Autor Tópico: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades  (Lida 10593 vezes)

Offline RaiJorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Online: 31 de Julho de 2009, 07:45 »


http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/ubuntu-linux-apresenta-vulnerabilidades-30072009-24.shl



A Canonical anunciou um update para o kernel para as versões 6.06 LTS, 8.04 LTS, 8.10 e 9.04 de seu sistema operacional Ubuntu.

Ao todo, são quatro patches que devem corrigir falhas de segurança graves nos pacotes do kernel. Segundo a organização, os problemas foram encontradas por diversos hackers que enviaram mensagens avisando sobre as vulnerabilidades.

A recomendação é que os usuários façam o update das distribuições o quanto antes, incluindo as variações Kubuntu, Edubuntu e Xubuntu. Após a instalação, a máquina deverá ser reiniciada para que tudo funcione corretamente.

Entre os problemas, uma falha no driver de rede pode permitir ataques remotos que podem derrubar o sistema ou garantir que o invasor ganhe privilégios de administrador. Apesar de atacarem áreas diferentes, todos os bugs permitem níveis similares de controle do sistema.

Para fazer a correção, os administradores deverão procurar os seguintes pacotes de kernel:

6.06 LTS para linux-image-2.6.15-54.78

8.04 LTS paralinux-image-2.6.24-24.57

8.10 para linux-image-2.6.27-14.37

9.04 para linux-image-2.6.28-14.47

Por questões de compatibilidade, após a instalação dos updates, alguns programas podem não funcionar mais. A empresa ainda avisa que todos os pacotes de terceiros que foram instalados no sistema devem ser recompilados para que tudo volte ao normal.

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2009, 08:31 »
Meu amigo, isso é sério?

Como proceder para atualizar? O sistema vai buscar as informações sozinho ou tem que ser manual o negócio?
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline RaiJorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2009, 09:07 »
Meu amigo, isso é sério?

Como proceder para atualizar? O sistema vai buscar as informações sozinho ou tem que ser manual o negócio?

Você pode ir em Sistemas>administração>gerenciador de atualizações coloca a senha e aceita os pacotes. Provavelmente seu sistema já deve estar atualizado, pois o próprio ubundt já oferece para atualizar, quem aceitou as atualizações nem percebeu a não ser pela inclusão de mais um kernel no grub.

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2009, 09:18 »
Meu amigo, isso é sério?

Como proceder para atualizar? O sistema vai buscar as informações sozinho ou tem que ser manual o negócio?

Você pode ir em Sistemas>administração>gerenciador de atualizações coloca a senha e aceita os pacotes. Provavelmente seu sistema já deve estar atualizado, pois o próprio ubundt já oferece para atualizar, quem aceitou as atualizações nem percebeu a não ser pela inclusão de mais um kernel no grub.

Minha útlima atualização, sem forçar barra, solicitada pelo próprio ubuntu ocorreu no dia 29-7-2009.
Estou "coberto" então.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Darcamo

  • Visitante
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2009, 14:11 »
Provavelmente sim.
Aqui por exemplo com ubuntu 9.04 atualizado a versão do kernel é 2.6.28-15-generic.

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2009, 15:09 »
Me desculpa a ignorância, mas como faço para saber a versão do kernnel?
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2009, 17:15 »
Me desculpa a ignorância, mas como faço para saber a versão do kernnel?

Sistema>administração>monitor do sistema>sistema.
Usuário Linux- 449417

Darcamo

  • Visitante
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #7 Online: 03 de Agosto de 2009, 22:20 »
Ou usa o comando
Código: [Selecionar]
uname -aProvavelmente existem inúmeras outras maneiras.  ;D

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2009, 22:25 »
Aqui estou usando o 2.6.28-13 e o gerenciador de atualizações não me oferece atualização do kernel.

Apesar que não estou muito preocupado com isso, acho que seria interessante postar onde baixar o kernel mais recente para que todos possam resolver.


abraços.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2009, 08:53 »
Cacetada, tá parecendo Windows, heheheheh!
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2009, 09:17 »
Vc fez as mudanças no sources.list para ativar outros repositórios, como o backports e proposed?



Aqui estou usando o 2.6.28-13 e o gerenciador de atualizações não me oferece atualização do kernel.

Apesar que não estou muito preocupado com isso, acho que seria interessante postar onde baixar o kernel mais recente para que todos possam resolver.


abraços.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2009, 10:43 »
Me desculpa a ignorância, mas como faço para saber a versão do kernnel?

Código: [Selecionar]
uname -r
Quanto ao tópico de forma geral acho necessário explicar que essas atualizações são naturais de qualquer sistema computacional e é muito bom que isso tenha ocorrido pois deixa o sistema que usamos mais seguro. O fato de utilizarmos software Open Source favorece que coloboradores no mundo inteiro encontre falhas e também que já encaminhem correções. Acredito que esse fato aliado com a aquitetura de sistemas Unix seja a nossa principal fonte de segurança e o motivo pelo qual o GNU/Linux é um dos sistemas operacionais mais estável e seguro. Você que usa o Ubuntu, fique tranquilo. Atualize o seu sistema com os comandos abaixo e continue usando o seu sistema e colaborando com a comunidade.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
« Última modificação: 07 de Agosto de 2009, 10:52 por Renato Krause »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2009, 11:07 »
Mais uma vez com perguntas básicas: meu kernel é o 2.6.28-15-generic.

E aí, está tudo certo por aqui? rs
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Ubiracy_Mafra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2009, 14:16 »
E o meu kernel é o 2.6.30. Acho que já foi resolvido o problema de segurança.
Windows 7 Home Premium / Ubuntu 14.04

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux apresenta vulnerabilidades
« Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2009, 19:35 »
Vc fez as mudanças no sources.list para ativar outros repositórios, como o backports e proposed?


apenas o proposed não estava ativado.

Após ativação o gerenciador me forneceu o 2.6.28-15-generic.

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin