Tudo começou há, mais ou menos, nove meses numa palestra do Prof. Dr. Marcos Mafra sobre aplicações de softwares livres na engenharia química. Antes de entrar no tema específico o grupo PET (Programa de Educação Tutorial "me corrijam se eu estiver errado") de Computação fez uma apresentação sobre sistemas baseados em UNIX. A idéia de Linus Torvard era fantástica e a ideologia do software livre apaixonante. Após esta palestra encontrei um colega, o qual é adepto ao software livre e muito bom com o software estatístico (livre) R e este incrivelmente tinha um cd do Ubuntu 8.04 Hardy Heron na mão! É obvio que este saiu das mãos dele e foi parar nas minhas.
Admirado com a minha nova aquisição fui o mais rápido o possível para casa usar o meu novo brinquedo. Chegando em casa, como usuário inexperiente que era, formatei o desktop e instalei o ubuntu, sem dual-boot. O único que detalhe, esquecido no auge da minha empolgação, eu não era o único usuário do computador. Eu tenho uma mãe! E esta usuária (convicta) do Micro$oft Window$. Estava criado o meu problema. Apesar do Ubuntu ser uma das mais amigáveis distribuições do Linux que se pode encontrar hoje, ainda perde em recursos gráficos para o seu concorrente capitalista. Outro problema: o Windows Live Messenger. Apesar de alternativas Open Source como amsn e emesene serem altamente funcionais, não se comparam a beleza gráfica do popular WLM. Resultado, tive que formatar de novo e criar um dual-boot. Uma partição com o nosso amigo de código-livre e outra com o concorrente capitalista em fase de teste.
Desde quando o Ubuntu foi instalado o sistema travava, travava, travava sempre. Conversando com usuários mais experientes descobri que isso não era certo, o sistema é muito estável. Descobri depois de diversas reinstalações que o problema era um conflito ocorrendo entre a duas placas de memória RAM que estavam instaladas no desktop. Removendo uma das placas o problema foi resolvido. Em pouco tempo, surgiram vários problemas com FLASH, com o firefox e comecei a perder a empolgação com a idéia do software livre e aos poucos fui retornando ao mundo fechado da Micro$oft.
Em dezembro de 2008 comprei um notebook e me livrei da divisão de bens computacionais com a minha querida mãe. Este meu notebook veio com o Window$ Vi$ta (a grande bomba da década). Com o tempo passei a ficar com ódio da beleza letárgica do Vista, letárgica se referindo ao consumo GIGANTESSSSCO de memória que este sistema operacional faz. Passei a utilizar o velho companheiro de guerra XP.
Sou extremamente contra a pirataria, mas sou a favor da distribuição do conhecimento e da cultura. Estava fazendo o download de uma série, a qual gosto muito, e estava enfrentando problemas com o XP e o MEGAUPLOAD. Extremamente irritado, fui procurar informções sobre meu velho e esquecido novo amigo Ubuntu. Descobri que havia saído uma nova versão: Ubuntu 9.04 Jaunty Jacklope. Aí vem a questão: desistir de vez do meu fiel companheiro de guerra XP? Para um adorador de games é uma decisão muito difícil, visto que é possivel executar jogos pelo Ubuntu através do Wine, mas o rendimento não é muito bom. Apesar da tristeza no coração resolvi: chega de ser traído pela Micro$oft. Instalei o Jaunty.
Logo veio a primeira descoberta, Ubuntu para arquitetura da AMD 64bits. O rendimento comparado com o Hardy 32bits foi impressionantemente maior (meu desktop era AMD 64bits). A real facilidade para o uso do terminal me surpreendeu, o apt-get é uma ferramenta impressionante. Assim como os comandos rm e mv que poupam muito tempo de clique após clique através do Explorer.
Desde a minha mudança, que completará uma semana amanhã estou muito satisfeito. Ontem num acesso de insônia que tive, fiquei pensando... Por que não criar um Twitter para contar estas experiências neste novo velho universo? Quem sabe isso possa encorajar outras pessoas a fazerem a mesma opção que fiz! Batata! Criei uma página no Twitter. Mas para minha decepção descobri que não era possível criar textos muito extensos. Por isso a idéia do blog. Claro que postarei no Twitter sempre, de coisas novas até posts aqui para os que quiserem seguir.
Twitter:
http://twitter.com/mundubuntuBlog:
http://twitterubuntu.wordpress.comPara quem quiser seguir! Sempre que postar no blog avisarei por lá!
Obrigado pela paciência e por terem chegado até o fim do meu texto!
Renato