Autor Tópico: [Resolvido - Aléluia] internet discada no ubuntu 9.04  (Lida 164718 vezes)

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #60 Online: 05 de Julho de 2009, 20:07 »
Ai não querido.. tentei de tudo.. repeti o procedimento umas cinco vezes.. fui com calma.. olhei cada passo.. deixei todas as opções marcadas lá.. mas deu o mesmo erro.. já tou desistindo.. definitivamente pra conexão discada o Ubuntu não faz jus ao slogan, ele não é para seres humanos..  :-\

ainda tem alguma solução?

se não tiver, obrigada pelo esforço e desculpa fazer você (e eu) perder tanto tempo..  :'(

Fazer funcionar em LiveCD é mais difícil, principalmente para um iniciante e porque alguns comandos precisam de uma reinicialização do sistema e em LiveCD tudo se perde com isso.

Agora o que posso dizer é que para o modem motorola sm56 (ID 1057:3052) funciona sim no Ubuntu e já ajudei vários usuários com este tipo de modem em várias versões do Ubuntu (em 32bits), agora não é garantido que para todos funcione, pois às vezes não depende só do driver, mas também do provedor e etc.

Agora a quantidade de usuários com esse tipo de modem e o Ubuntu com sucesso na ativação, é grande.

Sei que o processo é trabalhoso e este pacote que fiz dá uma ajuda, pois automatiza mais as coisas, mas no linux não tem como não correr riscos, portanto se você realmente não está assim tão a fim de correr riscos, é melhor mesmo continuar só com o windows.

Reafirmo mais uma vez que seu modem tem suporte sim não só no Ubuntu como no linux em geral só é trabalhoso fazê-lo funcionar e o melhor mesmo é tentar com o Ubuntu instalado no HD.

Seu caso é bem melhor que os dos outros colegas que possuem modem HDA, este sim é bem difícil de fazer funcionar.

Faça uma pesquisa neste fórum e no google sobre: "motorola sm56" "1057:3052" "Ubuntu"

que vc verá muitos casos de sucesso.

Uma última tentativa em liveCD:

abra um terminal e digite:

sudo su

para virar root.

Agora faça:

apt-get update
apt-get --assume-yes install make gcc build-essential linux-headers-2.6.28-13-generic


cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30

dpkg -i libasound2-dev_1.0.18-1ubuntu9_i386.deb
dpkg -i libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb
dpkg -i libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb


cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/ungrab-winmodem-20080126

make
make install


cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/

mv -f /usr/sbin/slmodemd /usr/sbin/slmodemd_backup 2> /dev/null
dpkg -i --force-all sl-modem-daemon_2.9.11~20080817-3ubuntu2_i386.deb
/etc/init.d/sl-modem-daemon stop


cd /etc

sed -i -e 's/SLMODEMD_COUNTRY=USA/SLMODEMD_COUNTRY=BRAZIL/g' default/sl-modem-daemon
sed -i -e 's/SLMODEMD_COUNTRY=PORTUGAL/SLMODEMD_COUNTRY=BRAZIL/g' default/sl-modem-daemon
sed -i -e 's/""/"--perm=0666"/g' default/sl-modem-daemon


cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/

rm -f /usr/sbin/slmodemd 2> /dev/null
mv -f /usr/sbin/slmodemd_backup /usr/sbin/slmodemd
chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip
/etc/init.d/sl-modem-daemon restart


Agora execute aquele meu script (install-modem_Gnome) como você já deve saber como faz, Não acrescente o liveCD na lista de repositórios e naquela janela com várias opções marcadas desmarque todas a não ser a última opção chamada de Dialup (Dialup configuration for gnome-ppp) que seria a responsável por configurar o discador gnome-ppp conforme suas respostas as perguntas.

Bem isso é uma forma de fazer tudo quase que de forma manual. Veja se assim melhora em algo.

Estou também levando em consideração que vc levou o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz para o liveCD e descompactou ele dentro de /home/ubuntu ok.

Querido, duas dúvidas: o código que você publicou, tem uma parte dele (cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/) que não está em negrito. É pra digitar todo o código junto de uma vez ou a primeira parte em negrito, depois enter e depois a segunda (cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/), enter e depois a última (também em negrito)?

