Autor Tópico: Escanear documentos em pdf  (Lida 16869 vezes)

Offline Carlos Ivan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
Escanear documentos em pdf
« Online: 08 de Julho de 2009, 19:34 »
Ao utilizar o aplicativo GSCAN2PDF ou o XSANE fica o documento escaneado com o fundo azul claro.

Não vi nada relacionado a uma solução. Alguém que use esses aplicativos poderia explicar as razões? ou até indicar a solução?

No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2009, 23:09 »
Tente uma alternativa:
Abra o pdf pelo GIMP, mude o padrão de cor p/ p&b (tons de cinza) e salve em tiff
Ai tente importar esse novo arquivo p/ o OCR do Xsane.

Nunca tentei isso aqui no Linux, mas p/ ter boa execução de OCR o documento precisa estar em p&b ou tons de cinza - o que se obtém em qualquer programa de tratamento de imagem.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Carlos Ivan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2009, 00:25 »
O documento que estou escaneando em pdf é texto com fontes pretas.

Meu trabalho agora exige que todos os documentos sejam escaneados e enviados via net.

Como vou escanear 40 ou 50 documentos por dia e todos com fundo azul?

Para tratar a imagem no Gimp vai ser muito trabalhoso.

Tá difícil. Se não houver solução terei que usar o winxp para isso, e por lá o documento fica como se fosse o original.

Eu não desejo usar mais o winxp, estou a mais de 1 ano no Linux e usei o winxp 9 vezes.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2009, 08:47 »
Carlos, como disse nunca trabalhei c/ OCR no Linux, somente fiz uns testes.
Vendo esse teu problema, me lembrei do ImageMagick - é um programa de linha de comando poderoso.
Veja um poco sobre ele - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31706.msg187573.html#msg187573 - e aproveite e pesquise se ele pode processar em lote conversão de modos da imagem, tipo tons de cinza, rgb....
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2009, 09:04 »
Olá,

Talvez eu esteja sendo inconseqüente, mas não seria possível enviar os documentos em PDF mesmo?

É uma forma segura e eficiente de transmitir documentos.

Escanear PDF é meio que um contra-senso.

Flavio

Offline Carlos Ivan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2009, 09:32 »
Flatac,

Voce não entendeu.

Tenho documentos em papel e preciso escaneá-los em pdf (múltiplas páginas) para envio por e-mail a determinadas pessoas.

Escanear em múltiplas páginas não é problema com o gscan2pdf. O problema é que o documento escaneado fica com um fundo azul onde está o texto. Mesmo usando uma resolução mais alta permanece o problema.

Tenho um a HP F4180 e funciona bem no windows, ficando os documentos bem limpos. Dessa forma não consigo migrar 100% para o Ubuntu.

Não conheço outro aplicativo diferente do gscan2pdf para testar. Voce conhece algum outro?
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:23 »
Olá

Desculpe não ter entendido.

Infelizmente não conheço outra alternativa

Flavio

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:40 »

Tenho documentos em papel e preciso escaneá-los em pdf (múltiplas páginas) para envio por e-mail a determinadas pessoas.


Experimente instalar o pacote pdfprinter

Escaneie com o xsane escolhendo tons de cinza e mande imprimir em pdf via pdfprinter

Pode ser que o fundo azul saia.

[],s

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2009, 23:52 »
precisei também fazer pdf com folhas múltiplas  e gscan2pdf no resolveu,, achei muito complicado e pesado.. fiz direto no openoffice Draw, escanei e depois exportei para PDF ficou ótimo... não sei o que vc esta fazendo,, mais se for um PDF com paginas e figuras o OpenOffice faz o trabalho....

Offline Carlos Ivan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2009, 17:33 »
lueneberg,

Semanalmente recebo documentos em papel, de 100 a 200 folhas, e preciso transformá-los em arquivo pdf para enviar aos devidos escritórios atráves da net. Cada documento que preciso criar se refere a diversas folhas (documento com múltiplas páginas). Não são documentos digitados por mim.

Também não tenho tempo para ficar usando de 3 a 4 programas para resolver a situação.

Procurei em muitos foruns mas não encontro outro programa que faça o serviço do gscan2pdf.

Assim passo 90% do meu tempo de trabalho no windows por conta disso.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Escanear documentos em pdf
« Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2009, 17:08 »
lueneberg,

Semanalmente recebo documentos em papel, de 100 a 200 folhas, e preciso transformá-los em arquivo pdf para enviar aos devidos escritórios atráves da net. Cada documento que preciso criar se refere a diversas folhas (documento com múltiplas páginas). Não são documentos digitados por mim.

Também não tenho tempo para ficar usando de 3 a 4 programas para resolver a situação.

Procurei em muitos foruns mas não encontro outro programa que faça o serviço do gscan2pdf.

Assim passo 90% do meu tempo de trabalho no windows por conta disso.

eu acho que o Openoffice draw ia resolver.. pois vc ia digitalizar e e inserir varias paginas e depois no final usar a opção exportar PDF, o trabalho de scanear seria direto no openoffice, a vantagem do gscan2pdf seria selecionar docs ja digitalizados para formar o pdf,, mais fica a dica do openoffice draw