Autor Tópico: Problema no boot (9.04)  (Lida 10947 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #15 Online: 01 de Agosto de 2009, 01:30 »
Caro spinbr não entendo porque o Ubuntu entra em modo caracter e você tem que digitar gdm para chamar o ambiente gráfico.

Você pode sim executar os comandos por um LiveUSB. Chegou a testar a memória pelo GRUB?

Para rodar o fsck basta fazer conforme abaixo (com a partição desmontada, claro):

Citar
sudo   fsck   /dev/sdb1

Uma última coisa, poderia retornar também a resposta para o comando "sudo  blkid".

No aguardo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #16 Online: 01 de Agosto de 2009, 01:32 »
Bom, consegui resolver o problema do live cd na internet, por isso estou conectado: em vez de espetar na usb a conexão 3g após o programa estar rodando, dei o boot com ele já espetado e funcionou!  ;D
Seguem as respostas que o root me deu após os comandos que vc sugeriu:
ubuntu@ubuntu:~$ sudo   mount  /dev/sda5   /mnt
ubuntu@ubuntu:~$ /mnt/boot/grub/menu.lst.
bash: /mnt/boot/grub/menu.lst.: Arquivo ou diretório inexistente
ubuntu@ubuntu:~$
Abs.

Para editar o arquivo você pode usar o comando abaixo:

sudo   gedit    /mnt/boot/grub/menu.lst

Não se esqueça de montar a partição primeiro. Fico no aguardo das informações.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2009, 12:00 »
Grande Cristiano. Valeu por todo o apoio e suporte, porém, ontem à noite mesmo, tomei uma decisão radical: Peguei meu cd do Kurumim, abri o GParted e simplesmente deletei o Ubuntu. Eu já havia feito um memtest nele e foram identificados mais de 300 erros, então a coisa não estava boa mesmo...
Parti para a reinstalação e tudo voltou ao normal. Agora quando dou o boot só aparecem as versões 11 (original do meu cd) e a 14 do kernel (agora sim instalada conscientemente). E como aprendi uma lição com isso tudo, ou seja, sistema instável e com problemas é pra ser detonado, pra não ficar toda hora tendo que baixar os pacotes de atualização, aproveitei e baixei um programa chamado Aptoncd e fiz um back up das minhas atualizações em cd. Um espetáculo! 8)
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline docetrago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2009, 20:35 »
Legal que você resolveu seu problema aí.

Por aqui, a coisa voltou a ficar estranha. Mesmo fazendo downgrade pro Intrepid ( 8.10 ), deu boot corretamente algumas vezes e agora tá de novo com essa mensagem "kernel panic : attempted to kill init" e "crc error / system halted".

To desconfiado que foi porque eu troquei os pentes de memória recentemente. Fiz upgrade para 2 GB usando dois pentes da Kingston, belezinha, comprei tudo com nota fiscal, etc... se for isso, devolvo e vejo o que faço. Não dá pra ficar assim indefinidamente, dando boot com esses problemas. Uma hora isso vai detonar geral.

Se alguém puder me ajudar, gostaria de saber onde fica o log das mensagens que aparecem durante o boot. Preciso de ver exatamente o que acontece, e se for o caso, postar aqui pra voces analisarem e me darem uma luz.

Abraços !


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2009, 20:43 »
Grande Cristiano. Valeu por todo o apoio e suporte, porém, ontem à noite mesmo, tomei uma decisão radical: Peguei meu cd do Kurumim, abri o GParted e simplesmente deletei o Ubuntu. Eu já havia feito um memtest nele e foram identificados mais de 300 erros, então a coisa não estava boa mesmo...

Olha só, o memtest é um teste de memória, assim formatar o PC, reinstalar o Ubuntu não vai acertar estes problemas. Recomendo mesmo verificar a real condição de seus pentes de memória.

Citar
Parti para a reinstalação e tudo voltou ao normal. Agora quando dou o boot só aparecem as versões 11 (original do meu cd) e a 14 do kernel (agora sim instalada conscientemente). E como aprendi uma lição com isso tudo, ou seja, sistema instável e com problemas é pra ser detonado, pra não ficar toda hora tendo que baixar os pacotes de atualização, aproveitei e baixei um programa chamado Aptoncd e fiz um back up das minhas atualizações em cd. Um espetáculo! 8)
Abs.

