Autor Tópico: regras de mais... vamos migrar para outro fórum  (Lida 27281 vezes)

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #15 Online: 12 de Julho de 2009, 20:24 »
Só para constar, o forum conta com membro oficial do ubuntu então no caso não tinha nem porque mandar o email para o povo da cononical eles confiam tanto no nosso trabalho aqui que me tornei membro oficial. ahh aprovado pelo próprio mark. Tu devia conhecer mais sobre o forum e quem frequenta ele. Evita perder tempo com bobeiras.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2009, 21:09 »
eu nunca li as regras, e que eu me lembre nunca fui advertido por quebrar essas regras, acho que uma mente consciente em uma comunidade não tem que estar se deixando levar por tópicos tolos como esse, só escrevi aqui como forma de desabafo, na minha opinião ja teria sido trancado e movido pra quarentena.

Joseph eu sou contra trancar tópicos assim.

Críticas se bem levadas e sem desrespeito não causam problemas, e no máximo trazem benefícios a comunidade.

Foi com discussões saudáveis que muito coisa por aqui mudou, como exemplo posso citar os "UP's" que se até pouco tempo atrás causava o trancamento do tópico inteiro, hoje já não é assim, trancando-se apenas a mensagem irregular (claro que na primeira incidência). Mas só temos que levar em consideração que a discussão deve ser feita sempre pensada em relação a comunidade como um todo, e não apenas pensando-se em um indivíduo.

Durante a discussão, que ocorreu basicamente por MP, cheguei a falar que as regras aqui são para todos, e nenhum moderador/administrador é poupado. Lembro-me de quando passei a moderador tivemos que rever (boa parte da equipe) nossos avatares, já tivemos moderadores com tópicos trancados e etc.

[]'s a todos amigos!

Cristiano

entendi cristiano, mas como falei, é só minha opinião, lógico que um mod/admin do fórum tem que ter bom senso pra avaliar cada post, abraço.

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2009, 21:11 »
Foi com discussões saudáveis que muito coisa por aqui mudou, como exemplo posso citar os "UP's" que se até pouco tempo atrás causava o trancamento do tópico inteiro, hoje já não é assim, trancando-se apenas a mensagem irregular (claro que na primeira incidência). Mas só temos que levar em consideração que a discussão deve ser feita sempre pensada em relação a comunidade como um todo, e não apenas pensando-se em um indivíduo.

Boa noite,

Sinceramente, concordo com a preservação das regras do fórum - sejam as que versam sobre as duplicidades de tópicos, sejam as que prezam pela grafia e tipografia. Já houve para mim, por exemplo, uma ou duas oportunidades em que o clcampos me chamou a atenção, ou por ter feito "up", ou por ter escrito em caixa alta. Francamente? Acho que ele fez muito bem.

No primeiro caso, porque não é insistindo em obter uma resposta a qualquer custo que se consegue a solução. Muitas vezes, veja só, ninguém tem uma resposta para a sua dúvida! E ficar dando "up" no tópico não vai fazer com que, miraculosamente, uma luzinha acenda sobre a cabeça daqueles que antes não sabiam como lhe auxiliar, fora o fato de prejudicar a solução de problemas de outros usuários - já que a intenção desse recurso é justamente a de colocar o seu problema particular em destaque novamente (e a frente dos últimos tópicos postados). Sobre o segundo caso, a caixa alta, não há como negar: é sim, ofensivo; isso é uma convenção da internet há certo tempo, de que caixa alta é a representação do grito. Se houvesse alguma discussão não saudável nesse tópico por exemplo, as pessoas xingariam o autor ASSIM! E se a convenção não agrada a todos... Bom, eu tenho uma série de ascendências na minha família, uma delas italiana, e dizem que os italianos falam gritando... Algumas pessoas se sentem ofendidas ou, pelo menos, agredidas com isso. Outras, não. Mas é uma questão um tanto subjetiva e acho que essa subjetividade, inclusive, já ficou bem exposta em outros comentários. De qualquer maneira, as regras do fórum se aplicam a todos e são estabelecidas de acordo com a preferência da maioria. Isso não quer dizer que elas sejam absolutamente intocáveis ou que sejam ideais de perfeição (se é que isso existe...), mas que essas regras são aplicadas para um uso civilizado desse recurso ao qual a comunidade Ubuntu lança mão: o fórum de discussões. Quanto à grafia e tipografia: acho que não há como eregir qualquer argumentação contra isso, visto que o próprio autor fez a reclamação de uma maneira inteligível e mantendo a integridade visual que o fórum propõe. Convenhamos, é possivelmente mais eficaz ler um texto que seja compreensível por todos os lusófonos e não daltônicos...

O fato do autor do tópico intentar em criar um novo fórum não só é viável como louvável. Talvez, eu mesmo participe de tal comunidade. Mas é provável que depois de um certo tempo vivendo em anarquia, seja difícil encontrar as soluções lá, nesta futura sociedade alternativa, já que tópicos duplicados serão lugar comum e que os ambientes gráficos, scripts e kernel serão, provavelmente, interpretados como "bagulhinhos", "trocinhos" e "coisinhas", o que dificultará, um pouco, a definição de nomenclaturas para casos mais específicos.

De mais a mais, não mando o autor do tópico longe, porque isso iria contra as regras do fórum e criaria um ambiente hostil. Além de deixá-lo ofendidinho...
« Última modificação: 12 de Julho de 2009, 21:14 por GuidjeLeGamba »


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #18 Online: 12 de Julho de 2009, 21:32 »
...

O fato do autor do tópico intentar em criar um novo fórum não só é viável como louvável. Talvez, eu mesmo participe de tal comunidade. Mas é provável que depois de um certo tempo vivendo em anarquia, seja difícil encontrar as soluções lá, nesta futura sociedade alternativa, já que tópicos duplicados serão lugar comum e que os ambientes gráficos, scripts e kernel serão, provavelmente, interpretados como "bagulhinhos", "trocinhos" e "coisinhas", o que dificultará, um pouco, a definição de nomenclaturas para casos mais específicos.

...

Não querendo discutir as intenções do criador deste tópico eu não gosto da idéia de se ter duas comunidades sobre um mesmo tema/distro.

Claro que somos livres para isso, e claro que não é um problema de fato, ou da lei (digamos assim), sendo portanto plenamente legal (novamente no sentido do direito).

Mas a possibilidade de dividir uma comunidade é grande, e assim também divide-se o porder (ou a força) dela. Duas comunidades/fóruns do Ubuntu são para mim muito piores (muito mesmo) que apenas uma, onde que você tem menos membros particiando em ambas, menos conteudo portanto e menos apoio, sem contar que a soluções para os problemas de uma podem não estar na segunda e vice-versa. E quem sofre com isto? Para mim é só o usuário que vai ter mais problemas para "garimpar" a solução para seu problema.

Assim considero a idéia com pensamento menos focado no usuário (no todo) e mais no desejo pessoal, ou mais "anti-comunitária".

Espero que entendam o que quero dizer, e quais consequências tentei passar. Mas claro que isso pode não acontecer, mas também pode. É só minha opinião.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #19 Online: 12 de Julho de 2009, 22:08 »
(...)Mas a possibilidade de dividir uma comunidade é grande, e assim também divide-se o porder (ou a força) dela. Duas comunidades/fóruns do Ubuntu são para mim muito piores (muito mesmo) que apenas uma, onde que você tem menos membros particiando em ambas, menos conteudo portanto e menos apoio, sem contar que a soluções para os problemas de uma podem não estar na segunda e vice-versa. E quem sofre com isto? Para mim é só o usuário que vai ter mais problemas para "garimpar" a solução para seu problema.(...)

Cristiano,

Boa noite. Concordo plenamente e posso citar um exemplo dessa consequência (em se criar mais fóruns e o prejuízo na busca por informações): há comunidades no orkut, relacionadas ao ambiente Ubuntu, e frequentemente aparecem por lá, dúvidas e problemas que já foram discutidos e solucionados aqui. Eu participo de algumas dessas comunidades e tento ajudar quando posso, mas não existe uma regularidade ou até mesmo "feed-back" do usuário com problema, o que é bastante comum no nosso fórum.

Esse trecho da meu comentário que citaste, em verdade, tem um caráter um tanto irônico... Mas achei ótimo em tu teres levantado mais essa questão sobre o fórum: a existência de um fórum oficial, com diretrizes, premissas e regras de conduta bem estabelecidas, propõe facilidade de acesso a solução de qualquer problema que alguém possa ter, ou ao compartilhamento de ideias relacionadas a um tema específico (em nosso saudoso caso, o Ubuntu).

Abraço!!


Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #20 Online: 12 de Julho de 2009, 22:20 »
... quem não concorda com as regras que "se mude". Como já foi dito esse tipo de tópico deve ser trancado e o autor banido (talvez minha opinião seja um pouco drástica).

Esse é um (se não o melhor) fórum sobre Linux em português que conheço, já pesquisei vários fóruns e em nenhum encontrei a organização e conteúdo deste. Isso se deve as regras e bom senso dos usuários.

Esse cara ta fazendo muito barulho por pouca coisa, tipico de quem quer gerar polemica e bagunça.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #21 Online: 12 de Julho de 2009, 22:22 »
Esse cara ta fazendo muito barulho por pouca coisa, tipico de quem quer gerar polemica e bagunça.

e tá conseguindo né? estamos alimentando os trolls.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #22 Online: 12 de Julho de 2009, 22:50 »
GuidjeLeGamba tudo bem?

Quando postei a mensagem usando parte da sua como citação eu apenas aproveitei o gancho do assunto para falar minha opinião. Entendi que você não estava apoiando uma possível criação de novo fórum, e peço desculpas se fiz pensar isto.

Eu muito provavelmente sou "conhecido" aqui por ter pensamento forte, por ser intransigente muitas vezes, e talvez seja verdade.

Realmente defendo meus pensamentos com certo fervor, e por vezes posso ter causado mal estar por isso (até me envergonhando de uma ou outra vez que tenho consciência que passei dos limites), porém em 100% das vezes eu penso no senso comum, penso na comunidade.

Talvez nestes momentos meu pensamento seja um engano, talvez ele piore as coisas, mas nesses casos com certeza é porque estou mesmo enganado das consequencias.

Acho que se todos pensarem pela comunidade todos ganham, e gosto muito da nossa, porque é difícil achar uma tão movimentada e prestativa como essa.

[]'s

Cristiano



Esse cara ta fazendo muito barulho por pouca coisa, tipico de quem quer gerar polemica e bagunça.

e tá conseguindo né? estamos alimentando os trolls.

Calma gente.... ele nem tá mais postando no tópico.

Espero que a discussão tenha servido pra gente ser mais forte e mais unido... e ai o tópico já foi muito util.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #23 Online: 12 de Julho de 2009, 22:53 »
Esse cara ta fazendo muito barulho por pouca coisa, tipico de quem quer gerar polemica e bagunça.

e tá conseguindo né? estamos alimentando os trolls.

É por isso que sou a favor desse tipo de tópico ser excluído de imediato e o usuário banido.
Veja que ele sequer se deu ao trabalho de retornar p/ responder.
Só entrou mesmo p/ criar polêmica e nos fazer perder tempo em responder p/ ele, enquanto desperdiçamos tempo em ñ dar suporte técnico.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #24 Online: 13 de Julho de 2009, 11:43 »
vou dar aqui uma sugestão, vejo que tem muitos tópicos sem resposta, que tal orientarmos os novatos a seguirem o caminho correto ou tentar resolver a situção deles, ao invés de ficarmos perdendo tempo dando atenção a um "garoto que só quer polemizar"?

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #25 Online: 09 de Agosto de 2009, 21:06 »
Olha... de todas as regras que encontrei neste Forum, apenas uma delas receberia alguma melhoria, se dependesse de mim. Trata-se a regra da caixa alta.

Não acho que deva ser completamente deixada de lado. DE JEITO NENHUM  ;D!!!!! Deixem-me explicar...

Particularmente no assunto Aplicativos, creio que seria extremamente útil se o título de cada tópico pudesse ter APENAS o nome do aplicativo em questão em caixa alta, mantendo o resto em caixa alta/baixa. Isso facilita a busca de quem (como eu) faz uma leitura sequencial dos tópicos diariamente.

Por exemplo, se eu quisesse postar um tópico sobre a funcinalidade de archiving do Evolution, poderia colocar o título da seguinte forma:

Citar
EVOLUTION - Como configurar archiving automático?

Ou então:

Citar
Como configurar archiving automático no EVOLUTION?

Just my two cents. :P

Offline Nando Abreu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #26 Online: 15 de Agosto de 2009, 15:37 »
Fica um pouco difícil de entender tantas regras... (principalmente para que está chegando agora como eu)  ???

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #27 Online: 15 de Agosto de 2009, 16:08 »
Fica um pouco difícil de entender tantas regras... (principalmente para que está chegando agora como eu)  ???

Na dúvida pergunte, com certeza não faltaram pessoas para te explicar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #28 Online: 15 de Agosto de 2009, 21:01 »
Fica um pouco difícil de entender tantas regras... (principalmente para que está chegando agora como eu)  ???

Boa noite Nando. Se realmente estás chegando agora, como podes saber que são tantas regras a entender? Até porque se não as entende, provavelmente não chegaste a lê-las...

E, na boa, não há regras de mais: basta usar o bom senso, são orientações para um convívio, digamos, harmonioso entre os usuários do fórum. Não "vá nas pilhas" do autor do tópico, porque o cara só quer fazer barulho!!

Um abraço e seja bem-vindo!!

PS: as regras podem ser consultadas através deste link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.msg255962.html
« Última modificação: 15 de Agosto de 2009, 21:03 por GuidjeLeGamba »


Metaru

  • Visitante
Re: regras de mais... vamos migrar para outro fórum
« Resposta #29 Online: 16 de Setembro de 2009, 23:17 »
As regras em comum e naturais de qualquer fórum, maioria já sabe mais ou menos quais são. Regras demais ou coisas especificas demais que não fazem parte dessas regras comuns, algumas vezes até sem sentido vão pouco a pouco se tornando desgastantes.

Uma parcela normalmente como em qualquer outro lugar fica feliz em seguir e em proteger. Outra parcela infelizmente vai perdendo o interesse e acaba se desgastando a toa.

Não se desgaste a toa. Regra principal é essa, regra de ouro. Vá para um ambiente agradável ou crie um ambiente agradável pra você. É como lance de novela: "...Se não gosta de uma nem sintonize, nem dê ibope...". Os autores e atores do processo com certeza vão detectar onde estão os erros e vão buscar novas formulas de corrigir e tornar o ambiente agradável ou não.

Ficar parado e tentar mudar as coisas nem sempre é o melhor caminho, as vezes um 'Fork' faz sucesso, Xorg que o diga.

Siga sempre para um lugar melhor que os outros te acompanharão.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2009, 23:19 por Metaru »