Minha primeira distro foi o slackware, lá por 1996~1997 (baixado com linha discada e instalado via disquete, muitos disquetes). Na época o único motivo era curiosidade.
Vou citar todos os itens propostos (inspirado no gcclt e no Lunik!) e o que acho de cada um deles.
Bom, pra mim o linux trava tanto quanto o windows, então esse não seria um motivo pra mim. O diferencial é que no linux quase sempre eu consigo descobrir porque travou e como concertar. O motivo pra mim então seria a existência de logs, muitos logs!
Nunca tive problema com virus, quer dizer, cada vez que meu pen-drive dá uma passeada ele volta com virus, o anti-virus detecta e limpa automaticamente. Também nunca tive problema com atualizações do sistema ou anti-virus, visto que sempre foram automáticas. Nunca perdi arquivo que não fosse por minha própria estupidez.
O gratuito não me importa, não faz diferença pra mim. Já o livre sim, não no sentido político, mas no aspecto funcional. O sistema pra mim é uma caixa de ferramenta. Uma caixa tamanho pré-definido X, com a super chave Y e o excelente martelo Z pode ser interessante, mas uma caixa que eu coloco o que eu quiser e modifico do jeito que eu quiser é muito mais útil e interessante. Gosto de automatizar tudo, detesto ser obrigado a ficar percorrendo vários menus e janelas repetitivamente para as mesmas tarefas, no linux sempre tem um jeito fácil (ou relativamente fácil) de automatizar essas coisas.
Provavelmente o motivo mais importante pra mim. Eu acho tudo muito mais fácil de ser feito no linux.
Realmente não me importa. Mas a qualidade sim. Apesar de que a maioria dos pacotes poderem ser compilados em outros sistemas, parece mais fácil e prático a integração entre eles no ambiente linux.
Se o software for bom não me importa se a última versão tem 5 ou 10 anos. Já uma comunidade ativa (que é um pré-requisito para se ter pacotes sempre atualizados), isso sim me importa.
- Maior desempenho/velocidade
Pra mim não vejo e não faz tanta diferença entre os sitemas na mesma máquina, sempre tive um bom hardware.
Suporte pra mim (hoje) é o google e os foruns. Nesse aspecto acho que todos sistemas estão parelhos na qualidade (depois de se separar o joio do trigo).
Ou seja, no final pra mim os aspectos mais importantes são liberdade e facilidade.