Autor Tópico: Pacotes não instalam (Resolvido)  (Lida 6186 vezes)

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Pacotes não instalam (Resolvido)
« Online: 16 de Julho de 2009, 19:50 »
Olá!
Estou com problemas. Os filmes em DVD não reproduziam bem, era impossível assistir. Com ajuda aqui no fórum resolvi o problema, mas não sei por que ele voltou. Então resolvi reinstalar os pacotes que solucionaram. Resultado: outro problema, os pacotes não instalam.

Mensagem que aparece:
guilherme@guilherme-laptop:~$ sudo apt-get install libdvdread4
[sudo] password for guilherme:
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Impossível travar o diretório de administração (/var/lib/dpkg/), está em uso por outro processo?
guilherme@guilherme-laptop:~$

Este tipo de mensagem apareceu mais vezes e muitos outros pacotes que preciso não foram instalados. O que está acontecendo e como resolvo isso?

Muito Obrigado.
« Última modificação: 16 de Julho de 2009, 23:22 por ggui »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Pacotes não instalam
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2009, 19:57 »
A mensagem é clara: (/var/lib/dpkg/), está em uso por outro processo
Isso costuma ocorrer quando o usuário da um apt-get com o synaptic ou o gerenciador de instalação aberto.
Certifique-se que eles estão fechados, eles podem estar rodando em segundo plano. O sistema não pode rodar um apt-get se o synaptc está eberto ou se outro apt-get já estiver rodando em uma seção do terminal.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Pacotes não instalam
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2009, 22:48 »
Comigo já aconteceu do apt-get travar (ficando em segundo plano no sistema!) sem que o Synaptic ou o Gerenciador de Atualizações estivesse em execução no sistema. Logo, quando eu tentei executar outro apt-get ele dava essa mensagem. Eu resolvia com: killall apt-get. Não sei se é o seu caso, mas se for, pode ser que ajude!

Offline Nightlinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 353
    • Ver perfil
Re: Pacotes não instalam (Resolvido)
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2009, 23:24 »
Por enquanto resolveu. Vou ficar atento se só ocorre com o gerenciador ligado.
Obrigado!

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Pacotes não instalam (Resolvido)
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2009, 23:53 »
Por enquanto resolveu. Vou ficar atento se só ocorre com o gerenciador ligado.
Ocorre não só com o gerenciador, ocorre ao executar qualquer processo que precise utilizar o diretório /var/lib/dpkg/ quando o mesmo está em uso por outro processo executado anteriormente.
Pode ser o apt-get, o gerenciador, o synaptic, o automatix, etc...
Mas apenas um processo por vez pode. Se outro processo tentar, o sistema vai informar que ele está em uso.
Isso não é um erro, nem um bug. É simplesmente assim que o sistema de forma racional funciona, uma instalação por vez.
A mensagem de erro é só um aviso de quando estamos fazendo caca, que é quando insistindo em fazer algo que o sistema não faz.

Agora o apt-get travar e ficar em execução em segundo plano é roça. Primeira vez que ouço isso. Acho que você foi sorteado.

 
« Última modificação: 16 de Julho de 2009, 23:58 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Pacotes não instalam (Resolvido)
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2009, 02:38 »
Citar
Agora o apt-get travar e ficar em execução em segundo plano é roça. Primeira vez que ouço isso. Acho que você foi sorteado.

Não lembro o que eu estava querendo instalar, acho que era alguma biblioteca. Porém eu abortava e aí ele ficava em segundo plano rodando numa espécie de "loop" infinito. Eu fechava o terminal e abria outro. Digitava top e aparecia na lista o apt-get consumindo memória, processador e internet. Ou seja ele (apt-get) ficou lá "travado" mesmo depois de fechar o terminal. Aí toda vez que eu ia instalar alguma coisa dava a mensagem citada.

Sinceramente não sei o que pode ter sido. Talvez seja assim que o apt-get trave o arquivo lock, ficando com uma instância segurando o arquivo lá (mas a maioria não percebe porque não verifica o top logo após abortar uma instalação) ou, talvez, seja um bug específico...

Offline HanDisk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Pacotes não instalam (Resolvido)
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 14:48 »
Cara isso acontece comigo sempre que instalo o java plugin.
Aparece uma tela com informações do java, mas não consigo sair dela.
E assim tenho que fechar-la.
Neste caso, o que da pra fazer????

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Pacotes não instalam (Resolvido)
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 15:19 »
Cara isso acontece comigo sempre que instalo o java plugin.
Aparece uma tela com informações do java, mas não consigo sair dela.
E assim tenho que fechar-la.
Neste caso, o que da pra fazer????


A tela com informações do Java, provavelmente é a licença no caso você deve rolar o texto até o final, "teoricamente isto quer dizer que você leu e concordou com a licença" só assim você pode Concordar ou não, e isto fará a instalação continuar ou parar dependendo da sua resposta.

Offline HanDisk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Pacotes não instalam (Resolvido)
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 15:34 »
Cara isso acontece comigo sempre que instalo o java plugin.
Aparece uma tela com informações do java, mas não consigo sair dela.
E assim tenho que fechar-la.
Neste caso, o que da pra fazer????


A tela com informações do Java, provavelmente é a licença no caso você deve rolar o texto até o final, "teoricamente isto quer dizer que você leu e concordou com a licença" só assim você pode Concordar ou não, e isto fará a instalação continuar ou parar dependendo da sua resposta.

Vlw cara, deu certo mesmo.
Thanks!!!