Autor Tópico: Como funciona o Zimbra?  (Lida 20493 vezes)

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Como funciona o Zimbra?
« Online: 12 de Agosto de 2009, 20:23 »
Eu estou consertando a infra-estrutura de uma empresa e essa empresa esta enfrentando vários problemas com E-mails.
Procurei alguma solução para esse problema e vi vários relatos bons desse servidor Zimbra, inclusive o CEO Red Hat falando que usava o Iphone pois ele tinha suporte para o Zimbra !?!?.
Mais eu queria saber como ele funciona?
Ele tem que ser o seu servidor de e-mail? ou você pode continuar usando outro servidor (Ex: Google apps) e baixar os e-mails para o zimbra???
Se tiver como explicar outros pontos do funcionamento do Zimbra seria bom, uma outra duvida(muito boba por sinal) é que os funciorios tem uma mania (no meu intender muito ruim) de usar aquele papel de carta do outlook, eu queria saber se no zimbra tem alguma função parecida e se tiver tem que usar o client (Zimbra Desktop) ou pode usar direto do browser.
Muito obrigado.
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2009, 11:54 »
Não conheço nada de Zimbra, mas com uma pesquisa rapida...

http://www.zimbra.com/forums/i18n-l10n-translations/13301-zimbra-pt_br-user-guide.html

Se alguém aqui do Ubuntu usa, pode te explicar melhor

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2009, 11:51 »
Vlw vou ler esse guia.
Mais se alguem poder ma ajudar é melhor, rsrs.
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

junniox

  • Visitante
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2009, 09:38 »
Olá...
Eu implementei um servidor Zimbra na empresa onde trabalho utilizando o Ubuntu 8.04 (Versão LTS) e um domínio do NO-IP pois ainda não compramos um segundo domínio.

O bom funcionamento do Zimbra depende de alguns detalhes:

- Firewall bem configurado (essencial)

- Servidor DNS bem configurado (você pode usar o bind9 para configurar um server DNS) se vc já tiver um domínio registrado, pode apontar este domínio para o IP Público da sua conexão com a internet, no caso de empresas este IP costuma ser fixo. O bind9 pode ser instalado e configurado no mesmo computador onde será instalado o Zimbra. (Se vc tiver dúvidas como configurar o bind eu posto os exemplos dos arquivos de configuração OK?).



Após instalado e configurado o Bind vc pode baixar a versão do zimbra para o seu SO e instalá-lo...

Quanto aos detalhes do funcionamento do Zimbra, se você pudesse especificar suas dúvidas tornaria mais fácil...

Abraço

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2009, 23:25 »
Você acha que usuários migrados do Outlook Express vão ter muita dificuldade em se adaptar?nesse caso qual é melhor o cliente em Ajax ou o Zimbra Desktop?
Atualmente a solução de e-mails da empresa é totalmente precária (justamente isso que quero resolver) , eles usam os e-mails hospedados em uma empresa de hosting recebendo via pop3 no Outlook Express.
Você acha valido usar a solução Zimbra Network Edition juntamente com Outlook Express?
Uma pergunta muito boba mais a empresa "exige" o uso de um papel de carta feito em html tem como usar ele no cliente ajax ou no Zimbra desktop?
Para uso de 25 usuários qual a sua recomendação da configuração do servidor?E o Link de internet?

Eu agradeceria se você colocasse seus exemplos de arquivos de configuração do bind e se puder também do seu firewall.

Obrigado.
 
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

junniox

  • Visitante
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2009, 10:21 »
Olá...
Bom, dependendo do "nível" dos usuários pode sim ocorrer dificuldades de adaptação. A versão Desktop é praticamente idêntica à versão Web, a diferença é que a versão web vc pode acessar de qualquer lugar, ou seja, se o usuário está em casa e quer ler o e-mail da empresa, ele acessa o serviço pela web, sem ter que instalar o Zimbra Desktop no PC da casa dele.

A versão Network do zimbra é paga, se a empresa não se importar em desembolsar $$ para obter a solução, pode ser uma boa, eu trabalho em empresa pública e temos quee star sempre buscando soluções Open Source para resolver nossos problemas, só utilizamos soluções proprietárias quando não tem jeito mesmo.
Aqui eu implementei um servidor utilizando a versão Open Source do Zimbra e está funcionando muito bem!

O Zimbra ainda não disponibiliza o recurso de papel de carta, ao menos não ainda na versão 6.0 RC1, tanto para dektop como para web

Para 25 usuários você pode utilizar um PC "comum" com hardware confiável... Uma boa placa mãe (Eu gosto de ASUS) processador Intel Core2Duo (uns 2.6 GHz já está bom) uns 2GB de memória (Seria bom ter 4GB de memória RAM) HD de 320 GB pra cima (Eu falo em HD de 320 GB porque o Zimbra tem recurso de Porta Arquivos, onde os usuários podem armazenar arquivos pessoais, se vc habilitar esse recurso, claro...). Seria interessante também você ter pelo menos 2 HDs, espelhados (RAID 1), caso um HD falhe, o outro assume...
O link de internet não precisa ser astronômico, aqui utilizamos um link de 8MB (Speedy)

Configurações do BIND

Instale o bind9
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install bind9
edite o arquivo /etc/bind/named.conf.local incluindo o seguinte:
Código: [Selecionar]
zone "minhaempresa.com.br" {
type master;
file "/etc/bind/db.minhaempresa.com.br";
};

no arquivo /etc/bind/named.conf.options modifique as linhas:
Código: [Selecionar]
directory "/etc/bind"
forwarders {
200.204.0.10; 200.204.0.138;
};
Note que os IPS são os DNS da telefonica, vc pode utilizar os DNS que quiser OK...

Agora crie o arquivo db.minhaempresa.com.br dentro de /etc/bind e edite assim:
Código: [Selecionar]
$TTL 604800
@ IN SOA minhaempresa.com.br. admin.minhaempresa.com.br. (
10118
43200
3600
3600000
2592000 )
@ IN NS minhaempresa.com.br.
IN MX 10 mail.minhaempresa.com.br.
IN A 192.168.10.10
mail IN A 192.168.10.10
Note que o IP 192.168.10.10 é o IP do servidor onde está instalado o Zimbra (O bind pode ser instalado no mesmo servidor onde está o Zimbra), note também que o domínio minhaempresa.com.br é o dimínio da empresa em questão Devidamente registrado e apontando para o IP público da conexão com a internet =)

Quanto ao Firewall, eu utilizo uma distro Linux voltada pra isso, é o Endian Firewall Community, nele eu faço o redirecionamento de uma porta, por exemplo 8080 para a porta 80 do meu servidor Zimbra, assim, quando no navegador eu digitar http://minhaempresa.com.br:8080 vou cair na página de Login do Zimbra...
Eu utilizo esse Endian Firewall Community porque é uma solução unificada que atende os requisitos aqui da empresa...
Se você não precisar de uma solução completa em firewall, só precisar redirecionar a porta ou mesmo, se o computador onde estará o zimbra for ligado diretamente à internet e vc só quiser liberar a porta, use o Firestarter para gerenciar as regras do IPtables, o Firestarter é um Front-end que facilita MUITO a configuração do IPtables.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install firestarter
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 10:34 por junniox »

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:06 »
Valeu mesmo ajudou muito, vou montar um servidor de testes aqui e entrar em contanto com a NET para olhar um plano melhor de internet.

Outra duvida, como você usar um link da Speedy(que teve um monte de problemas nesse últimos tempos) deve ter pensado nisso também, teria como colocar um segundo link (logicamente de outra operadora) para caso o link primário falhasse o segundo assumisse, pois os e-mails são vitais para a empresa então não receber um email seria muito ruim.

Eu sei que para compartilhar dentro da rede tem como usar o LoadBalance, mais para um servidor de email é diferente com essa solução temos 2 ips publicos, que nem na mesma faixa estão, eu acho que ai que complica.

E sobre o zimbra NE, falei justamente pelo falto da "exigência" deles se de fato o zimbra opensource não tivesse suporte ao papel de carta, como agora você me informou, ai eu pensei em usa-lo para funcionar com se foce um servidor Exchange, para dar suporte ao Outlook, e conseguente mente o papel de carta, ai mostro as duas opções, paga para ter o papel de carta e alguns beneficio da versão paga ou fica sem o papel de carta (sei la faz um e-mail exemplo coloca no rascunho de todo mundo ai todo mundo usa para fazer os e-mails) e não tem que pagar nada.

Outra duvida e sobre a estabilidade da versão 6.0 RC, você já esta usando ele em produção, ou somente em testes, ele tem algum bug conhecido, tem algum link para eu ver as novidades dessa versão?

Nossa muito obrigado, não sei como de agradecer.

Edit: Quando falou de firewall, achei que falou no servidor de email para uma segunda camada de proteção, na empresa é usado o BrazilFW  outra solução de firewall opensource, tem pouco tempo que estou trabalhando com ele, até agora eu estou gostando, mais falta fazer teste de penetração e fazer alguns ajustes finos.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 15:12 por gontijobh »
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

junniox

  • Visitante
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:55 »
Estou usando o 6.0 RC1 em testes...
Lista de Bugs: http://pm.zimbra.com/

O fato de ter um link gerenciado (falhou um o outro assume) é bom pra navegação, quando cai um link os seus usuários nem percebem que estão saindo por outro, mas pra serviços, se cair o link onde teu serviço responde, já era...
A não ser que tenha a possibilidade de entrar no cadastro do seu domínio no registro.br e alterar o IP ao qual seu domínio responde.

Tipo, meu domínio responde no 200.xxx.xxx.xxx vamos supor que deu problema, eu entro no registro.br e redireciono para o 189.xxx.xxx.xxx aí sim, os serviços funcionam todos numa boa novamente =)

O Speedy aqui na empresa nunca deu problema, estamos a 500m de uma central da telefônica =)
[]'s

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:09 »
Sorte a sua por que Speedy e Net , depois da crise, meu deus parece que tão economizando até no que não pode, deixando seus clientes(principalmente os de São Paulo que graças a deus não é meu caso) com problemas sérios.

Uma duvida, sei que não tem nada a vez com o caso, algumas dessas empresas de hospedagem tem redundância nos seus links de internet você sabe como eles implementam essa solução, e ainda disponibilizam endereços de ip fixo?

Obrigado, denovo.
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

junniox

  • Visitante
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2009, 16:16 »
Opa...
Eu tenho minhas dúvidas de como isso é feito, mas geralmente deve se tratar de Cluster de alta disponibilidade...
Heartbeat...

Procura por cluster de alta disponibilidade, linux HA

[]'s

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Como funciona o Zimbra?
« Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2009, 17:47 »
Amigo, estou utilizando o Zimbra desde Janeiro de 2009 e sua utilização está sendo perfeita, a migração das contas do exchange foi feita automaticamente e sem maiores transtornos com a ferramente de migração do zimbra inclusive com a importação das contas de e-mail. Eu estou radando o Zimbra opensource em um Ubuntu 8.10 64. Estou satisfeito demais com sua utilização. Em funcionamento com o mozila firefox ele é ainda mais rápido e eficiente, suas ferramentas de gerenciamento é muito bem feita.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com