Autor Tópico: Ubuntu que se auto corrompe [resolvido]  (Lida 6656 vezes)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Ubuntu que se auto corrompe [resolvido]
« Online: 10 de Julho de 2009, 15:31 »
Olá pessoal, tudo bem?

Desde que instalei o meu Ubuntu 9.04 não parei mais de ter dores de cabeça.
Eu sei que ele é excelente, principalmente na segurança, mas estou achando que isso tudo não é para mim.  :(

Esse Terminal é traumatizante para quem não tem conhecimento técnico.
Imaginei que um SO que investe tanto em usabilidade, não obrigaria um usuário comum a ter que aprender programação até mesmo para colocar um atalho no desktop.


Meu pc ficava travando muito e eu preferi formatar a ter que encará-lo de novo.
A primeira coisa que fiz após terminar a formatação foi usar o Gerenciador de Atualizações.
Aceitei todas as sugestões e o sistema simplesmente se auto corrompeuuu!!!!  >:(

Formatei novamenteee!!!
(num outro dia)

Assim como antes, fui direto para as atualizações.
Advinham o que aconteceuuuu???

Essa é a terceira vez que formato e já nem sei se vale a pena atualizar de novo.  :(

Uma outra coisa que venho notando é que o pc esquenta mais do que quando uso meu Windows.
Isso não é na formatação e nem na atualização.
sempre aconteceu!!!

O que será que acontece??
Alguma alma bondosa poderia me dar algum conselho??

« Última modificação: 15 de Julho de 2009, 17:38 por rcn »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2009, 16:43 »
Olá pessoal, tudo bem?

Desde que instalei o meu Ubuntu 9.04 não parei mais de ter dores de cabeça.
Eu sei que ele é excelente, principalmente na segurança, mas estou achando que isso tudo não é para mim.  :(

Esse Terminal é traumatizante para quem não tem conhecimento técnico.
Imaginei que um SO que investe tanto em usabilidade, não obrigaria um usuário comum a ter que aprender programação até mesmo para colocar um atalho no desktop.

Caro usuário o terminal é apenas um apoio, e todos os novatos que são aconselhados a executar algo no terminal normalmente necessitam apenas copiar e colar, já que os comandos são passados completos.

Citar
Meu pc ficava travando muito e eu preferi formatar a ter que encará-lo de novo.
A primeira coisa que fiz após terminar a formatação foi usar o Gerenciador de Atualizações.
Aceitei todas as sugestões e o sistema SIMPLESMENTE se auto corrompeuuu!!!!  >:(

FORMATEI NOVAMENTEEEE!!!
(num outro dia)

Assim como antes, fui direto para as atualizações.
Advinham o que aconteceuuuu???

Essa é a terceira vez que formato e já nem sei se vale a pena atualizar de novo.  :(

Bem, formatar o sistema para corrigir um erro é coisa de usuário windows, aqui o ideal é reparar, afinal ficar fazendo sempre a mesma coisa muito provavelmente vai continuar tendo o mesmo erro.

O ideal é achar o problema, corrigí-lo, ou indicar exatamente o que você deve, ou não deve fazer.

Citar
Uma outra coisa que venho notando é que o pc esquenta mais do que quando uso meu Windows.
Isso NÃO é na formatação e NEM na atualização.
SEMPRE aconteceu!!!

O que será que acontece??
Alguma alma bondosa poderia me dar algum conselho??



É impossível ajudá-lo sem detalhes... seu email trouxe apenas reclamações, mas detalhes que são bons nada.

Indique qual é exatamente o erro. E o que você faz para que ele aconteça.

Indique qual é a versão exata do seu Ubuntu. É 32 bits? É 64 bits?

Indique a configuração do seu PC.

Por fim evite usar textos/palavras em caixa alta (todo em maiúsculo) pois é vetado pelas Regras de Utilização do Fórum.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2009, 18:52 »
É impossível ajudá-lo sem detalhes... seu email trouxe apenas reclamações, mas detalhes que são bons nada.
Indique qual é exatamente o erro. E o que você faz para que ele aconteça.
Indique qual é a versão exata do seu Ubuntu. É 32 bits? É 64 bits?
Indique a configuração do seu PC.

Não coloquei detalhes por achar que o tópico já estava muito grande.

