Autor Tópico: "Dependências..." realmente algo frustrante!!!  (Lida 16979 vezes)

Offline mangojambo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Online: 18 de Abril de 2006, 19:42 »
Concordo que Linux é o máximo!!! Que instalá-lo é mais fácil que o Windows... instalar programas nem se fala! MAS... quando o pacote não se encontra nos repositórios do Ubuntu, DEUSOLIVRE!!!
É um tal de adicionar repositório dali e daqui, que aliás também não vejo como problema, se FUNCIONASSE!!!
No final, programas mais específicos para mídia, studio e design, ficam a ver navios!!!

Exemplos? ok:
Cinelerra: a última vez que tentei instalá-lo tinha uma dependência que JAMAIS seria instalada;
SynfigStudio: adicionei o repositório e na hora o dito cujo diz que vai remover APENAS o pacotinho UBUNTU-DESKTOP;
Scribus: Por incrível que pareça estou usando ele no WINDOWS!!! Ultimíssima versão! Ubuntu? Kurumin? Versão 1.2.1 e olha lá!!! - sem falar q também uso no Windows o último Gimp!
Ekiga: esse cago de vez com meu ubuntu! Baixei pelo site todos os pacotes feitos para o BREEZY, instalei com dpkg e... instalou praticamente todos os pacotes quebrados! E adivinha: blz, fui remover no Synaptic e terei q remover o ubuntu-desktop apenas também!!!
Quanta: dá pau também que eu me lembre!
DVDStyler: não deu nem tempo de testar! Por causa do Ekiga não posso instalar!
Openlaszlo: Neem cheguei perto ainda! Já fiquei com medo antes!!  :roll:

Dae começa a bater aquela dúvida: será que eu devo mudar para o SUSE?? Gentoo? etclinux? Será que vai ter os mesmos problemas???

Poxa, não sou programador, compilar também é f*** pq já tentei tantas outras vezes antes... eu só quero instalar, usar, aprender e trabalhar com ele... fazer dinheiro usando ferramentas livres!

MAS COMO SER LIVRE COM DEPENDÊNCIAS QUE TE PRENDE???

Sei que posso estar parecendo ríspido, mas estou apenas frustrado! Qualquer ajuda q SOLUCIONE esses problemas é super bem-vinda!

Obrigado e fiquem com Deus![/b]

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2006, 20:59 »
Rapaz, do pouco que eu sei, se o programa que você quer não estiver portado para sua distribuição, você poderá ter muito trabalho pra fazê-lo funcionar, ou até mesmo não conseguir que ele funcione.

Claro que você pode, e deve, testar outras distribuições. Até achar aquela que vai servir melhor pra você.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2006, 21:29 »
Compreendo a tua frustração... Mas tens que ser um pouco mais pragmatico. De nada adianta abrir um topico só a bater no Ubuntu. Porque aqui as pessoas só te vão dizer...

"Ahh.. pois é uma pena..."

Era melhor abrir um topico a pedir ajuda para cada problema em concreto e ir resolvendo um de cada vez.

Já agora, uma dica, quanto ao Scribus:

