no meu computador, minha placa-mãe é uma Intel. tenho um processador Pentium Dual Core de 2ghz e uma placa de vídeo Geforce 8500GT. nele, rodo perfeitamente jogos como Counter-Strike e Warcraft 3. isso tanto pelo Wine como pelo Cedega.
mas isso é levando em conta que o processador e a placa de vídeo são mais que suficientes pros jogos rodarem. não sei dizer como rodaria se eu tivesse uma placa de vídeo inferior a essa. esses dias eu tava tentando rodar o Call of Duty 4 através de uma das versões de desenvolvimento mais atuais do Wine (sem ser a última estável, 1.0). rodar ele rodou, mas houve muita perda de desempenho que me forçou a diminuir os detalhamentos do jogo pro mínimo, rodando a 20~30fps. e no windows rodo com as configurações entre o médio e o máximo, com antialiasing e filtragem anisotrópica ativados, e o jogo roda a 40~60 fps.
bom, se sua versão do Wine for a 1.0, última estável, tente atualizá-lo para a mais recente de desenvolvimento (a que peguei semana passada foi a 1.1.25), instale o DirectX mais atual nele (fiz isso através do winetricks e foi bem fácil e prático) e rode o CS em seguida. talvez funcione melhor. mas se, mesmo depois da instalação, não mudar muita coisa, tente depois rodar com a versão 6 do Cedega. talvez obtenha resultados melhores e mais fps.
e não sei se outro jogo serviria, mas há outros jogos estilo Counter-Strike que rodam nativamente no Ubuntu. tenta depois jogos como Tactical Ops, Urban Terror ou Assault Cube.