Mas irei atualizar novamente o meu Ubuntu e colher o maior número de detalhes.
Por falar nisso, conhece alguma alternativa ao Everest para Línux?
Senão eu crio o relatório entrando pelo Windows mesmo.

Quais informações são necessárias?
Lembro que uma vez eu vi um relatório gigante sobre o meu pc.
Muita coisa será desnecessária aqui.

Por fim evite usar textos/palavras em caixa alta (todo em maiúsculo) pois é vetado pelas Regras de Utilização do Fórum.

Me perdoe pela falha. Eu tinha esquecido desse detalhe, mas não pretendo causar bagunça no fórum.
Já corrigi o erro.


Abraço e obrigado pela ajuda


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2009, 19:01 »
Não coloquei detalhes por achar que o tópico já estava muito grande.

Pois é, mas deixou logo o essencial de fora, ainda mais por ser um pedido de suporte.

Citar
Mas irei atualizar novamente o meu Ubuntu e colher o maior número de detalhes.
Por falar nisso, conhece alguma alternativa ao Everest para Línux?
Senão eu crio o relatório entrando pelo Windows mesmo.

Olha só eu não me recordo aqui, mas dá uma pesquisada aqui no fórum que você acha.

Citar
Quais informações são necessárias?
Lembro que uma vez eu vi um relatório gigante sobre o meu pc.
Muita coisa será desnecessária aqui.

Não precisa de muito, é bom o processador, memória, qual a placa mãe, placa de vídeo... mas depende muito mesmo é de qual é o problema, mas se for o caso a gente pede mais informação.

Citar
Me perdoe pela falha. Eu tinha esquecido desse detalhe, mas não pretendo causar bagunça no fórum.
Já corrigi o erro.


Abraço e obrigado pela ajuda



Não esquente, a gente tá aqui é para ajudar mesmo. Espero que você consiga resolver.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Lunik

  • Visitante
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2009, 20:02 »
Por falar nisso, conhece alguma alternativa ao Everest para Línux?
Senão eu crio o relatório entrando pelo Windows mesmo.

Existe um chamado hardinfo
E outro chamado lshw-gtk

Os dois estão no synaptic.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2009, 12:39 »

Existe um chamado hardinfo
E outro chamado lshw-gtk

Os dois estão no synaptic.

Ótima dica essa!!
O problema é que instalei o Hardinfo e não estou achando na lista de programas instalados.
Onde será que ele se escondeu?? rsrs ;D

Link que usei para download (versão mais atual): http://www.getdeb.net/app/Hardinfo

Acabei instalando novamente as atualizações, para ver o que dava. Já que o pessoal do fórum ajuda bastante, então se desse algum problema iria ver por aqui mesmo.

Achei muito estranho o fato de não acontecerem as mesmas coisas que ocorreram antes.
O pc ficava um bom tempo instalando uma atualização que eu não tinha anotado qual era, porém, tinha "header" no nome e dizia alguma coisa referente ao kernel Linux. Era nesse que ficava um tempão e nada saia do lugar.

Dessa vez isso não ocorreu! Acho isso muito injusto por parte do Ubuntu, pois eu não teria que ficar com uma caneta, papel, e preparado para dar um print na tela e enviar ao pessoal do fórum onde, aliás, eu nem teria me exposto.... rsrs ...  ;D

Mas o fato é que ainda tenho uma pulga atrás da orelha.
Talvez pelo Firefox e o Pidgin que fecharam abruptamente.
Não deram a menor satisfação!!

Sempre tive um problema parecido. Só que os programas (qualquer um) travavam e quase nada mais era possivel fazer nos outros. Eu simplesmente dava tempo para que eles pudessem "voltar a responder", o que não acontecia.
Tentava desligar da forma correta, mas o pc ficava mais de 20 minutos e nada. Até que chegava ao ponto de ter que enfiar o dedão no reset.

As condições para isso tudo acontecer era simplesmente ficar mais de 30 minutos em frente ao pc e ter várias abas do Firefox abertas. Mas no rWindows eu sempre fiz isso e raramente tive algum problema. Não sei se isso tem alguma relação com a temperatura do pc, pois ele esquenta bem mais do que quando uso a partição do XP SP3.   :-[

Será que espero mais um tempo para ver se esses problemas voltam a aparecer ou já tento me prevenir?  ???
Estou um tanto indeciso. O meu medo é o pc me deixar na mão num momento importante e eu perder trabalho.


De qualquer forma, irei colocar alguns dados do meu pc que achei num bloco de notas que eu havia feito com o Everest a algum tempo atrás. Coloquei alguns dados retirados do SISTEMA>PREFERÊNCIAS> INFORMAÇÕES E TESTES DO SISTEMA, já que não localizei o bem falado Hardinfo que acabei de instalar.

Version-
Kernel:     Linux 2.6.28-13-generic (i686)
Compiled:     #45-Ubuntu SMP Tue Jun 30 19:49:51 UTC 2009
C Library:     GNU C Library version 2.9 (stable)
Default C Compiler:     GNU C Compiler version 4.3.3 (Ubuntu 4.3.3-5ubuntu4)
Distribution:     Ubuntu 9.04
Tipo de processador:     AMD Sempron, 1500 MHz (9 x 167) 2200+
 Cache Size: 256kb
 Frequency:1499,00MHz
Nome da Placa Mãe:     PCChips M863G v5  (2 PCI, 1 AGP, 1 CNR, 2 DDR DIMM, Audio, Video)
Propriedades da Placa Mãe:
Fabricante:     ECS
Produto:     M863
Versão:     1.0
Monitor:
Adaptador gráfico:     SiS 651_661FX_741_760_760GX_M661FX_M661MX_M741_M760_M760GX  (32 MB)
Acelerador 3D:     SiS 330 Mirage IGP
Monitor:     LG 500G  [15" CRT]  (140116843009)
Multimídia:
Adaptador de som:     C-Media CMI9739A/9761 @ SiS 7012 Audio Device


Abraço
« Última modificação: 11 de Julho de 2009, 12:47 por rcn »

alarcon

  • Visitante
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2009, 13:16 »
Citar
O problema é que instalei o Hardinfo e não estou achando na lista de programas instalados.
Onde será que ele se escondeu?? rsrs Sem Graça

Alguns programas instalados requerem que vc reinicialize a interface gráfica para apresentar algo nos Menus, mas você já tentou procurar no menu Sistema> Administração ou no menu Sistema > Preferências ou mais ainda teclar Alt+F2 e na janela de execução digitar hardinfo para chamar o programa?


Uma forma simples (resumida) de vc saber o seu equipamento pelo linux é abrir um terminal e digitar os comandos:

lspci (que significa listar todos os componentes PCI presentes no seu computador)

e

lsusb (que significa listar todos os componentes USB presentes no seu computador

esses comandos tem mais opções e para saber mais sobre eles, no terminal seria assim:

man lspci

e

man lsusb

vão ser abertos os manuais dos comandos em questão.
« Última modificação: 11 de Julho de 2009, 13:24 por alarcon »

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2009, 11:53 »
Oxee!!! Essa eu não entendi: esse Hardinfo é o mesmo menu Sistema > Preferências > Informações e Testes do Sistema. Imaginei que iria aparecer como Hardinfo (nome do soft). Ou seja, utilizei sim o programa sugerido!  ;D

Caro usuário o terminal é apenas um apoio, e todos os novatos que são aconselhados a executar algo no terminal normalmente necessitam apenas copiar e colar, já que os comandos são passados completos.
(...)
Bem, formatar o sistema para corrigir um erro é coisa de usuário windows, aqui o ideal é reparar, afinal ficar fazendo sempre a mesma coisa muito provavelmente vai continuar tendo o mesmo erro.

O ideal é achar o problema, corrigí-lo, ou indicar exatamente o que você deve, ou não deve fazer.

Acho meio estranho dizer que o terminal é apenas um apoio, pois todos os problemas que vi até agora de outros usuários foram resolvidos por linhas de comandos, o que me pareceu um tanto sem alternativas. Mas você tem toda a razão em dizer que as linhas já são entregues prontas. Talvez a minha dificuldade seja a mesma de uma pessoa que nunca precisou usar nada disso, porém, num ambiente todo problemático como é o Janelas.

De uma coisa eu estou certo: se a grande maioria dos nerds usam Linux, então muita coisa excepcional tem aqui e eu não posso deixar passar em branco!!!  :P
Espero conseguir pegar o "espirito ubuntista" o mais rápido possível. (hehehe)

Por falar nisso, o que seria melhor para um iniciante: GUIA FOCA ou GDH?

