Autor Tópico: Servidor "caindo"  (Lida 2939 vezes)

Offline jaksoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Servidor "caindo"
« Online: 07 de Julho de 2009, 22:56 »
Olá,

Na empresa temos um servidor ubuntu versão 8.04 , o que tem ocorrido é que ele esta caindo direto.. toda vez que acontece isso a luz do HD fica vermelha sem pisca ou seja continua. então so volta quando reinicio o Servidor.
Alguem poderia me ajudar?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Servidor "caindo"
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2009, 23:01 »
Cade os detalhes?

Sevidor de que?

Qual é o hardware?

O que roda nele?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jaksoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Servidor "caindo"
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2009, 23:11 »
Peço desculpas por não ser tão especifico.
Hardware:
Placa mãe Asus
2 x Hds Sata de 160 GB
2 GB de Ram
Processador Intel Dual Core

.O Servidor é utilizado para compartilhamento de internet e como servidor de arquivos.

Serviços:
Apache
Bind
Danguardian
Samba
Squid


Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Servidor "caindo"
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2009, 01:57 »
já verificou o arquivo /var/log/messages ou algum outro?

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Servidor "caindo"
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2009, 05:02 »
Além de verificar os logs, que podem conter informações importantes, com qual frequencia o servidor cai? Várias vezes por dia ou aleatório?
O intervalo entre as quedas é sempre o mais ou menos o mesmo ou o intervalo entre as quedas varia, como ficar cinco dias ligado e derrepente cai três vezes num dia só.
A luz do hd fica vermelha direto, e a luz verde, do power fica ligado direto ou apagada?
Sinceramente, apenas com os dados que passou e o fato da luz vermelha estar sempre ligada quando o servidor cai eu diria que a fonte do servidor tem grande chance de ter defeito, diria que o micro reinicia por falta de energia e ao voltar, não tem energia suficiente para que o hardware funcione, principalmente o hd, então, o led do hd fica ligado direto, o hd não da sinal de vida e, ao segura-lo na mão, percebe-se que o disco não está rodando, além do fato do monitor estar apagado com seu led piscando, indicando que não tem sinal de vídeo. Se a luz verde do power estiver apagada, as suspeitas sobre a fonte aumentam mais ainda. Se não for a fonte, ainda assim continuo apostando em hardware, normalmente eu culparia a memória mas nesse caso daria mais atenção à placa mãe, eletricidade ou temperatura antes da memória, afinal, DUAL CORE esquenta muito, é um processador mal feito e barato da Intel, muito diferente do CORE 2 DUO, muita gente se confunde com isso e compra essse Elefante Esquentado que é o DUAL CORE.
Afinal, pelo hardware informado esse servidor é um servidor batizado, ou seja, quando precisamos de um servidor e não temos nenhum, pegamos o melhor micro a disposição, jogamos agua benta e dizemos "Eu, com a autoridade de funcionário da TI, te batizo SERVIDOR". Sabemos que ao fazer isso cedo ou tarde temos grandes possibilidades de ter problemas de hardware, por isso, ao batiza-lo, é bom batizar de coração.
« Última modificação: 09 de Julho de 2009, 05:10 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline jaksoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Servidor "caindo"
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2009, 10:39 »
Além de verificar os logs, que podem conter informações importantes, com qual frequencia o servidor cai? Várias vezes por dia ou aleatório? Ele cai aleatório, um semana bem e uma vez na semana cai.O intervalo entre as quedas é sempre o mais ou menos o mesmo ou o intervalo entre as quedas varia, como ficar cinco dias ligado e derrepente cai três vezes num dia só. quase sempre o mesmo.
A luz do hd fica vermelha direto, e a luz verde, do power fica ligado direto ou apagada? apagada.
Sinceramente, apenas com os dados que passou e o fato da luz vermelha estar sempre ligada quando o servidor cai eu diria que a fonte do servidor tem grande chance de ter defeito, diria que o micro reinicia por falta de energia e ao voltar, não tem energia suficiente para que o hardware funcione, principalmente o hd, então, o led do hd fica ligado direto, o hd não da sinal de vida e, ao segura-lo na mão, percebe-se que o disco não está rodando, além do fato do monitor estar apagado com seu led piscando, indicando que não tem sinal de vídeo. Se a luz verde do power estiver apagada, as suspeitas sobre a fonte aumentam mais ainda. Se não for a fonte, ainda assim continuo apostando em hardware.Vou levar isso em consideração porque ja troquei a fonte 2x. vou comprar uma melhor.
normalmente eu culparia a memória (ja testei a memoria e não apresentou erros) mas nesse caso daria mais atenção à placa mãe, eletricidade ou temperatura antes da memória, afinal, DUAL CORE esquenta muito, é um processador mal feito e barato da Intel, muito diferente do CORE 2 DUO, muita gente se confunde com isso e compra essse Elefante Esquentado que é o DUAL CORE. Quanto ao que vc diz, não discordo e agradeço a opnião, não fui eu que montei o servidor e para conseguir verba p fazer um up ta dificil. mais muito obrigado pela sua opnião.
Afinal, pelo hardware informado esse servidor é um servidor batizado, ou seja, quando precisamos de um servidor e não temos nenhum, pegamos o melhor micro a disposição, jogamos agua benta e dizemos "Eu, com a autoridade de funcionário da TI, te batizo SERVIDOR". Sabemos que ao fazer isso cedo ou tarde temos grandes possibilidades de ter problemas de hardware, por isso, ao batiza-lo, é bom batizar de coração.


Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Servidor "caindo"
« Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2009, 22:52 »
jaksoliveira, sei que cada um faz o melhor que pode, eu acredito que o seu servidor e seu trabalho é o melhor possivel dentro das possibilidades. Agradeço por entender que foi uma opinião e não uma critica. O micro é bom, sem duvida que é excelente, mas ainda é um micro, pra servidor ainda falta, estou sendo obrigado a virtualizar dois servidores em um micro comum com 1.5 GB de memória... Se o micro pensar, a memória acaba. Vendo isso, digo que seu "servidor" é pelo menos quatro vezes melhor do que o servidor que estou montando agora.
Voltando ao assunto...
Como eu disse, normalmente culpo a memória, é meu karma, mas não é o caso. Os fatos são:
1 - Luz do hd LIGADA e luz do power DESLIGADA.
Isso comprova que o servidor não travou, ele Reiniciou de forma bruta e não voltou, provavelmente por não ter a energia necessária. O fato dele ter reiniciado possivelmente devido a alguma oscilação é o fato da luz do power estar desligada, Isso comprova que não se trata de um travamento, se a luz do power está apagada é por que o micro apagou por inteiro. De nenhuma outra forma isso poderia ocorrer.
Se fizer o seguinte teste: Deixar uma fonte de um micro chaveada para 220V e ligar o mesmo micro em uma tomada 110V terá o seguinte resultado:
Em mais de 50% das placas mães, o led do hd fica aceso sem interrupção e a luz do power fica desligada.
Nos outros menos de 50% dos casos, o led do HD e do Power ficam ambos ligados sem interrupção.
Isso ocorre por que a fonte precisa de 220V mas está recebendo 110V, apenas a metade e nesse caso o micro não inicia, nada aparece no monitor e temos os Leds acesos sem interrupção. Esse é um sintoma que pode indicar uma fonte pronta para queimar. Mas a fonte, nesse caso, está descartada devido ao fato de te-la trocada duas vezes.
Não descartaria a elétrica nesse caso, Caso não tenha nobreak, vale a pena instalar um se possivel, caso tenha um nobreak, vale a pena troca-lo se possivel.
Acredito que também já deva ter testado e descartado a temperatura do Dual Core, até por que o intervalo de queda é de uma semana, isso descarta por si só problema de temperatura.

Partindo da possibilidade de não ser a alétrica, da memória não causar isso, temperatura e fonte estar descartada e o processador dificilmente é a causa do que ocorre, as possibilidades giram em torno da placa mãe e do HD. Quando isso ocorrer é bom tirar a tampa do gabinete e segurar o hd para ver se ele está trabalhando, se ele estiver morto, sem sinal de que o disco está rodando, com a fonte fora da jogada, o problema é o hd. Esse hd liga mas não parte quando ocorre pequenas oscilações de energia.

Eu descartaria o Sistema, pois mesmo que o sistema tenha algum erro e faça o computador reiniciar, ele não pode impedir a reinicialização deixando o led do power apagado e o do hd sempre aceso. O sistema e a memória não causam isso, apenas placa-mãe, fonte, energia e HD.
Após 08 anos trabalhando com hardware, é a minha opinião, mas posso estar errado, afinal, informática é informática.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline jaksoliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Servidor "caindo"
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2009, 23:26 »
raidicar,

Desde já agradeço a sua opnião e vou verificar tudo que você me disse, logo posto aqui.