Autor Tópico: Gerenciamento de Servidor  (Lida 2948 vezes)

Offline Gilberto Sabadim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Gerenciamento de Servidor
« Online: 30 de Julho de 2009, 20:22 »
Gostaria de sugerir, se é que ainda não foi, a criação de uma interface gráfica para os servidores, visto que muita gente assim como eu, tem dificuldade em trabalhar com sistemas em mode caracter. Caso já exista esta solução, favor infomar. Desde já agradeço.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Gerenciamento de Servidor
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2009, 21:04 »
Caro Sabadim a seção Críticas e Sugestões é em relação ao fórum, e não ao Ubuntu.

Estou movendo seu tópico para Servidores.

Já quanto a seu problema até existem interfaces para auxilio a configuração de servidores, algumas web, mas ai depende de que tipo de servidor você deseja configurar/manter.

Outra coisa, se seu servidor tiver configuração adequada você pode instalar uma interface gráfica (xfce, gnome, kde e etc - a primeira no caso é mais leve) e deixá-la mais leve, retirando pacotes/serviços que não vai precisar usar.
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 21:06 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Fernando Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Gerenciamento de Servidor
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2009, 12:26 »
kara servidor tem q ser maquina dedicada e nao fica usando, para gerenciamento vc pode usa o Webmin, ou para rede e outros servidores o Nagios, nao sou muito fan de usa servidor para trabalho.

Offline tc.espinola

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Gerenciamento de Servidor
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2009, 22:47 »
Dê uma olhada neste site: http://www.opcaolinux.com.br

Offline Alexandre_Cambui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Gerenciamento de Servidor
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2009, 22:24 »
Cara se vc quiser eu te passo um roteiro de instalação do webmim, assim vc poderá assistir e aplicar manutencao em seu servidor pelo browser de qualquer estação da sua rede pelo https...... me mande um email... abraços -
alexandre@frum.com.br

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Gerenciamento de Servidor
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2009, 08:40 »
Cara se vc quiser eu te passo um roteiro de instalação do webmim, assim vc poderá assistir e aplicar manutencao em seu servidor pelo browser de qualquer estação da sua rede pelo https...... me mande um email... abraços -
alexandre@frum.com.br

Caro Alexandre os fóruns foram concebidos para troca de informação de forma pública, acessível a todos os usuários, de forma a disseminar o conhecimento/informação. Assim torna-se uma comunidade mais forte, coesa e unida.

Fornecer ajuda por email, msn, MP, gtalk e afins vai no sentido contrário, tirando dos demais usuários a chance de aprender e discutir sobre as dicas.

O que acha de criar um tópico com tutorial sobre o assunto, ajudando assim muitos usuários, e não apenas quem te enviar um email?

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

junniox

  • Visitante
Re: Gerenciamento de Servidor
« Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2009, 00:00 »
Caro Gilberto Sabadim,

Você pode utilizar para o seu servidor uma versão Desktop do Ubuntu, assim vc terá a interface gráfica do sistema e não aquela tela preta modo texto que muita gente não gosta.
A versão Desktop do Ubuntu é idêntica a versão Server, só vem com uns aplicativos a mais, tipo Apache, PHP, MySQL, mas nada impede que você instale esses aplicativos na versão Desktop do Ubuntu.
Também é importante procurar utilizar no seu servidor uma versão LTS do Ubuntu, as versões LTS tem um suporte extendido (por mais tempo), a última versão LTS é a 8.04

Bom, quanto às interfaces gráficas para gerenciamento do seu servidor, existem diversas soluções. Como citado anteriormente, o webmim é uma delas, porém, na minha opinião o webmin ainda deixa muito à desejar.

Existe uma coleção de ferramentas gráficas para gerenciamento dos mais variados serviços, dá uma olhada no site: http://gadmintools.flippedweb.com/

A única ferramenta do GadminTools que eu não gosto é a do SAMBA, prefiro utilizar o SWAT, ferramenta de administração do samba via navegador de internet. Para instalar digite:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install swato Swat é acessível através do endereço IP ou hostname do seu servidor, seguido da porta 901, por exemplo:
Código: [Selecionar]
http://192.168.10.10:901E, para ter acesso é necessário fazer login com a senha de root do seu Ubuntu. Se você não sabe a senha de root, pode definir uma senha digitando:
Código: [Selecionar]
sudo passwd root
Espero ter ajudado, mesmo que pouco!

Abraços !