Autor Tópico: Problema no boot (9.04)  (Lida 10926 vezes)

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #30 Online: 02 de Agosto de 2009, 14:48 »
Boa tarde para todos. Operação memória efetuada com sucesso. Computador funcionando normalmente com apenas um pente de 1G. Porém, quando vou em Sistema>>Monitor do sistema>>Sistema, na parte de hardware indica apenas 939,3 de memória. Onde foram parar os 60,7 restantes? ???
De qualquer forma, hoje à noite, quando eu for dormir, vou fazer outro memtest e ver se o número de erros diminuiu. Amanhã notifico aqui no fórum. Quem sabe a gente consiga associar, definitivamente, determinados problemas de boot à situação da memória, o que seria ótimo para todos os usuários. Afinal, é para isso que estamos aqui! ::)
Complementando informação a respeito da fonte real: antes dela a temperatura CPU tava lá nos 40 e poucos graus, depois da sua instalação, não passa de 32. É uma diferença que não pode ser menosprezada, não é mesmo? Gasta-se um pouquinho mais, mas segurança e tranquilidade não têm preço. 8)
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline spinbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #31 Online: 02 de Agosto de 2009, 16:33 »
Caros amigos, fiz uma gadaca geral. Fui atualizar para o 9.10 através do update-manager --devel-release (acho que é isso). Após mais ou menos uma hora meu PC reiniciou, apareceu o GRUB com todos os Ubuntu karmic (recovery mode, memtest e normal) e após eu selecionar qualquer um a não ser o memtest, o ubuntu carrega, mas depois aparece uma tela com aquele underline (_) piscando no canto superior esquerdo.

Tem solução? Gravei um CD com o Ubuntu 9.04 pois não sei onde está meu pendrive, mas na hora de gravar deu erro no CD (graças ao windows ¬¬).

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #32 Online: 02 de Agosto de 2009, 17:07 »
Prezado spinbr, você fez o memtest, como clcampos sugeriu? Além disso, instalar uma nova versão de software não resolverá seus problemas de hardware. Faça o memtest, veja se há problemas e post aqui. Eu, por exemplo, ao fazer o memtest, percebi uma série de problemas. E hoje à noite farei outro para averiguar se depois das mudanças que fiz, seguindo conselho de clcampos, surgirão menos problemas. Sei que o memtest é chato, demora horas, por isso faço quando estou dormindo, mas é fundamental para entendermos o que está acontecendo com o seu boot.
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline spinbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #33 Online: 02 de Agosto de 2009, 17:20 »
Fiz o memtest sim, deu erro em várias "adresses" (acho que é isso), mas não fiz o teste completo.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #34 Online: 02 de Agosto de 2009, 18:20 »
Fiz o memtest sim, deu erro em várias "adresses" (acho que é isso), mas não fiz o teste completo.
Se deram vários erros, como ocorreu aqui comigo (foram mais de 300! :o) é sinal de que seu computador está com problemas de memória, certo?
Abra o gabinete, limpe o slot (uso um pincel de cedras macias) e o pente de memória (passar uma borracha escolar nos dentes de encaixe). Naturalmente com o computador desligado e para ter mais segurança desligue-o da tomada.
Caso vc tenha mais de um pente de memória, como eu tinha, talvez seja melhor ter apenas um. Como informei em post anterior, somente hoje à noite farei o memtest para averiguar se os problemas de memória diminuiram após a retirada do 2° pente, conforme dica de clcampos. Amanhã tô postando o resultado.
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #35 Online: 02 de Agosto de 2009, 18:37 »
Fiz o memtest sim, deu erro em várias "adresses" (acho que é isso), mas não fiz o teste completo.
Se deram vários erros, como ocorreu aqui comigo (foram mais de 300! :o) é sinal de que seu computador está com problemas de memória, certo?
Abra o gabinete, limpe o slot (uso um pincel de cedras macias) e o pente de memória (passar uma borracha escolar nos dentes de encaixe). Naturalmente com o computador desligado e para ter mais segurança desligue-o da tomada.
Caso vc tenha mais de um pente de memória, como eu tinha, talvez seja melhor ter apenas um. Como informei em post anterior, somente hoje à noite farei o memtest para averiguar se os problemas de memória diminuiram após a retirada do 2° pente, conforme dica de clcampos. Amanhã tô postando o resultado.
Abs.
Fala colega, só mais uma indicação,evite pegar o módulo de memória e tocar com os dedos nos chips, pegue-o com o polegar e o indicador em forma de pinça, isso por causa da estática(eletricidade).
Qualquer coisa:   http://www.laercio.com.br/cursos_web/P4AXP/cap03/siframes.html
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 18:40 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #36 Online: 02 de Agosto de 2009, 18:49 »
Bem lembrado Ioca, espero que nosso amigo tenha lido a sua dica antes de abrir o gabinete. Falha minha. :-[
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline spinbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #37 Online: 03 de Agosto de 2009, 18:14 »
Olá caros amigos, mesmo tendo resolvido meu problema vou fazer tudo que foi indicado quanto às memórias. Qual foi a solução? Reinstalei o Ubuntu. Agora tudo está funcionando perfeitamente, sem qualquer problema no boot. Mais tarde realizarei o memtest. Agradeço pela ajuda de todos.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #38 Online: 03 de Agosto de 2009, 21:30 »
Olá caros amigos, mesmo tendo resolvido meu problema vou fazer tudo que foi indicado quanto às memórias. Qual foi a solução?
Spinbr, hoje de manhã, antes de ir pro trabalho, fui surpreendido pela seguinte mensagem do memtest86: "Pass complete, no errors, press Esc to exit". Caraca, desde que conheço o memtest, disquinho do kurumim que comprei em uma banca de jornal em 2006, nunca tinha tido essa resposta. O meu pente de 512 já devia ter sido aposentado há muito tempo. Mas, ao invés disso, comprei outro de 1 giga e o adicionei. Agora estou com apenas o pente novo e tudo tá uma beleza! ;D
Realize o memtest após a instalação e se os problemas de memória persistirem, siga o conselho de clcampos: tenha apenas um pente. Pelo menos aqui funcionou...
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #39 Online: 03 de Agosto de 2009, 23:04 »
Que bom que as coisas resolveram ai rockarlos64!

Só uma coisa que possa não ter ficado 100% claro... Pode-se usar quantos pentes quiser, desde que estejam bons, lógico... hehehe.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #40 Online: 03 de Agosto de 2009, 23:59 »
Que bom que as coisas resolveram ai rockarlos64!

Só uma coisa que possa não ter ficado 100% claro... Pode-se usar quantos pentes quiser, desde que estejam bons, lógico... hehehe.

[]'s

Cristiano

Isso aí, Cristiano, mas hardware é soda! Não se pode usar quantos pentes se quiser se há diferença entre marcas, tipo um é de uma determinada marca e o segundo é de outra, um é de 2006 e outro é de 2008, dá derma! E isso aprendi graças os seus conselhos e os problemas meus e do spinbr. Descobri que o meu pente  de 512 não estava bom, vamos ver o memtest de spinbr. Quem sabe a gente consiga associar determinados problemas de boot a problemas de memória para a satisfação geral dos usuários do Ubuntu.
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #41 Online: 04 de Agosto de 2009, 00:21 »
Isso aí, Cristiano, mas hardware é soda! Não se pode usar quantos pentes se quiser se há diferença entre marcas, tipo um é de uma determinada marca e o segundo é de outra, um é de 2006 e outro é de 2008, dá derma! E isso aprendi graças os seus conselhos e os problemas meus e do spinbr. Descobri que o meu pente  de 512 não estava bom, vamos ver o memtest de spinbr. Quem sabe a gente consiga associar determinados problemas de boot a problemas de memória para a satisfação geral dos usuários do Ubuntu.
Abs.

Perfeitas as suas colocações sobre memórias diferentes. Só escrevi o que escrevi devido a esta frase:

Citar
...tenha apenas um pente. Pelo menos aqui funcionou...
Abs.

Porque na verdade podem até ser dois pentes, desde que satisfaçam algumas necessidades. Vai que ele tem 3 pentes, e apenas um destoa... hehhe... Preocupações bobas que acabamos tendo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Problema no boot (9.04)
« Resposta #42 Online: 04 de Agosto de 2009, 00:53 »

Porque na verdade podem até ser dois pentes, desde que satisfaçam algumas necessidades. Vai que ele tem 3 pentes, e apenas um destoa... hehhe... Preocupações bobas que acabamos tendo.

[]'s

Cristiano
As necessidades a serem satisfeitas é que sejam da mesma marca e da mesma série, caso contrário, dá derma. Fazer up-grade na máquina não é fácil, se é pra trocar a memória, tem que trocar toda, não adianta manter a velha e adicionar uma nova, achando que com isso vai-se ganhar alguma velocidade extra e um melhor desempenho. Foi isso que eu aprendi aqui no fórum. Aliás, spinbr deveria ser mais específico no seu up-grade de memória: quantos pentes ele tem? quantos ele trocou? manteve os velhos e adicionou novos? Vamos aguardar seu memtest...
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.