Autor Tópico: Linguagens de Programação  (Lida 10549 vezes)

Offline aoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Linguagens de Programação
« Online: 19 de Maio de 2009, 16:43 »
Olá pessoal, estou começando a estudar programação. Já tenho uma noção legal de algoritmos, já aprendi a sintaxe de linguagens como C e PHP. No entanto, eu quero concentrar meus esforços numa linguagem que seja bem completa. Não é meu objetivo desenvolver para web, como PHP ASP etc.
Queria saber de programadores mais experientes quais linguagens se mostram boas opções e quais as características de cada uma.
Se puderem dar exemplos de programas que foram feitos com linguagens seria bem interessante também. Por exemplo, o AutoCAD foi programado em qual linguagem?
Quais as vantagens de cada linguagem? Qual a diferença entre os tipos de linguagem: Orientada a Objetos, estruturada etc.
Qual linguagem é recomendada pra soluções de pequenas empresas como Hotéis etc.

Att.

Alexandre

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Linguagens de Programação
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2009, 22:39 »
Alexandre,

Existem diversas linguagens disponíveis, cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Somente com o tempo você descobrirá. Por exemplo o C trabalha com ponteiros, o que às vezes é extraordinariamente difícil de entender ou o que ocasiona erros, caso o programador cometa algum erro. Já no Java não existem ponteiros. Entretanto o Java (multiplataforma e não o nativo) é cerca de 20 vezes mais lento do que o C. Por sua vez o Java é Orientado a Objetos e o C não, etc... Tudo depende do uso.

Algumas linguagens e suas características:

Linguagem C (Padrão ANSI)*: