Autor Tópico: Ubuntu não mostra as partições na instalação. [RESOLVIDO]  (Lida 10613 vezes)

Offline Otakudoido

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Ubuntu não mostra as partições na instalação. [RESOLVIDO]
« Online: 24 de Julho de 2009, 21:02 »
Seguinte pessoal, sou marinheiro de primeira viagem no mundo Linux e queria instalar o tal aclamado Ubuntu.
To me matando aqui numa instalação que era pra ser simples. :-\
Primeiro tentei ir nos passos certinhos, pelo Live CD,ao chegar na parte das partição não aparece nadinha,nem um fio de partição.Sendo que eu tenho 70 giga de partição sem formato nem letra "C:/" nem formato tipo NTFS e etc.
Já tentei de tudo, ao Gparted á reza brava e NADA o danado não aparece. ALguem me ajude por favor?  :'(
« Última modificação: 29 de Julho de 2009, 22:50 por Otakudoido »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2009, 22:15 »
Seja bem vindo ao fórum.
Sempre sugiro a um novato em Ubuntu a leitura das seguintes apostilas - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47927.msg294450.html#msg294450

Veja a partição C:/ em NTFS deve ser sim reconhecida pelo liveCD do Ubuntu, mas somente p/ fins de leitura.
Mas mesmo que vc queira, apenas testar inicial/ o Ubuntu ploe liveCD (algo recomendado) s/ instalar vc deve dar o boot pelo drive de CD/DVD.
Ñ sei se foi o teu caso, mas usar o liveCD dentro do Windows,, como se fosse um mero programa p/ Windows pode ter ocasionado essa tua observação ai.
Tente ver o conteúdo das apostilas, teste o LiveCD no seu PC e então parta p/ a instalação.
Em caso de dúvid pergunta aqui, p/ podermos lhe ajudar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Otakudoido

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2009, 00:23 »
Seguinte,instalei no final o Mandriva,e to apanhando aqui por que sei mexer no ubuntu e não no Mandriva x-x.
Fui tentar instalar Ubuntu agora com o mandriva,mas mesmo assim o Live CD não encontra as partições;
Eu não quero testar o Ubuntu,por que estar eu ja fiz muito  :D
Eu quero instalar ele,ja fiz tudo pelo Live CD e meu problema é na parte de partições mesmo,elas não aparecem.
Não foi culpa do windows,já que mesmo com o Mandriva as paetições não aparecem no menu de instalação.Com o Mandriva a instalação foi ótima,ele deu ate a opção de deletar o windows (que é o que eu quero) e colocar o Mandriva.
Mas o que eu quero mesmo é O ubuntu.
Já li as apostilas e nada que possa me ajudar pois estou fazendo TUDO certo~~'
« Última modificação: 25 de Julho de 2009, 00:35 por Otakudoido »

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2009, 02:25 »
Camara, boa noite!
Qual a versão do Ubuntu você está tentando instalar? Se for uma versão antiga, tente a 9.04. Se for esta última, tente uma mais antiga como a 8.04.
Você já testou o seu live cd? As vezes dá pequenos defeitos na hora da gravação. O teste pode ser feito logo depois que você escolhe o idioma, antes de carregar o sistema.
Pelo que entendi você quer tirar o Windows de vez. Já fez uma cópia dos seus arquivos pessoais?
Você poderia passar um pouco de dados do seu computador, isso nos ajuda a lhe ajudar.
Continue mandando as suas dúvidas, aqui tem muita gente disposta a ajudar.

Boa sorte e Muito AXÉ!!!
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Otakudoido

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2009, 03:03 »
Boa noite...Ou madrugada xD
Bom Windows já não tem mais no meu pc,so o mandriva.
O carinha chato esse mandriva --'
Bom,eu to tetando a mais nova a 9.04,meu pc roda sucegado o Mandriva e o GNU/Linux 4.0,mas eu quero mesmo é o Ubuntão,que é  melhor.
Já tentei fazer de tudo,pelo LiveCD, executei Gparted e não aparece nada,no fim eu cancelo tudo.
EU testei o cd uma vez e tinha dado um erro,so que muito rapido nem deu pra ver direito,vo testar denovo e tirar uma foto com minhaa camera xD
Eu ja tenho tudo aqui nos pen drives e etc,já ate trabalhei com o Mandriva um pouco,mas nesse mandriva eu não mexo xD
Bom to pensando e insdtalar o XP denovo so pra fazer download de outro torrnet do Ubuntu 8.4.
Mas se eu isntalar o 8.4 eu posso atualizar pro 9.04?

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2009, 03:40 »
Você até pode atualizar, porém, não é recomendado, o melhor é uma instalação limpa. A proposta do 8.04 é só se sua máquina eventualmente for mais antiga, as vezes falta um drive ou outro.
Passe os dados de sua máquina. É um Desktop? Lap? Qual placa? HD Sata ou IDE? Memória? .....
Se for baixar o 8.04 pode ser pelo mandriva mesmo.
Diga uma coisa, o ubuntu não reconhece o seu hd na hora que você está instalando e chega na etapa de usar o particionador? ou é antes disso?
Agora que você já criou a partição EXT3 para o mandriva, o Ubuntu continua não reconhecendo?

Vamos tentando.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2009, 10:18 »
Pelo que estou lendo o Otakudoido, as indicações do Adriano são perfeitas p/ vc.
Postar seu tipo de PC p/ termos uma noção...

também estou vendo que vc, foi feliz nos testes que fez pelo liveCD do Ubuntu no seu PC. E c/ relação as versões 8.04 e 9.04, ocorreu tudo bem em ambas?

