Autor Tópico: Arquivos Windows no MP3 Player Sansa não reconhecidos no Ubuntu e vice-versa  (Lida 4767 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Pessoal,

Eu tenho um MP3 Player Sansa Fuze, da Sandisk e acontece algo que, para mim, é estranho.

Quando gravo arquivos nele através do Windows (uso o Windows Explorer e faço operações simples de copiar de uma pasta do desktop para o player), o Ubuntu não enxerga os arquivos que gravei nele através do Windows.

Quando faço o inverso, ou seja, gravo arquivos nele através do Ubuntu (usando o Nautilus), é o Windows que não "vê" os arquivos.

Em outras palavras: cada SO só enxerga os arquivos que ele mesmo gravou. O player, no entanto, enxerga os arquivos gravados em ambos os SO.

Tentei ver o tipo de formatação dele e no Ubuntu aparece, em Propriedades > Volume, que o sistema de arquivos é "vfat (FAT32)". Já no Windows, só aparece "internal memory" e sistema de arquivos "hierárquico genérico".

Há alguma explicação para isto? Não me atrapalha porque o player funciona numa boa mas fiquei curioso por entender este comportamento.

Valeu!

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Arquivos Windows no MP3 Player Sansa não reconhecidos no Ubuntu e vice-versa
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2009, 13:42 »
Ninguém respondeu mas achei a solução. Demorou porque, como disse no meu post, não me incomodava.

Vou deixar a solução registrada aqui para outros eventuais usuários não só do Sansa Fuze mas de outros MP3 Players pois, pelo que descobri, este meu problema não é exclusivo do Sansa nem do Linux.

O que acontece é o seguinte: o meu Sansa Fuze veio com a opção de auto-detecção de USB. Alterando a configuração dele para usar MSC, os arquivos gravados tanto no Ubuntu quanto no Windows são reconhecidos em ambos os SO. Ao que parece, o que é gravado em MTP não é reconhecido por quem usa MSC e vice-versa (embora o player reconheça o que foi gravado nos dois modos). Alterando para MSC, ambos os sistemas reconhecem.

Antes de alterar a configuração do player, fui ao Windows e apaguei tudo que eu tinha gravado antes no player, inclusive os arquivos que vieram de demonstração (eu tinha cópia de tudo no HD -- se você não tiver, copie antes para o HD para recuperar depois).

Com o player "limpo", desconectei-o do computador e alterei a configuração USB Mode do player para usar MSC (no Sansa Fuze: Settings > System Settings > USB Mode e escolhe MSC). Feita esta alteração, reconectei o player e gravei arquivos no Windows. Fui ao Ubuntu e este não só reconheceu o aparelho e os arquivos como pude usá-lo com RhythmBox e com Songbird. Gravei arquivos através do Ubuntu e voltei ao Windows e este reconheceu não só os que ele havia gravado como também os gravados no Ubuntu.



Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1