Como em várias ocasiões alguns programas travaram ou então fecharam sem dar a menor satisfação, então deve ter algum "relatório" disso escondido em algum lugar. Alguém sabe me dizer qual é?

Já que necessito personalizar o meu Ubuntu com alguns softwares e sou totalmente novato nisso tudo aqui, que tipo de extensões eu corro menos riscos de pegá-las corrompidas ou então corromper o meu SO?
Parece que assim eu poderia evitar alguns problemas, pois pelo visto, existem dependências.

Estou praticamente fechando o tópico por causa da peça que o Ubuntu me pregou, que foi não me "obrigar" a formatar pela 4·ª vez por conta de atualizações corrompidas ou que se corromperam por algum motivo desconhecido sem eu ter feito absolutamente nada de diferente das outras tentativas, a não ser ter uma caneta, um papel e olhos atentos para dar um print na tela para enviar ao pessoal da comunidade. Que coisa, né?? (rsrs)  ;D

Porém, se antes disso alguém puder me ajudar nessas outras dúvidas, agradecerei muito.


Abraço
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 23:08 por rcn »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2009, 12:38 »
Dou como sugestão usar o sistema SEM atualizar, vá instalando os seus programas aos poucos para ver se algum deles está ferrando com o sistema. Mas eu apostaria em algum tipo de incompatibilidade entre a bios dessa placa-mãe e o sistema em si. Ou problema na formatação/criação das partições para a instalação do Ubuntu e, por fim, problema de memória, mas aí acho que não pq o Windows deveria ser mais afetado, coisa que não parece acontecer.
Pode parecer uma solução demorada, mas é assim que a gente aprende a se virar... Ou economiza a visita de um "técnu" que vai lhe dizer pra reinstalar o sistema ou - o mais provável - instala o Windows, hehehe...

Outra coisa, baixa de novo a imagem do Ubuntu e, no caso de reinstalar, use esse novo cd, nunca se sabe...
« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 12:40 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2009, 13:46 »
Dou como sugestão usar o sistema SEM atualizar, vá instalando os seus programas aos poucos para ver se algum deles está ferrando com o sistema. Mas eu apostaria em algum tipo de incompatibilidade entre a bios dessa placa-mãe e o sistema em si.

Agora eu já instalei as atualizações. Será que poderia mesmo ser alguma incompatibilidade entre a minha BIOS e o Ubuntu?
Mas, nesse caso, será que eu iria conseguir instalar o SO?
Não entendo nada disso.  :-[

Placa Mãe:
  • Nome:  PCChips M863G v5  (2 PCI, 1 AGP, 1 CNR, 2 DDR DIMM, Audio, Video)
  • Fabricante:  ECS
  • Produto:  M863
  • Versão: 1.0
BIOS
  • Vendedor: American Megatrends Inc.
  • Versão:  080010
  • Data da versão: 01/25/2005
  • Tamanho:  256 KB

Ou problema na formatação/criação das partições para a instalação do Ubuntu e, por fim, problema de memória, mas aí acho que não pq o Windows deveria ser mais afetado, coisa que não parece acontecer.
(...)
Outra coisa, baixa de novo a imagem do Ubuntu e, no caso de reinstalar, use esse novo cd, nunca se sabe...

O cd eu creio que não é o problema, pois conferi o md5sum dele e está correto.
Mas você me fez pensar numa coisa: a memória!!
Sabe por que estou dizendo isso?
Por que já tive alguns problemas com a "tela azul" no meu Windows.

Embora isso não venha ocorrendo mais com tanta frequência, poderia ser a causa do meu problema aqui no Linux?
Como faço para descobrir se a minha RAM ou mesmo o HD está rodando direitinho? ;D

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2009, 16:42 »
No caso da atualização, vc deve estar usando o kernel 2.6.28.3 (o 'original' do 9.04 é o 2.6.28.2), então se ficar travando, vc no boot ainda tem a opção de usar o kernel mais velho, experimente isso se der defeito de novo. Se o menu do boot não aparecer (tem uma contagem de 3, 2, 1 pra dar boot), aperte ESC e vc vai ver o menu de boot e, com certeza, as entradas para o kernel mais velho (tanto o modo normal qto o modo de recuperação). Então use o kernel mais velho e veja se dá o defeito.