Não gosto de reinstalar Ubuntu para corrigir erro, mas se resolveu para você já esta de ótimo tamanho.

Recomendo você fazer um backup usando o remastersys (com uma pesquisada no fórum você acha farto material sobre ele). Assim você terá um LiveDVD com a imagem exata do seu sistema hoje.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #20 Online: 01 de Agosto de 2009, 20:46 »
Legal que você resolveu seu problema aí.

Por aqui, a coisa voltou a ficar estranha. Mesmo fazendo downgrade pro Intrepid ( 8.10 ), deu boot corretamente algumas vezes e agora tá de novo com essa mensagem "kernel panic : attempted to kill init" e "crc error / system halted".

To desconfiado que foi porque eu troquei os pentes de memória recentemente. Fiz upgrade para 2 GB usando dois pentes da Kingston, belezinha, comprei tudo com nota fiscal, etc... se for isso, devolvo e vejo o que faço. Não dá pra ficar assim indefinidamente, dando boot com esses problemas. Uma hora isso vai detonar geral.

Se alguém puder me ajudar, gostaria de saber onde fica o log das mensagens que aparecem durante o boot. Preciso de ver exatamente o que acontece, e se for o caso, postar aqui pra voces analisarem e me darem uma luz.

Abraços !

Chegou a fazer um memtest ai?

Por tudo que pesquisei para tentar ajudar aqui eu vi muitos casos levando a crer que era mesmo problemas com memória.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #21 Online: 01 de Agosto de 2009, 21:14 »
Grande Cristiano, também não gosto de ficar instalando e desistalando programas no meu hd, até porque isso causa um desgaste no mesmo, diminuindo assim a sua vida útil. Mas sem boot no Ubuntu não dá pra ficar, depois que me habituei a usá-lo é humilhante retornar ao Windows, que uso pra pouquíssimas coisas. Quanto à questão da memória, um amigo tem uma hipótese bastante interessante: Eu tinha um pente de 516 e instalei outro de 1 giga, mas como o meu processador é velho de guerra, um amd semprom 2800, talvez gere esses problemas todos, ou seja, preciso de um up grade. Contudo, não creio que tenha sido esse problema que tenha provocado o pau no boot do Ubuntu, afinal, eu entrava tranquilamente o xp-sp3 quando abria a máquina. Fica a pergunta: Afinal, o que aconteceu? ???
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #22 Online: 01 de Agosto de 2009, 21:29 »
rockarlos64 hardware é uma área que menos entendo, de longe é onde mais apanho.

Porém já vi máquinas com dual boot onde um sistema não entrava e o outro sim (seja windows dando pau, ou Linux) devido a problemas de hardware, principalmente memória.

Acho (só posso achar, já que entendo pouco) que alguns erros afetam mais um sistema, enquanto outros mais a outros, assim acho que o teste de memória é valido,  e se apresentar problemas vale mesmo verificar os pentes.

Outra coisa, ter dois pentes de memória pode causar instabilidades, visto que podem existir diferenças entre ela.

Vou ficar por aqui, quanto mais falar desse tema, maior a chance de falar mais besteire... hehehe.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2009, 21:39 »
Pô, Cristiano, se você fala besteira, eu sou um energúmeno completo, uma besta quadrada realizada! Para com isso! :P Há tempos que tenho pensado nisso, retirar o pente velho de 516 e deixar o novo de 1 giga, mas aí dá aquele cagaço, tipo: vai dar derma! Mexer em hardware é soda! Amanhã abro o gabinete e tiro o pente e seja o que Deus quiser e o diabo permitir...
abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #24 Online: 01 de Agosto de 2009, 21:49 »
Pô, Cristiano, se você fala besteira, eu sou um energúmeno completo, uma besta quadrada realizada! Para com isso! :P Há tempos que tenho pensado nisso, retirar o pente velho de 516 e deixar o novo de 1 giga, mas aí dá aquele cagaço, tipo: vai dar derma! Mexer em hardware é soda! Amanhã abro o gabinete e tiro o pente e seja o que Deus quiser e o diabo permitir...
abs.

O negócio é o seguinte.

- Desligar o PC, tirar mesmo todos os cabos.
- Abrir o gabinete
- Segurar na estrutura antes de pegar em qualquer componente

Dai pra frente acho que é tranquilo.

Retire o pente, faça o teste para saber se o que ficou tem problemas, e teste o sistema. Se tudo funcionar bem por uns dias acho que não tem erro.

E claro que posso falar besteira, cada um no seu quadrado né!!... hehehe... As vezes eu mando bem em algo, as vezes mando mal, todos nós somos assim. E sempre tenho algo a aprender com todo mundo, e só falo isso porque é a simples verdade.

Precisando de algo poste aqui, se estiver ao meu alcance será um prazer ajudar, senão alguém ajuda também, afinal essa comunidade é 10!

[]'s e boa sorte!

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #25 Online: 01 de Agosto de 2009, 22:14 »

[/quote]
O negócio é o seguinte.
- Desligar o PC, tirar mesmo todos os cabos.
- Abrir o gabinete
- Segurar na estrutura antes de pegar em qualquer componente
[/quote]

Grande Cristiano, isso é comigo mesmo! Já faz algum tempo que eu não preciso de técnico de informática aqui. Já troquei leitor de cd por dvd, já troquei fonte plebéia (rsrsrs) por fonte real, já troquei mother board, instalei e desinstalei pentes de memória, enfim, mexer no gabinete não é mistério para mim, o problema é o resultado disso,  principalmente no Ubuntu, tendo em vista (oh, não!) que a maioria das minhas modificações foram feitas como usuário do windows. Vamos ver no que vai dar agora. Como já tomei umas taças de vinho nesta noite fria de inverno, vou ficar logado mas sem mexer em nada. Amanhã, retiro o pente de 512, passo a famosa borracha no pente de 1 giga e posto aqui o resultado.
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #26 Online: 01 de Agosto de 2009, 22:36 »
Grande Cristiano, isso é comigo mesmo! Já faz algum tempo que eu não preciso de técnico de informática aqui. Já troquei leitor de cd por dvd, já troquei fonte plebéia (rsrsrs) por fonte real, já troquei mother board, instalei e desinstalei pentes de memória, enfim, mexer no gabinete não é mistério para mim, o problema é o resultado disso,  principalmente no Ubuntu, tendo em vista (oh, não!) que a maioria das minhas modificações foram feitas como usuário do windows. Vamos ver no que vai dar agora. Como já tomei umas taças de vinho nesta noite fria de inverno, vou ficar logado mas sem mexer em nada. Amanhã, retiro o pente de 512, passo a famosa borracha no pente de 1 giga e posto aqui o resultado.
Abs.

Conta pra mim o que melhorou depois da troca da fonte?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #27 Online: 01 de Agosto de 2009, 22:56 »
O que melhorou foi que não tive mais problemas de superaquecimento. Antes da fonte real, meu computador desligava após poucas horas de uso. Depois que instalei a fonte real isso nunca mais aconteceu, além disso, moro numa região vulnerável a quedas e variações de energia. Hoje, quando as lâmpadas piscam, o computador não mostra nenhuma variação. Sinto-me seguro. :D
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #28 Online: 01 de Agosto de 2009, 23:06 »
O que melhorou foi que não tive mais problemas de superaquecimento. Antes da fonte real, meu computador desligava após poucas horas de uso. Depois que instalei a fonte real isso nunca mais aconteceu, além disso, moro numa região vulnerável a quedas e variações de energia. Hoje, quando as lâmpadas piscam, o computador não mostra nenhuma variação. Sinto-me seguro. :D

É, ainda não tive uma fonte assim... Meu dia vai chegar... hehehe.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #29 Online: 01 de Agosto de 2009, 23:31 »
Cristiano, acredite, foi o melhor up-grade que fiz na minha máquina. É ter certeza que nada no seu computador irá queimar por oscilação de energia, a não ser que você seja um completo idiota, coisa que sei que você não é, e deixar seu computador ligado numa tempestade de raios! Fora isso, é segurança total pro seu hardware. além disso, não é tão caro assim. Pesquise preços.
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.