Ressalto que vc deve baixar os liveCDs do Ubuntu sempre do site oficial: http://www.ubuntu.com/ - lá vc vai encontrar como baixar via torrent e/ou http.

Uma obs, baseado no que falou o Adriano, como vc só tem o Mandriva e talvez uma partição em NTFS, digamos p/ dados e quer usar o Ubuntu, faça uma instalação limpa formatando todo o teu HD, considerando as seguintes partições separadas no HD:
/ - partição raíz do sistema
/home - partição p/ dados, configuração de programas e periféricos, etc
SWAP
No próprio liveCD, usando a opção manual, qdo chegar o modo de prepara o disco, algo assim:

A vc vai preparar a 3 partições.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Otakudoido

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2009, 14:44 »
Então pessoal,baixei o meu ubuntu do site oficial por torrent.
Meu PC é um Desktop Semp Toshiba, com placas de vídeo,som,e mãe Onboard.Dual core COm 512 de RAM e HD de 80 Giga.
Mesmo formatando o HD o Ubuntu não reconhece.Já pus o Mandirva e tentei formatar so com o Mandriva (sem windows nenhum) e mesmo assim não aparece a tela das partições;
O mandriva criou tudo certinho aqui nem precisei quebrar a cabeça com partições por que todas ja estção certinhas aqui.
O ubuntu faz tudo certinho mas chega nas partições na hora da instalação e as mesmas não aparecem.Já tentei pelo Gparted e também não aparecem.
Ah e fiz uma procura como disse o Adriano procurando por erros,e apareceu isso:

E antes de aparecer isso,numa tela de boot apareceu o seguinte:

Alguma sugestão?



Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Otakudoido

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2009, 02:09 »
Seguinte gente, fiz o que tava falando em um desses links (o único que ta pegando) e usei f6 na hora do boot do cd e escolhe a opção acpi=off.
Depois disso ele reconhece tudo certinho tim tim por tim tim.Quando eu vou instalar o Ubuntu,e já ta no 70% da instalação pra poder usar (nisso ele ja tinha formatado meu HD),da erro(¬¬) e aparece isso:


Obs.: como o sistema não ta rodando(fala que tem Ubuntu mas não tem,fica na tela preta quando eu ligo o pc e não sai disso).
Eu to rodando o pc com um Livecd do Ubuntu.
Vo instalar o Windows XP denovo ¬¬'
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 02:17 por Otakudoido »

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2009, 03:15 »
Camarada, boa madruga!
Aparentemente o problema está no seu live cd.
Baixe outra ISO e grave-a com a menor velocidade possível. (pode ter perdido algo na hora de baixar ou queimar a imagem).
Eu costumo baixar direto do link, nunca baixei via torrent.
Se for possível use um pen drive de boot, no Ubuntu 9.04 dá para criar um, o caminho é:
Sistema> Administração> Criador de disco USB inicializável
Evite criar o USB com o mesmo live cd que você está usando no momento, se ele realmente estiver com defeito, provavelmente irá dar alguma falha.
Penso que é uma boa ideia reinstalar o windows, com isso você terá a máquina com pleno funcionamento, porém, continue tentando, isso é só um pequeno entrave que será superado. ;D
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Otakudoido

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2009, 03:24 »
Camarada, boa madruga!
Aparentemente o problema está no seu live cd.
Baixe outra ISO e grave-a com a menor velocidade possível. (pode ter perdido algo na hora de baixar ou queimar a imagem).
Eu costumo baixar direto do link, nunca baixei via torrent.
Se for possível use um pen drive de boot, no Ubuntu 9.04 dá para criar um, o caminho é:
Sistema> Administração> Criador de disco USB inicializável
Evite criar o USB com o mesmo live cd que você está usando no momento, se ele realmente estiver com defeito, provavelmente irá dar alguma falha.
Penso que é uma boa ideia reinstalar o windows, com isso você terá a máquina com pleno funcionamento, porém, continue tentando, isso é só um pequeno entrave que será superado. ;D
Amigo, eu sempre gravei imagens no meu windows essa foi a única que deu pane x-x.
Bom acho que vou encomendar meu CD do Ubuntu, assim não tem erro. X-X
Sem falar que demorou pra baixar e o cd é mais bonito xD
VO instalar o Windows amanha então,por enquanto o livecd quebrou um galhão  ;)
Só vou mandar meu Request do cd e vou dormir xD

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #12 Online: 26 de Julho de 2009, 03:26 »
Valeu, boa noite! :D
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Otakudoido

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #13 Online: 26 de Julho de 2009, 20:44 »
Ae pessoal seguinte,instalei o Ubuntu 8.4 no meu pc.Ele rodou normal normal a instalação correu sussegado.
Mas quando ele reiniciou pra começar a rodar o sistema pra concluir a instalação ficou uns 20 minutos na tela do Ubuntu,carregando e depois apareceu isso:


Ajudem por favor T_T

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu não mostra as partições na instalação.
« Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2009, 21:21 »
Otakudoido vc disse:
Código: [Selecionar]
...sempre gravei imagens no meu windows...
Usou o Nero ou outro similar no Windows? E essa mídia ñ é regravável e/ou ñ foi apagada?
Recomendo as orientações do Adriano.
Baixe o liveCd do Ubuntu 9.04 do site oficial do Ubuntu - http://www.ubuntu.com/
Confira o md5sum:
http://wiki.ubuntubrasil.org/MD5SUMhttp://wiki.ubuntubrasil.org/ConferindoMd5
http://andregondim.eti.br/?p=163
E grave num CD virgem, usando um programa de gravação de CD/DVD p/ Windows - http://wiki.ubuntu-br.org/ComoGravarImagemIso
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469