Uma bela matéria, sem dúvida! Não me lembro ainda hoje de ter visto a questão do software livre ser tão bem colocada num veículo de grande circulação como nesta notícia.
O interessante é que O Estado de S. Paulo é considerado um jornal conservador, muito apegado às idéias dominantes no "mercado", enquanto que a Folha é vista como um diário mais avançado e pluralista. No entanto, no que tange ao software livre, as posições se invertem: a Folha parece o jornal da dupla Windows/Apple, enquanto que O Estado parece mais atento a todas as alternativas.
Para mim, o RC2006 matou a charada: como o jornalismo d'O Estado é de melhor qualidade e ali as pessoas conhecem aquilo que escrevem, o Linux é tratado com maior respeito. Na Folha, por sua vez, reina a leviandade, além, é claro, da regra que faz dos cadernos menos importantes uma confusão completa entre jornalismo e comércio. Aliás, basta ler o caderno Turismo, como suas reportagens sempre pagas por hotéis e agências de viagem para percebê-lo claramente. O próprio caderno Informática está sempre exibindo matérias com cheiro de propaganda. Nâo tem a menor credibilidade.