Autor Tópico: jaunty instala mais não dá boot  (Lida 3489 vezes)

Offline klebermo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
jaunty instala mais não dá boot
« Online: 02 de Junho de 2009, 17:46 »
Olá a todos,
Baixei recentemente o Kubuntu 9.04 para a plataforma x86_64 e instalei num notebook Hp Pavillion dv5-1220br, com chip Turion X2, 2 Gb de RAM e 160 Gb de HD (Enhaced IDE 5400 RPM SATA). A instalação transcorreu normalmente, sem nenhuma mensagem de erro, mas quando reinicio a máquina, aparece o Grub mostra a mesagem "Error 21", e nunca passa desse ponto.
Até o momento ainda não consegui iniciar o notebook com o Kubuntu x86_64 (nem com outras distros que tentei instalar - Fedora 11 Preview e OpenSuse 11.1).
A única vez que consegui a tela de boot do Grub foi quando instalei o OpenSuse 11.1 para x86.
Alguém conhece alguma solução para esse problema?
Será que esse problema é especifico da versão x86_64 do Kubuntu?
Grato,
Kleber Mota

Offline linuxpoint

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: jaunty instala mais não dá boot
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2009, 10:24 »
Bom dia !

Comprei um notebook HP DV-1240br , bios InsydeH20 Rev. 3.5 (versão da bios F.32), Processador AMD Turion 64 dual-core, 3 GB de memória, HD sata 250 GB, Windows Vista.

O Windows Vista foi a mala que tive que carregar. Logo que cheguei em casa formatei o HD e parti para instalação do meu linux. A instalação transcorreu normalmente, sem mensagens de erro, como o Klebermo relatou.

Para minha surpresa, ao iniciar o sistema pela primeira vez, o GRUB emitiu a mensagem "error 21" e, por consequência, travou.

Tentei instalar o Ubuntu, Suse, Mandriva, Biglinux, Livre SO. Todos instalaram normalmente e apresentaram o mesmo erro ao serem iniciados pela primeira vez.

Contatei o suporte da HP e as únicas informações que consegui foram:

Seu computador não é compativel com sistemas GNu/Línux.
Se você instalar um sistema desses perderá o suporte gratuito e mais algumas vantagens.


Pensei em trocar a máquina, porém, antes de fazer isso, resolvi tentar trocar informações com pessoas que estão passando pelo mesmo problema para encontrar-mos juntos uma solução.

Pesquisando na internet descobri que para instalar o XP eu teria problemas neste note. Resolvi fazer o teste e batata. O XP deu tela azul e não instalou.

Iniciei o disco de recuperação do Debian, montei a partição onde o sistema está instalado e tudo encontrava-se lá, em perfeitas condições de uso, inclusive o GRUB.

Usei o hexeditor para confirmar se o GRUB estava instalado nos primeiros 512 bytes do HD (MBR). Tudo perfeito.

Verifiquei as partições com CFDISK, tudo OK.

Verifiquei o arquivo menu.lst a fim de saber se estava apontando para partição correta e tudo OK.

Pesquisando mais na internet descobri que o provável problema é uma incompatibilidade com a BIOS.

Entrei no SETUP e, praticamente, só consigo alterar é a hora e a ordem dos dispositivos para o boot.

Engraçado é que na BIOS tem a iformação de que o sistema operacional instalado é o Vista, entretanto não tenho acesso para modificar.

Contatei o Klebermo (Kleber) e ele continua sem solução para o problema.

Por tudo isso, estou conclamando à todos aqueles que estão passando pelo mesmo problema e também aqueles que estão dispostos a ajudar, para reunirmos aqui informações que possam trazer a solução para o problema.

A venda casada é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. No caso de sistemas operacionais, por analogia, ao menos a opção de escolher um produto sem qualquer sistema, destravado, ou sem impedimentos, para instalação de outros sistemas, deveria ser dada. 

Sistema operacional e computador são produtos diferentes, com fornecedores diferentes, vendidos de forma casada.

Tentativas de monopolização do mercado são altamente ilegais, confrontando diretamente a Constituição Federal.

Caso não consigam resolver os seus problemas procurem um advogado e peçam indenização, através do Juizado Especial Cível. Quando o número de indenizações for muito grande e estiver causando prejuizos aos fabricantes, não teremos que engolir produtos que não queremos comprar ou utilizar.

A lei nos garante isso !

Basta fazer valer !
 

 

« Última modificação: 04 de Junho de 2009, 10:30 por linuxpoint »

Offline klebermo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: jaunty instala mais não dá boot
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2009, 17:09 »
Após dica do usuario acima (por e-mail) consegui dar boot no meu notebook substituindo o grub pelo lilo (através da instalação do slackware em dual-boot)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: jaunty instala mais não dá boot
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2009, 17:22 »
Após dica do usuario acima (por e-mail) consegui dar boot no meu notebook substituindo o grub pelo lilo (através da instalação do slackware em dual-boot)

É uma situação bem tipica do que sempre falo.

Se outro usuário chegar a este tópico ele ficará frustrado pois a solução não esta disponível para todos, e sim em um email.

E isto acontecendo justamente em um fórum, onde as informações ficam disponíveis a todos, nos tópicos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline linuxpoint

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: jaunty instala mais não dá boot
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2009, 09:30 »
Bom dia !

Peço a todos desculpas.

Queria ter postado a solução ontem só que não tive tempo. Priorizei o e-mail para o colega porque sabia que estava passando pelo mesmo problema.

Após tentar quase todas as distribuições sem sucesso resolvi radicalizar. Apaguei todas as partiçôes, enchi o HD de zeros com o comando DD, criei uma partição única (já que tinha 3G de memória), formatei e reinstalei o sistema. Novamente a mensagem "error 21" apareceu.

Foi aí que me veio a idéia de instalar o LILO no lugar do GRUB. Fiz isso, através do disco de instalação do Debian (Modo Recuperação) sem muita esperança.

Quando digitei o comando lilo, que instala o mesmo na MBR, um monte de warnings e uma aviso de BUG da BIOS foram emitidos.

Pensei que não ia dar certo, mas ao reiniciar o computador tive a boa surpresa de poder acessar o sistema pela primeira vez.

Abaixo as mensagens do LILO.

Warning: LBA32 addressing assumed
Warning: LILO will try to compensate for a BIOS bug: (drive 0x80) sectors > 63
Warning: Maximum number of heads = 64 (as specified)
exceeds standard BIOS maximum of 63.
Warning: Maximum number of heads = 64 (as specified)
exceeds standard BIOS maximum of 63.
Warning: Maximum number of heads = 64 (as specified)
exceeds standard BIOS maximum of 63.
Warning: Maximum number of heads = 64 (as specified)
exceeds standard BIOS maximum of 63.
Added Linux *
6 warnings were issued.

Offline Gunfree

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 208
    • Ver perfil
Re: jaunty instala mais não dá boot
« Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2009, 13:06 »
Isso tem cheiro de HD bichado... Se eu fosse você rodaria um fsck neste HD com urgência, se duvidar iria direto para uma solução mais robusta, como executar um Seatools (se for SeaGate) ou o SpinRite (pago).
Linux Registered User: #491793

Offline m4rc10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: jaunty instala mais não dá boot
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2009, 10:43 »
Bom dia a todos tambem tenho um note da serie dv5 o procedimento aqui foi normal formatei o hd interio excluindo a partição de recuperação da hp instalando o windows 7 primeiro e depois o ubuntu em uma partição separada e o unico problema que eu tenho é com o wireless que não funciona  :'( mais isso é apenas um detalhe que se eu não conseguir corregir vocês serão os primeiros a saber
Hp pavilion 1220br

Offline paulocelso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: jaunty instala mais não dá boot
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2009, 12:22 »
Saudações a todos,
Também tenho o referido modelo de notebook e queria instalar o ubuntu. Foi ótimo te encontrado este tópico na medida em que ia me aventurar a proceder de acordo com o tutorial http://www.baixaki.com.br/info/1634-instale-windows-e-linux-no-mesmo-pc-sem-dificuldades.htm  (acho que eu não teria uma boa surpresa).
Vejo dois problemas:
1) a solução técnica - instalação do ubuntu (inclusive com a solução do problema da rede sem fio);
2) a solução comercial - conforme foi mencionado venda casada é proibida. Além disso, no termo de garantia está escrito (em letras maiúsculas) que "a hp não fornece garantia para os produtos de software, incluindo qualquer produto de software ou sistema operacional previamente instalado pela hp". Ora, se ela não dá garantia sobre o sistema operacional que está instalado (mas cobra por ele), por que não permite a instalação de outro a critério do usuário?? Penso que nós (clientes da hp) ficamos numa situação de completa insegurança.
Mas, vamos esperar que seja encontrada uma saída técnica e que possamos utilizar o ubuntu em nossos notebooks.
Obrigado a todos.
PC