botão do tipo cancelar na janela principal dele.



=== EDITADO===

No Gparted as mudanças só tornam-se definitivas após vc clicar no botão aplicar, então caso ache que fez as coisas de uma forma errada é só sair do gparted fechando a janela sem clicar no botão aplicar.

Daí vc pode "brincar" para entender melhor como é esse processo de criação de partições, pontos de montagem e etc.


Lilian Dias a vídeo-aula:

http://www.youtube.com/watch?v=DQ6lIEFYmiE

é o melhor exemplo do que deve fazer, só não faça o que ele mostrou sobre a partição windows (na parte do instalador e não no gparted), onde ele faz um ponto de montagem (/media/windows). Para ela (a partição windows) apenas diminua o tamanho para uns 59MB para sobrar espaços para outras partições e isso lá no gparted como ele mostra. Aqui no instalador vc não mexe na partição /dev/sda1 formatada em ntfs, apenas nas outras.

Na parte de swap não use o valor de 512MB que ele usa e sim 1024MB = 1GB.

No caso do vídeo ao definir o espaço para a partição raiz (/) ele usou uma opção que em vez de dizer o tamanho da partição, ele informou o espaço que deveria sobrar após ela (que dá no mesmo) e esse espaço de sobra é exatamente o tamanho que ele reservou para sua partição swap (no caso dele 512, no seu seria 1024). Depois ele apenas pegou esta sobra de espaço e disse que seria o ponto de montagem linux-swap, ou seja, definiu que seria uma partição swap.

Para a partição raiz (/) ele também informou o tipo de formatação que no caso lá foi ext3, mas no Ubuntu mais recente permite usar o ext4 mais novo.

Veja quantas vezes forem necessárias o vídeo e faça tudo que ele fez só mudando os valores e não mexendo na partição windows (pelo instalador), depois que vc já redimensionou ela pelo gparted.

Então só pra confirmar, eu faço tudo que o video faz (colocando os valores/numeros que eu quero) com exceção da parte do instalador (partição Windows)? e tem q colocar a nova partição (a do Linux) pra formatar?

E qual seria o melhor, ext3 ou ext4?

obrigada!!!!!!!!

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #101 Online: 10 de Julho de 2009, 17:11 »

Então só pra confirmar, eu faço tudo que o video faz (colocando os valores/numeros que eu quero) com exceção da parte do instalador (partição Windows)? e tem q colocar a nova partição (a do Linux) pra formatar?

E qual seria o melhor, ext3 ou ext4?

obrigada!!!!!!!!

Isso mesmo, mas veja lá que no vídeo mostra o que tem que formatar ou não, entretanto respondendo a sua pergunta a partição raiz (/) tem sim que formatar e você pode usar o ext3 que é mais antigo, porém mais estável ou o mais novo ext4 que foi lançado neste Ubuntu e que muito provavelmente vai se tornar o padrão daqui uns anos (ou meses). Eu usei este ext4 no meu Ubuntu  9.04 e não notei nenhum bug, portanto fica a seu critério escolher entre os dois.

Faça tudo como mostrado no vídeo, só mudando os valores e esquecendo a parte que ele faz com a partição windows referente a ponto de montagem (/media/windows), ou seja, só mexa na partição windows no gparted para apenas diminuir seu tamanho para sobrar espaço para criar as partições do linux. Não faça qualquer formatação na sua partição windows.

Lembre-se por precaução faça um backup de tudo que considera mais importante no seu windows para CDs, DVDs, pendrivers e etc. Depois desfragmente seu windows e só então use o liveCD do Ubuntu para criar as partições e instalar o Ubuntu.

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #102 Online: 10 de Julho de 2009, 17:15 »

Então só pra confirmar, eu faço tudo que o video faz (colocando os valores/numeros que eu quero) com exceção da parte do instalador (partição Windows)? e tem q colocar a nova partição (a do Linux) pra formatar?

E qual seria o melhor, ext3 ou ext4?

obrigada!!!!!!!!

Isso mesmo, mas veja lá que no vídeo mostra o que tem que formatar ou não, entretanto respondendo a sua pergunta a partição raiz (/) tem sim que formatar e você pode usar o ext3 que é mais antigo, porém mais estável ou o mais novo ext4 que foi lançado neste Ubuntu e que muito provavelmente vai se tornar o padrão daqui uns anos (ou meses). Eu usei este ext4 no meu Ubuntu  9.04 e não notei nenhum bug, portanto fica a seu critério escolher entre os dois.

Faça tudo como mostrado no vídeo, só mudando os valores e esquecendo a parte que ele faz com a partição windows referente a ponto de montagem (/media/windows), ou seja, só mexa na partição windows no gparted para apenas diminuir seu tamanho para sobrar espaço para criar as partições do linux. Não faça qualquer formatação na sua partição windows.

Lembre-se por precaução faça um backup de tudo que considera mais importante no seu windows para CDs, DVDs, pendrivers e etc. Depois desfragmente seu windows e só então use o liveCD do Ubuntu para criar as partições e instalar o Ubuntu.

Ok querido, vou instalar agora.. morrendo de medo.. mas como tudo tem sua primeira vez.. ;D

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #103 Online: 10 de Julho de 2009, 17:23 »


Ok querido, vou instalar agora.. morrendo de medo.. mas como tudo tem sua primeira vez.. ;D

Boa Sorte!

Você vai ver que não é um bicho de sete cabeças, mas eu sei que de início pode assustar mesmo.

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #104 Online: 10 de Julho de 2009, 17:50 »
Alarcon, pelamordeDeus! estava tudo indo certinho lá no Gparted, ele tava particionando, mas ai eu fui uma BURRA (ISSO MESMO, EU SOU UMA BURRA) em ficar mexendo no Linux (olhando os aplicativos, jogando e tal), ai o Gparted ficou CINZA!!!, dai depois ele sumiu (a janela fechou sozinha), dai fiquei como uma LOUCA DESESPERADA esperando o aplicativo voltar e nada dele voltar, decidi ir lá no menu e iniciar o Gparted novamente, mas ai a barra de tarefas sumiu, ficando só a área de trabalho e ficou assim durante um tempo, esperei e nada de acontecer nada!, ai eu tive que desligar forçadamente o computador e liguei ele, dai o Windows iniciou e apareceu uma TELA AZUL dizendo que estava verificando os discos, depois reiniciou e voltou novamente para o Windows para a tela de logon, após a aparecer a área de trabalho do Windows, apareceu uma balãozinho na barre de tarefas dizendo que um novo hardware não havia sido instalado corretamente e que ele não poderia funcionar corretamente, cliquei no balão para mais detalhes e apareceu uma caixa de dialogo dizendo que o Windows concluiu a instalação de novos dispositivos e quer reiniciar o computador. Duas opções: Sim e Não. Olhei no 'Meu Computador' e olhei o disco local (C:) e ele está com 49,9gb. Não há outro disco local. Alarcon do céu, me ajudaaa! o que eu façoooo! estou DESESPERADA! PODE ME CHAMAR DE BURRA, EU SOU UMA BURRA MESMO!  :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(

Na verdade, não estou desesperada, estou calma até demais, visto que (aparentemente) o Windows está funcionando normalmente (não sei até quando), ah! e treinei lá antes de começar o particionamento, não é um bicho de sete cabeças não (aparentemente).
« Última modificação: 10 de Julho de 2009, 17:57 por Lilian Dias »