Eu digo que pode ser memória pq a peça mais pentelha num micro é a memória, ela é uma das peças que não tem um mísero dissipador e costuma esquentar bastante. Tem uns modelos da Kingston que possuem pelo menos o dissipador e é o modelo que eu uso nas minhas montagens de máquinas, é mais cara mas não tem dor de cabeça. Experimente, se vc tiver mais de um pente na máquina, alternar o uso dos pentes para ver se dá defeito, ou seja, tira um pente, usa-usa-usa e, se der defeito, troca pelo outro pente, até de slot de memória também.

No caso do Windows, tente ver qual é a msg que aparece (se ele estiver reiniciando sem dar para ler o que está escrito, vá no painel de controle/sistema/desempenho e procura por lá algo para desmarcar como Reiniciar Automaticamente) e poste aqui, com a msg que ele dá é quase 100% de chances de descobrir o que é.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2009, 17:21 »
Eu digo que pode ser memória pq a peça mais pentelha num micro é a memória, ela é uma das peças que não tem um mísero dissipador e costuma esquentar bastante. (...) Experimente, se vc tiver mais de um pente na máquina, alternar o uso dos pentes para ver se dá defeito, ou seja, tira um pente, usa-usa-usa e, se der defeito, troca pelo outro pente, até de slot de memória também.

Não existe outra forma de testar a memória?
A questão é que meu pc vira uma verdadeira tartaruga se eu tirar um dos pentes.

Andei pensando numa questão aqui: eu uso um pente de 512 e outro de 128 MB. O fato de serem de capacidades diferentes, atrapalha em algum sentido?

Conforme disse logo no início do tópico, notei que o pc esquenta um pouco mais que no Windows (nesse momento é só um pouco mais e não muito como era antes).

Buscando um pouco na minha memória, lembrei das últimas vezes (e que já fazem bastante tempo) que o outro SO deu "tela azul", e o pc realmente estava um pouco (ou muito) mais quente.
Talvez isso tenha relação direta com as atualizações desse meu Ubuntu. Nesse caso, não seria o SO que se auto corrompe e sim defeito de hardware.


No caso do Windows, tente ver qual é a msg que aparece (se ele estiver reiniciando sem dar para ler o que está escrito, vá no painel de controle/sistema/desempenho e procura por lá algo para desmarcar como Reiniciar Automaticamente) e poste aqui, com a msg que ele dá é quase 100% de chances de descobrir o que é.

Essa dica seria apenas para a próxima vez que ele (Windows) reiniciar sozinho, né?
Então, lembrando um detalhe: demora para isso acontecer!  :-\
O pc deve salvar algum log dos erros, mas tem mais outro detalhe: eu uso o C Cleaner juntamente com o Internet Privacy Keeper, ambos automatizados para limpar rastros de usos e também por questão de velocidade do micro. Não duvido nem um pouco que eles limparam tudo isso!  ;D

Não sei se existe outro caminho, mas estou pensando em procurar algum soft de teste para a minha memória RAM.
Seria legal se já testasse outros componentes também.
Conhece algum eficiente e de fácil manuseio?

« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 17:33 por rcn »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2009, 10:58 »
Sinceramente, se vc tiver como, compre outro pente de 512MB do mesmo tipo dessa de 512MB que vc tem na máquina (qdo digo do mesmo tipo, é se é ddr ou ddr2, com chips de um lado ou dos dois lados do pente e mesmo tempo de acesso), tire as suas duas outras (a de 128 e a de 512) e use essa nova no lugar; se tudo funcionar na boa, junte o outro pente de 512MB e veja, se der zebra mantenha a nova e coloque o outro pente de 128MB. Se só funcionar direito com o pente novo, das duas uma: ou os pentes velhos estão ruins ou não estão se "entendendo " com a placa-mãe; se não funcionar com nenhuma das memórias (nem com a nova), é a placa-mãe.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Ubuntu que se auto corrompe
« Resposta #13 Online: 15 de Julho de 2009, 17:37 »
Estou fechando esse tópico.

Estou quase mudando de opinião a respeito das atualizações do meu Ubuntu.
Realmente, existe essa possibilidade de ser algum problema de hardware, provavelmente a RAM, no momento das atualizações.
Assim, seria totalmente injusto culpar o SO.

Irei esperar um tempo e observar o comportamento do meu pc.

Agradeço a todos os que participaram e aproveito pra dizer que não tem como deixar de usar um SO que tem um suporte técnico tão bom como esse fórum!!  ;D


Abraço