Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu 9.04 em HD Sata  (Lida 3022 vezes)

Offline eduardo_oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
[Resolvido] Ubuntu 9.04 em HD Sata
« Online: 24 de Julho de 2009, 00:47 »
Olá a todos, sou iniciante no Linux, tão iniciante que ainda nem consegui instalar no meu computador.
Já instalei e reinstalei várias vezes o Ubuntu 9.04 numa partição no mesmo HD do XP mas a tela do Grub simplesmente não aparece. Tentei o Supergrub mas também não funcionou.
Depois de pesquisar fiquei sabendo que um dos motivos pode ser o meu HD ser Sata, como eu faço pra conseguir usar o Ubuntu?
Obrigado!
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 11:47 por eduardo_oliveira »

Offline diogolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 em HD Sata
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2009, 08:55 »
Boas
Atenção Eduardo, isso de ter Ubuntu no mesmo hd que xp não provoca incompatibilidades. Aliás eu tenho dessa forma e nunca me dei mal.
De uma forma resumida, o que precisa de fazer é arrancar com o Ubuntu por Live CD. Encontrar a ferramenta Gparted "System->Administration->Gnome Partition Editor".
1 - E fazer uma partição nesse HD, talvez EXT3 ou EXT4.
2 - E uma partição muito pequena para SWAP.
3 - Claro que dá ainda para mais uma brincadeiras como fazer uma partição destinada á sua Home (sua pasta pesoal).
Faça estes passos com muito cuidado, para não danificar a partição do XP. A partir daqui é só instalar o Ubuntu na partição do passo 1, ou seja definir o ponto de montagem --> /.
Apontar a SWAP para o passo 2.

Instalar e começar por inserir os comandos:

1- definir a palavra passe do root, "sudo passwd root";
2- updates, "sudo apt-get update";
3- upgrades, "sudo apt-get upgrade"

Não se esqueça de uma coisa: O dual boot Vista-Linux, XP-Linux ou mesmo o tri Vista-XP-Linux funcionam bem com o Ubuntu 7.04/7.10/8.04.