Criei um artigo sugerindo idéias para criação de um mockup para o Ubuntu.
http://atras-da-tela.blogspot.com/2009/08/aparencia-ubuntu.htmlGostaria de ter colocado mais coisas, mas a preguiça não deixou.
Abraço
-------------------
Atendendo o pedido^^
Aparência
s.f. O que se mostra à primeira vista; exterioridade, aspecto: casa de bela aparência; é bom desconfiar das aparências. / Probabilidade, verossimilhança: o fato contradiz todas as aparências. / Filosofia. Aquilo que percebemos, por oposição à realidade em si, que nos escapa. / Engano, ilusão, disfarce: aparência de altruísmo. // Salvar as aparências, encobrir, disfarçar ações que podem comprometer a reputação ou suscitar suspeitas. loc. adv. Em ou na aparência, aparentemente, segundo o que se vê.
Vou falar aqui da aparência do Ubuntu, sugestões para uma base de criamento de um Mockup para o Ubuntu, ou até mesmo um novo tema para o Gnome.
Depois do anuncio da Canonical declarando que deixaria o Ubuntu mais "bonito" que o Mac OS, surgiu um Mockup famoso por ai:
http://1.bp.blogspot.com/_AlEDEpHsgY4/SnXZYBFdcRI/AAAAAAAAACE/SZTVyEeRRyI/s1600-h/ubuntu_mockup_hardy_heron_by_willwill100.png(Mais informações faça uma busca o)
Muito bonito por sinal, mas acho que não seria o ideal para a tentativa de superar o Mac OS no quesito "beleza". Entenderá minha opinião ao final do post.
Creio que para um visual bonito tanto quanto o Mac OS são necessárias algumas considerações ao designer, começando pela valorização do espaço de trabalho, vejo o espaço real de trabalho nos desktops está pode ser comparado como a Beleza vs Memória Ram, a procura de um equilíbrio entre os efeitos que deixar o Desktop mais bonito e o menor uso de Memória Ram, o espaço real do Desktop também deve ser analisado assim, procurar ganhar cada vez mais espaço sem comprometer a usabilidade.
Um ponto interessante na parte gráfica do Mac OS é a barra de rolagem, as duas "setinhas" posicionadas abaixo torna muito confortável a navegação, um item um tanto quanto simples mas que permite o menor arrasto do mouse para uma rolagem, e a ausência da repetição da seta(que rola para cima) no topo da barra proporciona um ganho de espaço, tirando um item que não tem serventia efetiva.
Um ponto fundamental na parte gráfica do MAC OS, são as cores claras(acho que o cinza das janelas no Mac é o cinza perfeito, se é que isso existe hehe), mas não estou falando que precisa ser cinza, branco, etc, precisa ser claro, esse Mockup acima possui cores lindas, certamente inspiradas na cor de co... terra da logo do Ubuntu, mas isso no uso constante de um S.O é muito cansativo, já tentei com todas as minhas forças usar temas escuros(por serem alguns tão lindos), mas não da, trabalho no computador o dia todo, e isso cansa muito meus olhos. Continuando no item cores, não entendo o porque da Canonical usar no S.O esse tom de "terra" ou sei la que cor tem esse marrom/laranja do Ubuntu, é feio de mais, muito mesmo, mas como provavelmente eles usem por tradição e pelo Logo do S.O, então vamos considerar ele, acho que um Mockup sem usar a "terrinha" não seria aceito pelos desenvolvedores, mas também não quer dizer que o sistema todo tem que ser marrom/laranja, podemos colocar esse tom em alguns detalhes(bem pequenos, hehe), e seguindo um padrão para o uso do mesmo.
No caso do Dock, acho que não será usado por padrão no Ubuntu tão cedo, e talvez não precise, é muito simples instalar e configurar um, então se criar um Mockup já pode pensar na "bendita" barra inferior com as aplicações em uso, faça um exemplo com um Dock se quiser(será bem vindo para aguçar a imaginação).
Os ícones são coisa simples, tem tanto ícone legal no gnome-look, não precisa copiar de outro S.O como esse camarada fez no mockup acima, pode tirar base em ícones de outros S.Os mas copiar é complicado(num é? =S).
No mais tentar ser simples o máximo possível, e usar como primeira base os temas já usados no Ubuntu(por padrão).
Acho que escrevi o mais importante em se considerar em uma nova aparência para o Ubuntu.
Muitos pensam não haver importância o visual do Ubuntu, já que ele é tão flexível para configurações, mas podem acreditar que muitas pessoas se apegam a aparências muito mais que funcionalidades(leigos? Sim, mas usuários do mesmo jeito, e os usuário que creio serem o foco da Canonical). A aparência pode tornar muito mais fácil a adaptação em migrações de S.O.
Abraço