Autor Tópico: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...  (Lida 9671 vezes)

Offline gersoncramos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Online: 04 de Agosto de 2009, 11:09 »
Bom dia Pessoal,

Sou um novo usuário de Ubuntu/Linux. Adiquiri recentemente meu primeiro notebook com Linux/Ubuntu 9.04 e gostaria de saber como posso instalar o Windows Vista sem precisar remover o Ubuntu que já vem instalado no equipamento. O motivo de usar o Vista é por conta de jogos 3D.

O fabricante disse-me que o Cd que vem com o equipamento não permite que o Ubuntu crie dualboot. Então pergunto:

1. Qual a versão do Ubuntu que possibilitaria eu instalar o dual boot com o Vista.
2. Como eu faço para instalar o Windows Vista Ultimate com o Ubuntu já instalado no equipamento? Existe um tutorial para isso?
3. É possível instalar o Windows Vista 64bits no mesmo equipamento junto com o Ubuntu, ou apenas a versão 32bits?

Obrigado,
Gerson

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:26 »
Bom, apesar de não ter um laptop aqui, vou tentar ajudar. Sou usuário do Ubuntu 9.04 e desconheço essa informação de que o disco do Ubuntu não crie dual boot, o que tenho aqui por sinal. Só se for um caso específico para laptots, mas mesmo assim acho difícil, pois tem que ter o particionador para efetivar a instalação, e se tem particionador, certamente existe a possibilidade do dual boot. Quanto às suas perguntas, vamos lá:
1) Pelo que me consta, qualquer versão a partir da 7, que foi a primeira que tive aqui, permitem a instalação do dual boot com quaisquer sistemas operacionais da microsoft;
2) Sugiro que você instale o vista por cima mesmo do Ubuntu, salve o que é importante e, após isso, reinstale o ubuntu. Depois de passar pelas etapas escolha de idioma e tipo de teclado, você chegará ao particionamento de disco, lá você terá diversas opções, entre as quais "redimensionar partição". Clique nela, e arrastando a barra divisória você escolherá o tamanho das partições vista e ubuntu. Lembre-se que o Ubuntu precisa de, no mínimo 5 GB, enquanto o Vista, de 16 GB. Redimensione então de acordo com as suas necessidades. Aqui mesmo no fórum há tutoriais mais didáticos. Basta pesquisar.
3) Meu computador é 64 bits e rodo tanto com o xp como com o ubuntu 32 bits sem problemas.
Espero ter sido útil.
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline gersoncramos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2009, 16:21 »
Foi muito útil sim Rockarlos. Eu tinha dúvidas extamente sobre essa questão de ter que primeiro instalar o Windows apra depois o Ubuntu. Uma pena, gostaria de ter como segunda opção de instalação o Windows sem precisar tirar o Ubuntu, mas infelizmente vejo que não dá mesmo. Vamos botar a mão na massa então.

Grande abraço e muito obrigado pela dica.
Sucesso!
Gerson Ramos

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2009, 17:15 »
Realmente, Gerson, você só terá o dual boot instalando primeiro o Vista. Depois instale o Ubuntu e você terá o seu tão almejado dual boot. Faça as instalações e depois nos informe se deu tudo certo. Se der zebra, também, pois estamos aqui para ajudar. Abs. 8)
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline gersoncramos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2009, 18:50 »
Muito obrigado Rockarlos... estarei iniciando as instalações hoje durante a noite... Grande abraço,

Gerson
PyleMusic.com

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2009, 19:24 »
Realmente vc terá que instalar primeiro o Vista, eu recomendaria o Windows 7 que é melhor que o Vista mas o pc é seu você é quem decide o sistema operacional que vai usar e sobre o Ubuntu ele deve ser instalado depois que é muito melhor do que o Windows na minha opinião e que talvez você acabe trocando o Windows pelo Ubuntu com o tempo.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2009, 20:38 »
Olha só, eu já peguei um note que veio com um HD de 120 Gb particionado da seguinte forma:

- Todo o HD (menos a swap) em uma partição primária com o Ubuntu
- Uma partição extendida de 2Gb, e dentro dela uma partição (total) com a swap.