E quando você fala naquele se script (install-modem_Gnome), é aquele mesmo procedimento inicialmente? ou só ir lá na pasta pessoal e dá um duplo clique em install-modem_Gnome?

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #61 Online: 06 de Julho de 2009, 10:16 »

Querido, duas dúvidas: o código que você publicou, tem uma parte dele (cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/) que não está em negrito. É pra digitar todo o código junto de uma vez ou a primeira parte em negrito, depois enter e depois a segunda (cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/), enter e depois a última (também em negrito)?

E quando você fala naquele se script (install-modem_Gnome), é aquele mesmo procedimento inicialmente? ou só ir lá na pasta pessoal e dá um duplo clique em install-modem_Gnome?

Apenas eu esqueci de colocar o negrito, cada comando destes é para fazer uma após o outro, este aí por um acaso é apenas um comando para se entrar (cd) numa determinada pasta (/home/ubuntu/modem-arquivos-v30), portanto faça tudo na seqüencia indicada.

Quando falei no install-modem_Gnome é por que este procedimento inicial (manual) que expliquei antes não faz a configuração do discador gnome-ppp, apenas instala ele, pois certos dados não tem como eu saber e nem posso perguntar aqui, pois são pessoais, então eu digo para você executar o meu script (mesmo procedimento inicialmente que vc já fez) só tendo o cuidado de dizer NÃO a pergunta sobre adicionar o LiveCD na lista de repositórios e de desmarcar todas as opções daquela janela com várias opções marcadas, exceto a última, Dialup (Dialup configuration for gnome-ppp) que seria a responsável por configurar o discador gnome-ppp conforme suas respostas as perguntas.

Será que agora ficou mais claro?

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #62 Online: 06 de Julho de 2009, 10:20 »
É.... fiz tudo, refiz e infelismente nada, ja estou desacreditado já.
O gnome-ppp apenas exibe : "Impossivel abrir o modem".

axo que vou ter que continuar entrando no W$ pra acessar a internet.

valeu!

Bem apenas segui o que informava o script ScanModem que apontava par a direção do driver Smartlink, mas como sei que o driver Conexant também é capaz de ativar alguns modems do tipo HDA, que tal vc fazer esta última tentativa também?

Se quiser tentar, veja este tópico aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52862.0.html

para saber como proceder.

Agora continuo afirmando, não é nada fácil fazer um modem deste tipo funcionar no linux e infelizmente são muito comuns nos notebooks.

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #63 Online: 06 de Julho de 2009, 15:32 »

Querido, duas dúvidas: o código que você publicou, tem uma parte dele (cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/) que não está em negrito. É pra digitar todo o código junto de uma vez ou a primeira parte em negrito, depois enter e depois a segunda (cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/), enter e depois a última (também em negrito)?

E quando você fala naquele se script (install-modem_Gnome), é aquele mesmo procedimento inicialmente? ou só ir lá na pasta pessoal e dá um duplo clique em install-modem_Gnome?

Apenas eu esqueci de colocar o negrito, cada comando destes é para fazer uma após o outro, este aí por um acaso é apenas um comando para se entrar (cd) numa determinada pasta (/home/ubuntu/modem-arquivos-v30), portanto faça tudo na seqüencia indicada.

Quando falei no install-modem_Gnome é por que este procedimento inicial (manual) que expliquei antes não faz a configuração do discador gnome-ppp, apenas instala ele, pois certos dados não tem como eu saber e nem posso perguntar aqui, pois são pessoais, então eu digo para você executar o meu script (mesmo procedimento inicialmente que vc já fez) só tendo o cuidado de dizer NÃO a pergunta sobre adicionar o LiveCD na lista de repositórios e de desmarcar todas as opções daquela janela com várias opções marcadas, exceto a última, Dialup (Dialup configuration for gnome-ppp) que seria a responsável por configurar o discador gnome-ppp conforme suas respostas as perguntas.

Será que agora ficou mais claro?

Sim, ficou. Eu tentei e aparentemente dava certo, mas quando eu ia lá no menu 'Aplicações', 'Internet', o Gnome-ppp não estava lá. Outra coisa que percebi é que quando o terminal executa esse comando mv -f /usr/sbin/slmodemd_backup /usr/sbin/slmodemd ele dá um erro, acho que pode ser isso.

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #64 Online: 06 de Julho de 2009, 16:28 »


Sim, ficou. Eu tentei e aparentemente dava certo, mas quando eu ia lá no menu 'Aplicações', 'Internet', o Gnome-ppp não estava lá. Outra coisa que percebi é que quando o terminal executa esse comando mv -f /usr/sbin/slmodemd_backup /usr/sbin/slmodemd ele dá um erro, acho que pode ser isso.

Desculpe-me, mas esqueci do comando para instalar o discador gnome-ppp (e outras coisas), só havia escrito suas dependências, então vamos lá, vou resumir tudo aqui outra vez:

sudo su

apt-get update
apt-get --assume-yes install make gcc build-essential linux-headers-2.6.28-11-generic

cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30
dpkg -i libasound2-dev_1.0.18-1ubuntu9_i386.deb
dpkg -i libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb
dpkg -i libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb
dpkg -i gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb

cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/ungrab-winmodem-20080126
make
make install

cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/slmodem-2.9.11-20090222
make
make install


cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30/
mv -f /usr/sbin/slmodemd /usr/sbin/slmodemd_backup 2> /dev/null
dpkg -i --force-all sl-modem-daemon_2.9.11~20080817-3ubuntu2_i386.deb
/etc/init.d/sl-modem-daemon stop


rm -f /usr/sbin/slmodemd 2> /dev/null
mv -f /usr/sbin/slmodemd_backup /usr/sbin/slmodemd
chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip
/etc/init.d/sl-modem-daemon restart


Agora execute aquele meu script (install-modem_Gnome) como você já deve saber como faz, Não acrescente o liveCD na lista de repositórios e naquela janela com várias opções marcadas desmarque todas a não ser a última opção chamada de Dialup (Dialup configuration for gnome-ppp) que seria a responsável por configurar o discador gnome-ppp conforme suas respostas as perguntas.

Os passos que eu destaquei em vermelho é porque eu havia me esquecido de colocar no passo a passo que lhe mostrei anteriormente ou tinha um erro no nome de algum pacote. Desculpe-me mais uma vez. Veja o quanto é trabalhoso fazer isso de forma manual e o meu script tenta automatizar tudo isso aí.
« Última modificação: 06 de Julho de 2009, 16:32 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #65 Online: 06 de Julho de 2009, 22:27 »
Infelizmente não deu certo, dá o mesmo erro  :'(

Não sei se pode servir, mas lá no terminal dá esse erro:

Alerta: O diretório pessoal /var/log/slmodemd  que você especificou não pode ser acessado: Arquivo ou diretório inexistente

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #66 Online: 07 de Julho de 2009, 10:05 »
Infelizmente não deu certo, dá o mesmo erro  :'(

Não sei se pode servir, mas lá no terminal dá esse erro:

Alerta: O diretório pessoal /var/log/slmodemd  que você especificou não pode ser acessado: Arquivo ou diretório inexistente

Infelizmente, no seu caso, só instalando o Ubuntu no HD e usando o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz para saber com certeza se seu modem irá funcionar.

As chances são grandes, pois já ajudei muitos usuários com o motorola sm56, mas não é garantido 100% de certeza até por que não depende só da ativação do modem, mas também do provedor que pode dificultar ou não as coisas para quem usa linux. Quando usava discada e o driver Smartlink no linux os provedores Click21, Ibest e iG funcionavam muito bem, já outros nõ sei te afirmar.

Só cabe a você agora, avaliar se o risco vale a pena ou não. Se achar que não vele a pena fique então com o windows.

Offline princess_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #67 Online: 07 de Julho de 2009, 13:26 »
Lilian,ñ desista do Ubuntu! Eu mesma postei aqui falando o qto é desanimador (e é!) essas configurações no linux ainda mais qdo no Windows tudo é tão mais "fácil". Mas agora q deixei meu Ubuntu do jeito que quero,vejo q vale muito a pena. Já instalei o programa de minha iniciação (q ñ roda muitoo bem no Windows,o programa IRAF) sem maiores complicações e o uso por horas a fio sem ter qq tipo de bug tão comum no Windows.

Fora a satisfação de ver resolvido algo que a príncipio vc ñ tinha idéia de como resolver! :D E onde mais vc encontrará pessoas tão solícitas como as desse fórum? Desiste,ñ! Vale a pena. Instala nem q seja para dizer q "tentou mas definitivamente linux ñ é para vc!" :P

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #68 Online: 07 de Julho de 2009, 14:04 »
Infelizmente não deu certo, dá o mesmo erro  :'(

Não sei se pode servir, mas lá no terminal dá esse erro:

Alerta: O diretório pessoal /var/log/slmodemd  que você especificou não pode ser acessado: Arquivo ou diretório inexistente

Infelizmente, no seu caso, só instalando o Ubuntu no HD e usando o pacote modem-arquivos-v30.tar.gz para saber com certeza se seu modem irá funcionar.

As chances são grandes, pois já ajudei muitos usuários com o motorola sm56, mas não é garantido 100% de certeza até por que não depende só da ativação do modem, mas também do provedor que pode dificultar ou não as coisas para quem usa linux. Quando usava discada e o driver Smartlink no linux os provedores Click21, Ibest e iG funcionavam muito bem, já outros nõ sei te afirmar.

Só cabe a você agora, avaliar se o risco vale a pena ou não. Se achar que não vele a pena fique então com o windows.

Vou instalar sim, agora virou questão de honra! rs... só tenho três dúvidas: De vez em quando, o Live CD dava 'pau', toda vez que eu ia digitar no teclado, aparecia uma tela preta com uns nomes brancos, em seguida aparece uma caixa de dialogo escrito algo do tipo como 'erro no saudador' e quando eu clicava em ok, voltava para a tela de logon do Ubuntu. Esse erro poderá ocorrer após a instalação? E quanto aos drivers? o Ubuntu descomplica?

E outra, pergunta besta, o Ubuntu tem como colocar no Ubuntu várias contas de usuário? pergunto, pois lá nas configurações não conseguir achar as contas.

E mais uma, você você já ouviu falar desse comando (sudo pppconfig) pra conectar a internet? vi isso em outro fórum.
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 14:09 por Lilian Dias »

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #69 Online: 07 de Julho de 2009, 14:12 »

Vou instalar sim, agora virou questão de honra! rs... só tenho três dúvidas: De vez em quando, o Live CD dava 'pau', toda vez que eu ia digitar no teclado, aparecia uma tela preta com uns nomes brancos, em seguida aparece uma caixa de dialogo escrito algo do tipo como 'erro no saudador' e quando eu clicava em ok, voltava para a tela de logon do Ubuntu. Esse erro poderá ocorrer após a instalação? E quanto aos drivers? o Ubuntu descomplica?

E outra, pergunta besta, o Ubuntu tem como colocar no Ubuntu várias contas de usuário? pergunto, pois lá nas configurações não conseguir achar as contas.

E mais uma, você você já ouviu falar desse comando (sudo pppconfig) pra conectar a internet? vi isso em outro fórum.

Tenho mais uma tentativa para lhe oferecer para tentar no LiveCD que é o seguinte:

Baixe este pacote compactado de nome slamr-2.6.28-11-generic.tar.gz pelo seu Windows deste link aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/Ubuntu/slamr-2.6.28-11-generic.tar.gz

Depois pelo liveCD do Ubuntu entre na sua partição windows e copie e cole este arquivo baixado para a pasta ubuntu (menu Locais > Pasta pessoal) e lá clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha extrair aqui.

Será criada uma pasta chamada de slamr-2.6.28-11-generic, então abra um terminal (menu Aplicativos > Terminal) e digite:

sudo su

para virar root (o superusuário)

cd /home/ubuntu/slamr-2.6.28-11-generic

para entrar na pasta descompactada slamr-2.6.28-11-generic e depois mais isso:

chmod +x setup

para dar permissão de execução ao script setup e agora:

./setup

para executar o script. Aguarde terminar.

Após ter terminado este procedimento leve para o Ubuntu o meu pacote modem-arquivos-v30.tar.gz e repita o procedimento de colocá-lo na pasta ubuntu (menu Locais > Pasta pessoal), depois clicar  com o botão direito do mouse sobre ele e escolher extrair aqui, depois pelo terminal:

cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30

para entrar na pasta descompactada e depois:

sudo su

dpkg -i libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb
dpkg -i libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb
dpkg -i gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb


para instalar os pacotes do discador gnome-ppp e suas dependências.

Agora execute aquele meu script (install-modem_Gnome) como você já deve saber como faz, Não acrescente o liveCD na lista de repositórios e naquela janela com várias opções marcadas desmarque todas a não ser a última opção chamada de Dialup (Dialup configuration for gnome-ppp) que seria a responsável por configurar o discador gnome-ppp conforme suas respostas as perguntas.

Esta parte final é só para vc configurar o discador gnome-ppp conforme os seus dados pelas perguntas que lhe são feitas pelo meu script.

Feito tudo isso tente usar o discador em Aplicativos > Internet > Gnome PPP

Caso não tenha efeito, abra o termina e digite:

sudo su

/etc/initd.d/sl-modem-daemon stop
chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip
mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


Feito tudo isso tente usar o discador em Aplicativos > Internet > Gnome PPP

Se mesmo assim não tiver efeito ainda, abra o terminal e digite:

sudo su

gnome-ppp &


configure novamente o discador conforme ele estava configurado quando vc o chamou pelo menu Aplicativos > Internet > Gnome PPP e tente a conexão outra vez.



===EDITADO===

o comando sudo pppconfig é um configurador para o discador (em modo terminal), mas para usá-lo também, antes vc tem de instalar o driver que irá comandar seu modem.

No Ubuntu você pode sim criar várias outras contas de usuário, quando instalado no HD, através do comando:

sudo adduser

comando para adicionar novo usuário.

Ou graficamente pelo menu Sistema > Administração > Usuários e grupos
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 14:32 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #70 Online: 07 de Julho de 2009, 15:37 »

Vou instalar sim, agora virou questão de honra! rs... só tenho três dúvidas: De vez em quando, o Live CD dava 'pau', toda vez que eu ia digitar no teclado, aparecia uma tela preta com uns nomes brancos, em seguida aparece uma caixa de dialogo escrito algo do tipo como 'erro no saudador' e quando eu clicava em ok, voltava para a tela de logon do Ubuntu. Esse erro poderá ocorrer após a instalação? E quanto aos drivers? o Ubuntu descomplica?

E outra, pergunta besta, o Ubuntu tem como colocar no Ubuntu várias contas de usuário? pergunto, pois lá nas configurações não conseguir achar as contas.

E mais uma, você você já ouviu falar desse comando (sudo pppconfig) pra conectar a internet? vi isso em outro fórum.

Tenho mais uma tentativa para lhe oferecer para tentar no LiveCD que é o seguinte:

Baixe este pacote compactado de nome slamr-2.6.28-11-generic.tar.gz pelo seu Windows deste link aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/Ubuntu/slamr-2.6.28-11-generic.tar.gz

Depois pelo liveCD do Ubuntu entre na sua partição windows e copie e cole este arquivo baixado para a pasta ubuntu (menu Locais > Pasta pessoal) e lá clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha extrair aqui.

Será criada uma pasta chamada de slamr-2.6.28-11-generic, então abra um terminal (menu Aplicativos > Terminal) e digite:

sudo su

para virar root (o superusuário)

cd /home/ubuntu/slamr-2.6.28-11-generic

para entrar na pasta descompactada slamr-2.6.28-11-generic e depois mais isso:

chmod +x setup

para dar permissão de execução ao script setup e agora:

./setup

para executar o script. Aguarde terminar.

Após ter terminado este procedimento leve para o Ubuntu o meu pacote modem-arquivos-v30.tar.gz e repita o procedimento de colocá-lo na pasta ubuntu (menu Locais > Pasta pessoal), depois clicar  com o botão direito do mouse sobre ele e escolher extrair aqui, depois pelo terminal:

cd /home/ubuntu/modem-arquivos-v30

para entrar na pasta descompactada e depois:

sudo su

dpkg -i libxplc0.3.13_0.3.13-1build1_i386.deb
dpkg -i libwvstreams4.4-base_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i libwvstreams4.4-extras_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i libuniconf4.4_4.4.1-0.2ubuntu2_i386.deb
dpkg -i wvdial_1.60.1+nmu2_i386.deb
dpkg -i gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb


para instalar os pacotes do discador gnome-ppp e suas dependências.

