Autor Tópico: Procurando erros no sistema  (Lida 7153 vezes)

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Procurando erros no sistema
« Online: 08 de Dezembro de 2008, 11:54 »
Quais os comandos que devo digitar para procurar erros de sistema, de instalação e configuração e quais comandos os corrigem?
Quais os tópicos ou as dicas de pesquisa podem me ajudar?
às vezes aparecem mensagens de erro no meu computador e eu não sei o que eles significam, muitas vezes eu simplesmente os ignoro. É claro que isso tem um preço, mais tarde esse erro pode interagir com outra ação do sistema e escangalhar tudo deixando o sistema irrecuperável. Como no dia em que que dei um "sudo apt-get install *deb" em uma pasta com várias versões de programas em forma de pacote deb. Nada funcionou depois do reboot.
nos tópicos seguintes eu irei fazer comentários sobre as possíveis pesquisas a serem feitas que resolva os problemas de instalação e configuração.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2008, 17:10 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2008, 17:55 »
será que um tópico específico para erros não é útil para o fórum?
Ou ninguém tá afim de queimar pestana para ajudar os colegas?
Eu considero isso importante porque a busca de erros pode evitar aborrecimentos futuros.
Ás vezes voce usa alguns aplicativos que não se relacionam com o erro e não se dá conta da bomba que tem nas mãos até usar o aplicativo X (como o gerenciador de pacotes), e aí, lá vem dor de cabeça.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2008, 09:03 »
Que tipo de erros voce se refere?

1) Erros de disco

2) Erros de drivers

3) Erros de pacotes

4) erros do kernel

5) Erros da interface grafica / X Window System

6) Erros de hardware

para cada um deles existe uma ferramenta, ou às vezes mais de uma.

Normalmente o Linux ao encontrar um erro dá uma dica de solução.

exemplo: => pacotes quebrados foram encontrados ..... execute dpkg --configure -a para corrigir

ou

Não foi possível executar a parte gráfica => verifique /var/log para encontrar o erro

ou

grub error 15


todos os exemplos têm a dica de onde está o erro.

Muito melhor que estar sozinho em casa num domingo de chuva e receber a mensagem => O windows encontrou um erro fatal no modulo 0X8888ce4934 consulte o administrador do sistema ( que é voce )

Poste aqui quais duvidas de erros voce tem. Acredito que o forum pode ajudar. após isto, de depois de alguma pesquisa no Grande Oráculo, voce até faria um tutorial e postaria aqui no forum.

[],s

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2008, 11:26 »
erro de repositorio problema com a chave de assinatura:

Erro GPG: http://dl.google.com stable Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY A040830F7FAC5991

Erro GPG: http://download.virtualbox.org intrepid Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY DCF9F87B6DFBCBAE

Erro GPG: http://akirad.cinelerra.org akirad-intrepid Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY DB70C672B219D801

Erro GPG: http://winff.org intrepid Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 1CD52D7BAAFE086A

Erro GPG: http://packages.medibuntu.org intrepid Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 2EBC26B60C5A2783

e aqui a solução
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Resolvendo-o-problema-do-aptget-NO_PUBKEY/
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2008, 12:57 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2008, 13:13 »
Erro ao atualizar MSN:

|debconf: falha ao inicializar frontend: Dialog
|
|debconf: (O frontend Dialog não vai funcionar em um terminal burro, num buffer shell do emacs ou |sem um terminal controlador.)
|
|debconf: tentando frontend: readline
|(Lendo banco de dados... 210754 arquivos e diretórios atualmente isntaalados).
|
|preparando para substituir amsn 0.97.2~debian-0ubuntu3 (usando.../amsn-097.2-getdeb1_i386.deb) |...
|
|desmpacotando substituto amsn ...
|
|dpkg: erro processandovar/cache/apt/archives/amsn-097.2-getdeb1_i386.deb(--unpack):
|
|tentando sobrescrever '/usr/share/doc/amsn/READMEpt_br' , que está no pacote amsn-data
|dpkg-deb: sub-processo paste foi morto por sinal (pipe quebrado)
|processando gatilhos para menu ...
|
|

erro no cairo-doc que foi desintalado para proteger o sistema (continuação da mensagem de erro anterior)

|/usr/share/menu/cairo-doc: 1: Syntax error: word unexpected (expecting")")
|Execução de /usr/share/menu/cairo-doc não gerou saída ou retornou um erro
|
|erros foram encontrados durande o processamento de var/cache/apt/archives/amsn-097.2- |getdeb1_i386.deb
|
|nem todas as mudanças e atualizações completaram-se. Para mais detalhes, expanda o painel |'terminal' abaixo.
|
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2008, 14:40 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2008, 02:21 »
Erros nos pacotes, ai vc terá que remover por completo o programa que deseja instalar tipo o do exemplo, o amsn, pelo synaptic mesmo remoção completa.

Como é um arquivo deb, só dar dois cliques, caso volte o erro, até pode estar corrompido, coisa que não parece o caso agora.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2009, 16:23 »
o que me deixa mais invocado é:
Citar
ebconf: falha ao inicializar frontend: Dialog

debconf: (O frontend Dialog não vai funcionar em um terminal burro, num buffer shell do emacs ou |sem um terminal controlador.)

debconf: tentando frontend: readline
o que cargas-dágua é isso?
parece que o debconf "tenta" fazer a instalação usando o tal de Dialog e, como não da certo ai ele usa o readline
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2009, 16:26 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline MaikoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Linux - Beginner Ç.Ç
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2009, 14:45 »
marcospinho para resolver este tipo de problema use o comando
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure debconf
E escolha a opção Gnome ou KDE de acordo com sua atual distribuição, mas recomendo a leitura. Depois selecione critica ou o que voce quiser.

Abraço.
Linux - Beginner Ç.Ç

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2009, 06:17 »
foi isso que eu fiz agora, aliás eu não deixo mais passar nenhuma dica nova desde que eu comecei a usar o GoogleReader com agregador de RSS, aparece tudo lá e, junto com o twitter, eu to matando a pau.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2009, 06:59 »
Ola forum

Erros de Sistema?


Guia Foca Linux = gratis na net

Isto é um forum de discussão, não de suporte técnico!

Por acaso todos se ajudam, mas postar todos os erros iriam fazer o forum deixar de ter sentido

Aonde está o glossario de erros do windows? Na pesquisa da net.

Do Unix, idem

Do Mac, idem

Do Gnu/Linux, idem

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2009, 15:19 »
Passeando pelas perguntas e respostas no forum voce pode constatar que essa distinção não está clara. Ja fui ajudado e ajudei bastante aqui e não sei se foi discussão, suporte técnico ou outra coisa qualquer. Apenas o compromisso básico de diminuir a curva de aprendizado de quem esta ingressando no Sistema operacional livre. E assim contribuir para a disseminação do Linux.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Procurando erros no sistema
« Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2009, 19:35 »
Justamente marcospinho, não está clara pois este é o escopo do forum.

 A ideia é justamente disseminar o conhecimento através do aprendizado

A meu ver bem pessoal, um glossario de erros não acrescenta conhecimento, a pessoa vai lá, lê, corrige o erro mas não aprendeu o porquê corrigiu, somente como  corrigiu.


  [],s