Redimensionei a partição para 20Gb, guardei mais 60 Gb para a /home, e o tamanho restante para o Windows XP (a partição deve ser primária e a única com flag de bootável). Assim o HD ficou assim:

  • Partições primárias:
    • sda1: 20Gb, ext3, montada em / (raiz), sem flag habilitado
    • sda2: 60Gb, ext3, montada em /home, sem flag habilitado
    • sda3: Restante (menos swap), com flag de bootável (lembrando que deve ser a única primária)
  • Partição extendida:
    • swap

Depois que alterei os arquivos /etc/fstab e /boot/grub/menu.lst e estava tudo bem eu instalei o XP.

Instalando o XP perde-se o grub, e é só recuperar com o tópico Mil e uma maneira de recuperar o Grub.

Claro então que é muito mais fácil instalar o Windows primeiro, mas não é obrigatório.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 20:41 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2009, 21:36 »
Claro então que é muito mais fácil instalar o Windows primeiro, mas não é obrigatório.
Tá certo, Cristiano, mas no caso do  Gerson, que é iniciante, como eu,  seguir o caminho mais fácil possibilita que ele resolva os seus problemas mais rápido e depois, com os conhecimentos adquiridos como usuário desenvolvidos, possa fazer todas essas operações. Todavia, seu post é fundamental para todos aqueles que têm um conhecimento mais profundo de informática e ao entrarem aqui achem que a única solução é instalar primeiro o Windows. Como sempre, valeu! :D
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:45 »
Claro então que é muito mais fácil instalar o Windows primeiro, mas não é obrigatório.
Tá certo, Cristiano, mas no caso do  Gerson, que é iniciante, como eu,  seguir o caminho mais fácil possibilita que ele resolva os seus problemas mais rápido e depois, com os conhecimentos adquiridos como usuário desenvolvidos, possa fazer todas essas operações. Todavia, seu post é fundamental para todos aqueles que têm um conhecimento mais profundo de informática e ao entrarem aqui achem que a única solução é instalar primeiro o Windows. Como sempre, valeu! :D

Só postei porque no caso em que tive (o note de um amigo) a empresa disse que se ele tirasse o sistema que veio ele perderia a garantia... acredita?!?!?

Achei um absurdo, mas ele não quis discutir e assim pediu para ajudá-lo.

As vezes acho que essas empresas querem vender e não dar garantia, ou então não entendo o porque destas coisas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gersoncramos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #9 Online: 05 de Agosto de 2009, 00:08 »
Oi Clcampos,

Realmente como fala nosso amigo Rockarlos, eu sou realmente iniciante em Ububtu/Linux, e essa sua linguagem me deixa confuso, mas nada que não possa me aventurar mais adiante. Mas a questão da garantia é interessante olhar apesar da empresa não ter comentado nada a respeito e ter enviado drives para windows também. VOu olhar tudo com calma analisar e mandar ver... ;-)
O meu note tem 320 de HD e não há particionamento algum, apesar de não estar familiarizado com o sistema olhando pelo Ubuntu o disco está inteiro em uma só partição. O windows vista formata todo o disco sem problemas?

Aproveitando o tópico, alguém sabe se a placa intel UMA CL40 suporta jogos 3D?

Obrigado a vocês, realmente todos muito esclarecedores e muito atenciosos o que me deixa seguro e contente em participar da comunidade.  ;)

Abraços e obrigado,

Gerson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #10 Online: 05 de Agosto de 2009, 00:13 »
Oi Clcampos,

Realmente como fala nosso amigo Rockarlos, eu sou realmente iniciante em Ububtu/Linux, e essa sua linguagem me deixa confuso, mas nada que não possa me aventurar mais adiante. Mas a questão da garantia é interessante olhar apesar da empresa não ter comentado nada a respeito e ter enviado drives para windows também. VOu olhar tudo com calma analisar e mandar ver... ;-)

Olha, não me pergunte porque, mas a empresa que disse que perdia a garantia se instalasse windows também enviou um cd com drives para ele... Parece estranho, mas é verdade.

Citar
O meu note tem 320 de HD e não há particionamento algum, apesar de não estar familiarizado com o sistema olhando pelo Ubuntu o disco está inteiro em uma só partição. O windows vista formata todo o disco sem problemas?

Faz sim, mas esta pergunta é mais para outro fórum né, afinal aqui são dúvidas exclusivas para Ubuntu.

Citar
Aproveitando o tópico, alguém sabe se a placa intel UMA CL40 suporta jogos 3D?

No ubuntu?