http://docs.scribus.net/index.php?lang=en&page=install-dpkg

walrick1401

  • Visitante
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2006, 01:37 »
Vocês deveriam ter vergonha de dizer que esse Ubuntu é melhor que Windows! A meses venho pensando em instalar o Linux e hoje eu decidi baixar e testar para ver se realmente era bom! Tenho um Sempron64 2500+ com 1GB de memória RAM, HD ATA de 100 GB, DVD-RW Samsung e CD-RW LG, Placa mãe PC Chips M871G, com video on-board. Baixei a versão Ubuntu 5.10, gravei o arquivo ISO em um CD-RW, velocidade padrão 4X. Finalmente depois do esforço do download, reiniciei meu computador e dei o boot pelo RW LG. Tomei um susto com a instalação! Como algum idiota foi capaz de dizer que aquilo era amigável????? Nem o velho Windows 98 é tão... nem sei que palavra usar para descrever isso! Tudo bem, vamos em frente! Um monte de coisa foi abrindo e então veio um tal de particionador. Mas eu já tinha deixado o HD preparado para o Ubuntu. Eu uso o Windows XP PRO numa partição e tenho uma partição extra de 45 GB, onde eu pretendia instalar o Linux. Eu configurei a partição e formatei usando um sistema de arquivo que tinha lá, acho que jornaler alguma coisa! Nunca vi isso na vida... ele começou a instalar o sistema base mas sempre quando chega aos 70 % ele para e diz que tem um erro e não consegue instalar um pacote, e tento e tento mas nada muda!
Eu já instalei Windows 98, Millennium, Xp home, Xp pro e nunca tive problemas. Era só escolher a partição e enter. Nesse ridículo do Ubuntu nem ao menos tinha uma opção para escolhre se eu queria usar C ou D como partição.
É por isso que essa porcaria é gratis! Se pra instalar eu tive todo esse problema, imagine na hora de usar.
NUNCA o Linux vai chegar aos pez do Windows, NUNCA!

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2006, 01:56 »
Citação de: "walrick1401"
...Vocês deveriam ter vergonha de dizer que esse Ubuntu é melhor que Windows!...
NUNCA o Linux vai chegar aos pez do Windows, NUNCA!...

O Ubuntu (ou qualquer outro linux) eh melhor que o Windows em varios aspectos sim.
Se voce nao consegue enxergar os pontos fortes e fracos de cada sistema operacional, entao precisa ler mais.

Voce nao imagina por exemplo, o que significa poder abrir qualquer anexo de e-mail ou entrar em qualquer site sem se preocupar com virus.  No windows... tem que atualizar anti-virus, anti-spyware etc.. e rezar muito quando entra na rede. :twisted:

A proposito... se a instalacao para sempre nos 70%, pode ser arquivo baixado com defeito.

Citação de: "walrick1401"
...Nesse ridículo do Ubuntu nem ao menos tinha uma opção para escolhre se eu queria usar C ou D como partição...

Ridiculo eh falar bravo sobre coisas que nao conhece... C: ou D: sao nomeclaturas usadas no DOS/Windows. As particoes e discos no linux sao identificadas de outra forma. Hum...  ta precisando ler mais.

sobre o primeiro post
Citação de: "mangojambo"
...fui remover no Synaptic e terei q remover o ubuntu-desktop apenas também!!! ...[/b]

ubuntu-desktop pode ser removido sem problemas...
ele eh um ¨meta pacote¨ - um pacote que diz quais pacotes precisam ser instalados para ter o ubuntu.

Li isso em algum artigo sobre ubuntu, removi o pacote ubuntu-desktop e nao deu nenhum problema aqui

edit: achei o wiki:
https://wiki.ubuntu.com/MetapacoteUbuntuDesktop

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2006, 10:55 »
walrick

De nada adianta ficar bravo quando algo no sistema não funciona.Nem no linux nem no windows. A forma de funcionamento do linux é diferente, e no inicio, sugiro você chamar um colega ou amigo que já tenha tido contato com sistemas semelhantes antes para a instalação, que no meu entender, é a parte mais chata que o ubuntu tem.

Agora, o que foi falado acima é verdade. Acostume-se ao fato que vai ter de se esforçar mais no inicio para dominar a nomenclatura de um novo sistema. Você já fez isso quando aprendeu a trabalhar com o windows, apenas não tinha como compará-lo com outra coisa, por isso pareceu mais tranquilo. Mas claro que houve problemas, frustrações, choro e ranger de dentes... :)

Depois que você venceu a curva de aprendizagem a coisa ficou mais tranquila e o prazer venceu a dor-de-cabeça. Isso vai ser assim com o linux e com qualquer outra coisa que venha a aprender na vida.

Um abraço e boa sorte


MangoJambo: lembro de você do fórum do Kurumin... Sempre na batalha, mano :)

walrick1401

  • Visitante
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2006, 12:07 »
Não adianta! Isso não vai funcionar mesmo! Agora o Ubuntu quer baixar os pacotes da Internet, mas ele nem está conectado! Afinal, o sistema nem foi instalado completamente, como posso ter internet? Nem tem um botão, alguma mensagem perguntando se eu quero cancelar. Já perdi dois dias e ainda nem vi a cara do Linux.
Eu adoraria chamar um amigo, mas de todos que eu conheço eu sou o que mais entende sobre PCs e realmente não conheço ninguem que tem Linux, muito menos que tenha instalado o Linux. Será que algum de vcs conhece uma distribuição de Linux mais "parecida" com a instalação do Windows, ou pelo menos uma distribuição mais "amigável"? Agora que meu Windows não reconhece mais a outra partição, meu boot está uma bagunça com aquele loader do grub, pelo menos eu queria ver a cara do Linux!
Obrigado pela ajuda e desculpem pela minha raiva.

P.S. Desculpem se isto está em um tópico errado.


Ediado: Tinha que dizer que não uso Anti-virus no meu Windows XP. Nunca precisei, nunca peguei virus, no máximo tive problemas com spy-ware que eu instalei por engano, mas já removi. É a mais pura verdade! O Windows XP é show!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2006, 12:24 »
walrick1401, você está completamente equivocado cara. Se quiser usar Linux sempre comparando com o Windows vai cair do cavalo sempre. Procure se informar mais a respeito de como as coisas funcionam no Linux antes de sair criticando. Quer um Linux fácil, comece pelo Kurumin. Lá tem um monte de tutoriais e guias para iniciantes que não tem a mínima idéia do que seja Linux. Se ainda não gostar do Kurumin, tenta uma versão paga com suporte, como o Mandriva!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2006, 12:49 »
walrick

O que ele está tentando baixar da internet são as traduções português-br para o ubuntu. Elas não são estritamente necessárias, a menos que sua compreensão de inglês seja muito fraca. Antes de tentar baixá-las, é verificado se existe um servidor dhcp na sua rede para automatizar a conexão. Não havendo, ele permite que você configure manualmente essa conexão, conforme você deve se lembrar. Só então ele tenta baixar os pacotes..

Existem outros sistemas mais amigáveis, conforme disse o galactus. O Kurumin é uma distribuição a considerar, assim como Kalango, Big Linux, etc.

Boa sorte

walrick1401

  • Visitante
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2006, 15:52 »
Amigo, eu nunca precisei pagar suporte pro meu Windows! Agora você diz para não comparar, mas vocês, LinuxManíacos, vivem comparando o Windows com o Linux, com essa historinhas de que não tem virus e um monte de outras coisas.
Esse Ubuntu formatou minha partição primária. Eu acabei tendo que reinstalar todo o meu Windows! Minha sorte foi que eu já esperava por algo assim, e eu fiz update dos meus arquivos importantes. O Ubuntu é horrível. A instalação é horrível!
A instalação de um SO é a coisa mais importante. Para o perfeito funcionamento do computador, tudo deve ocorrer bem na instalação. E eu tive problemas o tempo todo. Teve momentos que a instalação simplesmente travava. Regravei o .iso para me certificar que não era problema com o CD, mas os problemas continuaram e na minha última tentativa o Ubuntu formatou meu HD e nem mesmo pediu uma comfirmação se eu realmente queria apagar todos os arquivos, assim como no Windows. Esse particionador é rudimentar e não pode ser usado por um iniciante em Linux. O fato é que o Ubuntu é conhecido por ser uma versão do Linux feita para que todos possam usar. Mas na minha opinião, é necessário fazer uma faculdade para entender o Linux. É incrível a INcapacidade de fazer uma instalação simples que só pergunte o necessário e faça o resto com facilidade e simplicidade. Não existe ao menos um ambiente gráfico que facilite a utilização do software.
Agora eu entendo por que empresas ganham fortunas vendendo suporte para o Linux. Só com muito suporte mesmo para conseguir instalar essa coisa. O dia que esse Linux for utilizável, com certeza ele será tão caro quanto o Windows.
Só lamento ter perdido 2 dias e meio com o Linux. seria muito mais divertido ter feito o download do BETA do Windows Vista, que apesar de ser BETA, é muito mais facíl de usar e principalmente de instalar.
Nos vivemos num mundo capitalista. essa coisa de OpenSource nunca vai funcionar dignamente!

walrick1401

  • Visitante
Re: "Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2006, 15:56 »
Citação de: "mangojambo"
Concordo que Linux é o máximo!!! Que instalá-lo é mais fácil que o Windows...

Esse cara é maluco????

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2006, 16:46 »
Citação de: "walrick1401"
...Tinha que dizer que não uso Anti-virus no meu Windows XP...

Se voce nao usa anti-virus, como sabe que sua maquina ta limpa?  :roll:

Citação de: "walrick1401"
...Esse Ubuntu formatou minha partição primária...

O instalador de qualquer linux faz apenas o que o usuario seleciona... :roll:

Citação de: "walrick1401"
...O Ubuntu é horrível. A instalação é horrível! ...

Nisso eu concordo. O instalador eh um pouco complicado para quem nao esta acostmado com a tela de texto, sem mouse. Voce poderia dar uma olhada no kurumin ou ubuntu-live - eles rodam direto do CD, sem modificar nada no HD. Da pra ter uma ideia bem superficial do que eh um ambiente grafico linux.
O kurumin eu considero o linux mais facil para instalar. Otimo pra aprender a usar o linux como linux, nao apenas como um "windows que nao pega virus".

talvez esses links ajudem:
guia basico do ubuntu: http://www.guiadohardware.net/guias/02/
manual geral do linux: http://focalinux.cipsga.org.br/download/inic_interm/focalinux12-html.zip
mais sobre linux: http://www.guiadohardware.net/ebooks/linux/

se tiver interessado em instalar o kurumin, de uma lida aqui antes:
http://www.guiadohardware.net/guias/03/

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2006, 16:46 »
walrick1401, claro que é mais facil....


Tu estás a tentar fazer as coisas como fazes no windows. Só que Linux não é Windows... Essa do instalar no C: ou no D: mostou logo tudo...

Offline eng_ividal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
tchau walrick1401!!!!!
« Resposta #13 Online: 21 de Abril de 2006, 17:05 »
eh caro walrick1401,

                 migrar para o linux naum eh muito facil msm e se naum tiver muita leitura(antes durante a instalação e depois) pode dar nisso o q vc esta dizendo.

                     perder a particão do windows foi um lapso de sua parte porque era so formatar as particoes manualmente!!!!

                 mas acredito q isso naum vem mais ao caso e vc talvez nunca mais queira manter algum contato com o linux, o q eh uma pena pois eh um sistema bem dinamico!!!!

                naum me inclua no grupo do linux-maniacos pois estou somente a 1 mes no linux também era usuario windows e ainda naum tive nenhuma perda no linux e estou com uma concepção bem diferente de linux do q a sua!!!!!!

               flw's

        [/b]
Celeron D 2.66 G
Phitronics P7V800Pro-M (onboard)
1GB memoria DDR400
UBUNTU 6.10 em dual boot com XP

Offline tjpp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Ubuntu na UFF
"Dependências..." realmente algo frustrante!!!
« Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2006, 17:24 »
É claro que o instalador do Windows tem que ser melhor que qualquer distribuição Linux, principalmente aquelas baseadas no Debian, como o Ubuntu. No Linux, você instala uma vez e nunca mais, basta atualizar como o aptitude. No Windows, você tem que reinstalar tudo quase mensalmente. É só uma questão de evolução.
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física
Universidade Federal Fluminense
Ubuntu/Debian GNU/Linux i386,alpha,amd64