piike, esta notícia já virou alvo de "flames" irados lá no fórum PCs. Talvez você não tenha entendi direito a notícia, mas ele resolveu licenciar a marca "Linux", o nome. Não tem nada haver com o kernel. Ainda por cima, ele vai cobrar uma taxa "simbólica" para o uso da marca Linux nas empresas que assim o fizerem, até 5000 dólares por ano. O que para empresas como a Red Hat e o SUSE da NOVELL, não significa nada. Ele tomou esta atitude porque um cara quis bancar o esperto e Patentear a marca Linux. Agora, vê se isso tem cabimento, a marca não é minha, mas como o dono não registra, eu vou lá e tomo dele. Para retomar a marca Linux deste camarada, ele e a comunidade de software livre, gastaram os tubos. Por causa disso é que ele licenciou a marca Linux, para evitar este tipo de coisa e angariar fundos para as lutas judiciais, que custam uma nota preta. Pelo que eu sei, o nome Linux, foi criação dele, da união do nome dele "Linus" com a do sistema "Unix".
Portanto na minha humilde opinião, ele está longe de ter virado o TIO BILL, e não pisou na bola não, ele tá mais é certo. A marca é dele, e software livre não quer dizer que é de graça.