Citar
Obrigado a vocês, realmente todos muito esclarecedores e muito atenciosos o que me deixa seguro e contente em participar da comunidade.  ;)

Abraços e obrigado,

Gerson

Torço para que pegue gosto pela comunidade e pelo Ubuntu. Ai se junta a nós aqui e será muito bem vindo!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #11 Online: 05 de Agosto de 2009, 21:11 »
Claro então que é muito mais fácil instalar o Windows primeiro, mas não é obrigatório.
Tá certo, Cristiano, mas no caso do  Gerson, que é iniciante, como eu,  seguir o caminho mais fácil possibilita que ele resolva os seus problemas mais rápido e depois, com os conhecimentos adquiridos como usuário desenvolvidos, possa fazer todas essas operações. Todavia, seu post é fundamental para todos aqueles que têm um conhecimento mais profundo de informática e ao entrarem aqui achem que a única solução é instalar primeiro o Windows. Como sempre, valeu! :D

Só postei porque no caso em que tive (o note de um amigo) a empresa disse que se ele tirasse o sistema que veio ele perderia a garantia... acredita?!?!?

Achei um absurdo, mas ele não quis discutir e assim pediu para ajudá-lo.

As vezes acho que essas empresas querem vender e não dar garantia, ou então não entendo o porque destas coisas.
Claro que acredito! Há toda uma combinação entre o fabricante do hardware, que oferece um preço mais baixo para a empresa, pois usa software livre, onde não pagam nada por ele, e como eles sabem que a maioria das pessoas, não estando acostumadas com o mesmo, vão instalar o windows, geralmente pirata, se livram também da garantia >:(
Como diriam os Titãs: "Homem primata, capitalismo selvagem/Eu me perdi na selva de pedra"
A mim eles não enganam mais! 8)
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2009, 23:43 »
Citar
Claro que acredito! Há toda uma combinação entre o fabricante do hardware, que oferece um preço mais baixo para a empresa, pois usa software livre, onde não pagam nada por ele, e como eles sabem que a maioria das pessoas, não estando acostumadas com o mesmo, vão instalar o windows, geralmente pirata, se livram também da garantia Zangado
Como diriam os Titãs: "Homem primata, capitalismo selvagem/Eu me perdi na selva de pedra"
A mim eles não enganam mais!

Aconteceu com um colega meu, ele havia comprado um note da "CCE" que veio com a distribuição "SATUX", e não sabia mexer, ele usava conexão discada, e muito acostumado com o windows, foi logo instalando um monte de programas que em algum momento do passado eu havia passado para ele, claro que todos de uso gratuíto, como o antivirus "AVAST for windows" etc, e quando ele levou ao serviço para me mostrar e pedir para ajudar ele a fazer a conexão na internet discada foi que ele descobriu que estava usando linux, hehe.


E mesmo eu explicando para ele que o note era muito bom para o que ele queria fazer, ler e-mails, navegar na internet e utilizar como máquina de escrever  :P, ficou assustado, e cheio de desculpas com relação a ser muito inexperiente e sua esposa também nao tinha conhecimento de informática, correu trocar o note, achei uma pena pois ele comprou um outro já com uma versão "mswvistastarter", sem querer ofender ninguém mas considerada péssima por muita gente, e note muito inferior de hardware.

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2009, 11:04 »
 O Rockarlos pode ter dito algo sério se os fabricantes de computadores não estão permitindo a troca do sistema operacional do PC é um sinal que nós não devemos comprar deles. No site da produção do Linux Kurumin uma das melhores distros Linux o http://www.guiadohardware.net tem uma parte composta por guias e tem um sobre montagem de computadores talvez nós devemos aprender a montalos que aí nos podemos escolher a vontade o sistema operacional que nós utilizaremos.
 Como se tem diversas marcas de hardware e periféricos eu recomendaria não comprar produtos de marca Asus, PC Chips e outros pois alguns produtos destas marcas são de má qualidade claro que há excessões como placa mãe eu recomendaria a ECS e MSI escolham bem o que irão comprar ou o Linux não iniciara

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Instalar Windows Vista em dualboot com o Ubuntu...
« Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2009, 22:39 »
Pessoal, como eu faço pra instalar o windows XP depois do Ubuntu instalado?
Sabia que era possível e agora tenho certeza, deve ser complicado, mas não quero ter de fazer backup de 60 GB de informação.
Quero seguir usando o ubuntu para navegar e trabalhar. Mas tem certas coisas como jogos que é mais prático largar em cima do windows e deixar ele fazer o trabalhinho...
Estou procurando mas não estou encontrando...
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit