:roll: Hmmm esta é mea-boca ,mas não custa nada o pequeno detalhe do SSL "que está bem documentado " nas preferências do gmail às vezes passa batido.
Abra o evolution (precisa dizer como ?)
Editar->Preferências->Contas de Correio
clique em Adicionar siga o wizard clicando em Avançar
em Informações Necessárias Endereço de E-mail adicione sua conta do gmail seunome@gmail.com clique em Avançar em Tipo de Servidor escolha pop
e no Servidor adicione pop.gmail.com em Nome do Usuário coloque sua_conta@gmail.com em Segurança escolha Utilizar conexão segura sempre na autenticação basta Marcar caso deseje lembrar senha e continue Avançar
no Servidor SMTP ,no meu caso eu utilizo o servidor de saída do meu provedor smtp.meuprovedor Terra SP smtp.sao.terra.com.br no meu caso é necessário marcar a opção Meu servidor requer autenticação em segurança
consulte o seu provedor quanto a conexão SSL ,eu deixo quando possível assim é difícil falhar, em Autenticação para o meu provedor eu deixo em PLAIN em caso de dúvida clique em Verificar tipos suportados em Nome do Usuário para servidor de saída de e-mails utilize seu_login@seuprovedor caso queira marque lembrar senha...
Nomeie sua conta para diferencia-la das outras por ex: Meu_nome - Gmail.
Depois disto é só mandar baixar os e-mails ;-)
Opcional instalar o trayicon de notificação do gmail,
gmail-inotify e alternativamente o gmailfs que assim que eu descobrir como usar eu coloco aqui ;-)