Agora execute aquele meu script (install-modem_Gnome) como você já deve saber como faz, Não acrescente o liveCD na lista de repositórios e naquela janela com várias opções marcadas desmarque todas a não ser a última opção chamada de Dialup (Dialup configuration for gnome-ppp) que seria a responsável por configurar o discador gnome-ppp conforme suas respostas as perguntas.

Esta parte final é só para vc configurar o discador gnome-ppp conforme os seus dados pelas perguntas que lhe são feitas pelo meu script.

Feito tudo isso tente usar o discador em Aplicativos > Internet > Gnome PPP

Caso não tenha efeito, abra o termina e digite:

sudo su

/etc/initd.d/sl-modem-daemon stop
chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip
mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0 &


Feito tudo isso tente usar o discador em Aplicativos > Internet > Gnome PPP

Se mesmo assim não tiver efeito ainda, abra o terminal e digite:

sudo su

gnome-ppp &


configure novamente o discador conforme ele estava configurado quando vc o chamou pelo menu Aplicativos > Internet > Gnome PPP e tente a conexão outra vez.



===EDITADO===

o comando sudo pppconfig é um configurador para o discador (em modo terminal), mas para usá-lo também, antes vc tem de instalar o driver que irá comandar seu modem.

No Ubuntu você pode sim criar várias outras contas de usuário, quando instalado no HD, através do comando:

sudo adduser

comando para adicionar novo usuário.

Ou graficamente pelo menu Sistema > Administração > Usuários e grupos

Eu não consigo dar a permisão para a execução do script, toda vez que digito o comando (chmod +x setup), o terminal me vem com esse erro: bash: /bin/chmod: Erro de entrada/saída
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 15:41 por Lilian Dias »

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #71 Online: 07 de Julho de 2009, 16:12 »


Eu não consigo dar a permisão para a execução do script, toda vez que digito o comando (chmod +x setup), o terminal me vem com esse erro: bash: /bin/chmod: Erro de entrada/saída

Ok, pula este comando: chmod +x setup

e segue na seqüencia dos outros passos, que acho que dá certo, pois o script já deve estar com esta opção, pelo menos é o que já vi aqui.

Lembre-se que vc tem de estar no terminal como root, ou seja, sempre digite sudo su antes. Isso é já mostro no roteiro de comandos que lhe indico.

O símbolo $ no terminal significa que vc está no terminal como usuário normal. Já o símbolo # no terminal indica que vc está como root, portanto se o terminal já estiver com o símbolo # não é preciso digitar outra vez o comando sudo su, somente é preciso executar este comando no terminal caso o símbolo seja esse $ ok.
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 16:19 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #72 Online: 07 de Julho de 2009, 17:07 »
Querido, QUASE deu certo. Tentei com os primeiros códigos e não deu certo, quando eu digitei os segundo (/etc/initd.d/sl-modem-daemon stop, chmod a+x /usr/sbin/pppd...) ele começou a conectar e conectava (aparentemente - já que o som não funciona no ubuntu, deve ser os drivers, não sei, mas me basiei no icone das conexões na barra superior que mudava), mas após isso, a conexão caía imediatamente.

Tentei o terceiro e não deu certo (gnome-ppp &), aliás, até dava, se eu fosse nas configurações e clicasse em 'detectar', ai o Gnome-ppp detectava meu modem, mas quando eu clicava em 'conectar' aparecia um texto diferente: em vez de 'conectando' aparecia 'enviando senha' e ficava uma eternidade isso, nunca conectava, se eu fechasse e abrisse de novo o gnome-ppp ai voltava o mesmo erro: 'não foi possível abrir o modem'.

alarcon

  • Visitante
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #73 Online: 07 de Julho de 2009, 17:16 »
Querido, QUASE deu certo. Tentei com os primeiros códigos e não deu certo, quando eu digitei os segundo (/etc/initd.d/sl-modem-daemon stop, chmod a+x /usr/sbin/pppd...) ele começou a conectar e conectava (aparentemente - já que o som não funciona no ubuntu, deve ser os drivers, não sei, mas me basiei no icone das conexões na barra superior que mudava), mas após isso, a conexão caía imediatamente.

