Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu 9.04 em HD Sata  (Lida 3022 vezes)

Offline eduardo_oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
[Resolvido] Ubuntu 9.04 em HD Sata
« Online: 24 de Julho de 2009, 00:47 »
Olá a todos, sou iniciante no Linux, tão iniciante que ainda nem consegui instalar no meu computador.
Já instalei e reinstalei várias vezes o Ubuntu 9.04 numa partição no mesmo HD do XP mas a tela do Grub simplesmente não aparece. Tentei o Supergrub mas também não funcionou.
Depois de pesquisar fiquei sabendo que um dos motivos pode ser o meu HD ser Sata, como eu faço pra conseguir usar o Ubuntu?
Obrigado!
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 11:47 por eduardo_oliveira »

Offline diogolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 em HD Sata
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2009, 08:55 »
Boas
Atenção Eduardo, isso de ter Ubuntu no mesmo hd que xp não provoca incompatibilidades. Aliás eu tenho dessa forma e nunca me dei mal.
De uma forma resumida, o que precisa de fazer é arrancar com o Ubuntu por Live CD. Encontrar a ferramenta Gparted "System->Administration->Gnome Partition Editor".
1 - E fazer uma partição nesse HD, talvez EXT3 ou EXT4.
2 - E uma partição muito pequena para SWAP.
3 - Claro que dá ainda para mais uma brincadeiras como fazer uma partição destinada á sua Home (sua pasta pesoal).
Faça estes passos com muito cuidado, para não danificar a partição do XP. A partir daqui é só instalar o Ubuntu na partição do passo 1, ou seja definir o ponto de montagem --> /.
Apontar a SWAP para o passo 2.

Instalar e começar por inserir os comandos:

1- definir a palavra passe do root, "sudo passwd root";
2- updates, "sudo apt-get update";
3- upgrades, "sudo apt-get upgrade"

Não se esqueça de uma coisa: O dual boot Vista-Linux, XP-Linux ou mesmo o tri Vista-XP-Linux funcionam bem com o Ubuntu 7.04/7.10/8.04.
No entanto, se estes (XP ou Vista) forem instalados após o Linux, vão limpar a MBR, isto é, ficaremos sem o Grub.
A ordem da instalação correcta seria : XP -> Vista -> Ubuntu

Antes de mais, deve primeiro consultar este  manual muito interessante e intuitivo. Está em português tem passo a passo a instalação do ubuntu.
http://ubunteiro.files.wordpress.com/2008/05/apostila-ubuntu8-leve-ygorabreu.pdf

Obrigado

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 em HD Sata
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2009, 22:59 »
Eduardo,
concordo em grande parte com o colega acima. Mas como você é iniciante, talvez lhe seja mais fácil fazer assim:

1) Desfragmente o W$;
2) Dê boot pelo LiveCd do 9.04, e clique no ícone "Instalar";
3) Informe linguagem, teclado e fuso horário;
4) No particionador que será aberto a seguir, escolha "colocar lado a lado" e determine um tamanho para partição Ubuntu (10 GB está bom, 20 se possível);
5) Pronto, é só esperar a instalação terminar. Reinicie e deve aparecer o grub para escolher o SO.

Discordo do colega apenas quanto a ativar a senha do root. Boa parte da segurança do Linux está baseada no fato da conta de root não ser ativa por default. Você pode usar os privilégios de root apenas digitando 'sudo' antes do comando desejado, sem comprometer a segurança.
Qualquer dúvida, poste!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline eduardo_oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 em HD Sata
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2009, 00:31 »
muito obrigado pelas dicas, vou tentar o que vocês disseram e volto aqui pra dizer o que aconteceu.

Offline eduardo_oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 em HD Sata
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2009, 13:13 »
Consegui resolver o problema, finalmente.
Tinha uma informação que eu não tinha colocado aqui antes: Tenho um segundo HD com Windows instalado mas que não é utilizado. Hoje desconectei esse HD e o Ubuntu funcionou normalmente. Agora vou reinstalar o Ubuntu porque ele não importou nenhuma informação durante a instalação.
Obrigado pela ajuda!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 9.04 em HD Sata
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2009, 21:31 »
Ótimo... por favor coloque [Resolvido] no título, então!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB