Autor Tópico: Desapareceram todos icones  (Lida 10677 vezes)

Offline mkalil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Desapareceram todos icones
« Online: 18 de Agosto de 2009, 13:47 »
Instalei o Scibuntu conforme a recomendaccao. Entretanto todos os icones desapareceram, ficando apenas
a tela de fundo. O que fazer para recuperar os icones?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2009, 21:14 »
De que ícones você está falando? Ícones que você adicionou (pastas e arquivos) ou ícones de lixeira, Pasta Pessoal, etc.?

Offline mkalil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2009, 10:10 »
Aparece apenas a tela de fundo. Todos icones e barras de ferramentas desapareceram.

Offline ricloff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2009, 12:03 »
Estou com o mesmo problema com o meu Ubuntu Remix 9.04 em um Aspire One. Ontem à noite, instalei o streamtuner + streamripper e gravei algumas músicas com o streamripper. Desliquei o notebook e hoje quando liguei para usar acontece a mesma coisa. Abre a tela de login, entro com usuário e senha mas quando abre a área de trabalho, as barras de tarefas estão ausente. Como sou novo não sei como acessar a configuração da área de trabalho via linha de comando. Acho que pode ser algum problema por lá. Se alguém puder ajudar, agradeço.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2009, 12:05 »
Que estranho isso... O que você está chamando de barras de ferramentas são os painéis superior e inferior, né? Se for isso, experimenta dar um Alt+F2 e digitar "gnome-panel" (sem as aspas). Veja se surte efeito.

Offline ricloff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2009, 13:34 »
Vinícius, o comando gnome-panel surtiu efeito. Estranho é que o ALT+F2 não está mais funcionando ou não funciona no Remix. Fui pelo "Criar Lançador", aciono o Ícone criado e aparecem os painéis. O problema é que ao desligar/ligar, o problema não está solucionado. Tenho que novamente acionar o Ícone do Laçandor do gnome-panel. Deve existir um script onde esse comando possa estar presente e ser sempre acionado ao sistema entrar no modo gráfico. Tens como me ajudar nisso também?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2009, 15:39 »
Tem sim. Claro que o que eu vou lhe ensinar é mais uma "gambiarra" que uma solução, mas deve resolver de qualquer maneira. É mais ou menos como arrancar o dente pra parar a dor em vez de tratá-lo.  ::)

Já que você já consegue recuperar o painel, vá em Sistema > Preferências > Sessões. Lá, clique em "Adicionar", ponha "Painés" (ou qualquer coisa do tipo) no campo "Nome" e ponha "gnome-panel" (nada de aspas, nunca é demais lembrar) em "Comando". Dê Ok, feche a janela de sessões e pronto. Sempre que você der login, o comando "gnome-panel" será executado e seus painéis aparecerão.

Boa sorte.

Offline ricloff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2009, 16:28 »
Por hora, no meu caso,ficou bem. Não sei quanto ao dono do tópico. Obrigado! Como disseste, é uma "ganbiarra". Com o tempo espero descobrir exatamente o que houve. O que fiz para que esse problema aparecesse. Grande abraço!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2009, 16:41 »
Tem sim. Claro que o que eu vou lhe ensinar é mais uma "gambiarra" que uma solução, mas deve resolver de qualquer maneira. É mais ou menos como arrancar o dente pra parar a dor em vez de tratá-lo.  ::)

Já que você já consegue recuperar o painel, vá em Sistema > Preferências > Sessões. Lá, clique em "Adicionar", ponha "Painés" (ou qualquer coisa do tipo) no campo "Nome" e ponha "gnome-panel" (nada de aspas, nunca é demais lembrar) em "Comando". Dê Ok, feche a janela de sessões e pronto. Sempre que você der login, o comando "gnome-panel" será executado e seus painéis aparecerão.

Boa sorte.

Só uma pequena observação, gnome-panel, nautilus e o gerenciador de janelas, deve ter a opção de reiniciar nas preferências de sessão, assim ele sempre retorna quando é derrubado.
fui

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2009, 17:21 »
Tem sim. Claro que o que eu vou lhe ensinar é mais uma "gambiarra" que uma solução, mas deve resolver de qualquer maneira. É mais ou menos como arrancar o dente pra parar a dor em vez de tratá-lo.  ::)

Já que você já consegue recuperar o painel, vá em Sistema > Preferências > Sessões. Lá, clique em "Adicionar", ponha "Painés" (ou qualquer coisa do tipo) no campo "Nome" e ponha "gnome-panel" (nada de aspas, nunca é demais lembrar) em "Comando". Dê Ok, feche a janela de sessões e pronto. Sempre que você der login, o comando "gnome-panel" será executado e seus painéis aparecerão.

Boa sorte.

Só uma pequena observação, gnome-panel, nautilus e o gerenciador de janelas, deve ter a opção de reiniciar nas preferências de sessão, assim ele sempre retorna quando é derrubado.
fui


Ah, não tinha prestado atenção nisso, muito bom, Xterminator. Realmente, o colega ricloff poderia dar uma olhada na aba "Sessão atual" lá em sessões e verificar se o gnome-panel está marcado para reiniciar. Se não estiver, esta pode ser a origem do problema.

Offline ricloff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2009, 17:27 »
Xterminator. Valeu a dica. Como sou novo, infelizmente não soube fazer a configuração, mas fica a lembrança para situações futura.

Sobre o momento que deu o problema, pode ter sido uma atualização automática que tenha provocado o problema pois ontem realizei a atualização. Alguma dica para eu testar possível relação? Existe um log onde eu possa acompanhar as atualizações recentes? Abraço.

Offline ricloff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2009, 08:42 »
Pessoal, detectei mais um problema com as janelas. Na montagem da interface gráfica de qualquer aplicação, não está aparecendo mais a janela base. Aquele janela que toda aplicação gráfica tem, com o ícone da aplicação no canto superior esquerdo e com os 3 ícones a direta (minimizar, maximizar/restaurar e fechar). Deve estar faltando algum componente no sistema. Aquela barra que tem sobre a barra de menus, sumiu! Como está faltando essa janela base, não consigo movimentar e nem redimencionar a janela da aplicação. Onde ela foi montada e como foi, fica para sempre. Nem a janelinha da aplicação está aparecendo na barra de tarefas inferior do Gnome. Alguma sugestão de solução?

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #12 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:09 »
ricloff, o responsável pelas bordas da janela é o "Gerenciador de janelas"
o padrão do Gnome é o metacity, a não ser que você instalou algum outro destes novos WM cheio de efeitos...
levando em consideração este problema a qual você se refere, sem um gerenciador de janelas "nenhuma" tecla de atalho do Ambiente gráfico vai funcionar, e algumas outras coisas como as áreas de trabalho virtuais, lista de janelas podem ficar com problemas também.

Solução, abra um terminal e digite
Código: [Selecionar]
metacity &vá novamente nas preferências de sessão e veja se ele está rodando com a opção reiniciar, caso o comando do metacity não funcione (isto só vai acontecer se ele foi removido por algum motivo), experimente com outro gerenciador que você tenha instalado o GNOME é compatível com a maioria dos Gerenciadores de janelas.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2009, 10:43 »
É relativamente comum isso acontecer com o emerald (caso você tenha uma placa gráfica que suporte o compiz). Eu tinha exatamente esse problema. A solução, se você usa o emerald, é instalar o fusion-icon e adicioná-lo em "sessões" para que ele execute automaticamente no login.

Offline mkalil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Desapareceram todos icones
« Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2009, 14:05 »
Tentei:
Alt-F2 : nada ocorre. Continua apenas a tela de fundo.
Ctrl-Alt-F2: entra no modo terminal (jah havia feito antes). Fazendo login e como su o comando gnome-panel dah a mensagem 'Cannot open display'. Adicionando outras opccoes, resulta na mesma mensagem.
Detectei outro problema: nao dah para fazer shutdown. Tenho que fazer com reboot, entrar no MSWindows e entao fazer o shutdown final.
Agradecco pelas sugestoes dadas ateh o momento.
Kalil