Tentei o terceiro e não deu certo (gnome-ppp &), aliás, até dava, se eu fosse nas configurações e clicasse em 'detectar', ai o Gnome-ppp detectava meu modem, mas quando eu clicava em 'conectar' aparecia um texto diferente: em vez de 'conectando' aparecia 'enviando senha' e ficava uma eternidade isso, nunca conectava, se eu fechasse e abrisse de novo o gnome-ppp ai voltava o mesmo erro: 'não foi possível abrir o modem'.

Isso por si só já é um grande indício de que seu modem provavelmente tem suporte no Ubuntu pelo driver smartlink e com o Ubuntu instalado no HD as chances dele funcionar são muito grandes.

O seu grande problema em liveCD é que estes comandos aqui:

chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip

precisam que vc reinicie o PC e num liveCD isso não é possível, pois tudo que fez antes de reiniciar irá se perder.

Não lembro agora se vc clicar no ícone no canto superior direito para sair, se lá é oferecido alguma opção tipo assim, Sair... que siginifica que voltaria para a tela de login e senha, que no caso do livecd bastaria dar ENTER para voltar para a parte gráfica, então não sei se apenas com este tipo de inicialização já seria suficientes para os comandos:

chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip

fazerem sua parte que tem haver com permissões.


===EDITADO===

Como vc obteve esta sua cópia do Ubuntu?

Foi pedindo o CD ou baixou a ISO (imagem de um CD) da internet e depois colocou num CD?
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 17:27 por alarcon »

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: internet discada no ubuntu 9.04
« Resposta #74 Online: 07 de Julho de 2009, 17:30 »
Querido, QUASE deu certo. Tentei com os primeiros códigos e não deu certo, quando eu digitei os segundo (/etc/initd.d/sl-modem-daemon stop, chmod a+x /usr/sbin/pppd...) ele começou a conectar e conectava (aparentemente - já que o som não funciona no ubuntu, deve ser os drivers, não sei, mas me basiei no icone das conexões na barra superior que mudava), mas após isso, a conexão caía imediatamente.

Tentei o terceiro e não deu certo (gnome-ppp &), aliás, até dava, se eu fosse nas configurações e clicasse em 'detectar', ai o Gnome-ppp detectava meu modem, mas quando eu clicava em 'conectar' aparecia um texto diferente: em vez de 'conectando' aparecia 'enviando senha' e ficava uma eternidade isso, nunca conectava, se eu fechasse e abrisse de novo o gnome-ppp ai voltava o mesmo erro: 'não foi possível abrir o modem'.

Isso por si só já é um grande indício de que seu modem provavelmente tem suporte no Ubuntu pelo driver smartlink e com o Ubuntu instalado no HD as chances dele funcionar são muito grandes.

O seu grande problema em liveCD é que estes comandos aqui:

chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip

precisam que vc reinicie o PC e num liveCD isso não é possível, pois tudo que fez antes de reiniciar irá se perder.

Não lembro agora se vc clicar no ícone no canto superior direito para sair, se lá é oferecido alguma opção tipo assim, Sair... que siginifica que voltaria para a tela de login e senha, que no caso do livecd bastaria dar ENTER para voltar para a parte gráfica, então não sei se apenas com este tipo de inicialização já seria suficientes para os comandos:

chmod a+x /usr/sbin/pppd
gpasswd -a ubuntu dip

fazerem sua parte que tem haver com permissões.


===EDITADO===

Como vc obteve esta sua cópia do Ubuntu?

Foi pedindo o CD ou baixou a ISO (imagem de um CD) da internet e depois colocou num CD?

Querido, eu não entendi nada do que você disse sobre aqueles comandos, "sair".. etc.. simplifique, por favor..  ;)
Pedi pela internet ai o cd veio pelos correios.