Tem gente que esqueceu o Blaster (com o problema do svchost.exe) e o Sasser (com o problema do lsass.exe ou algo assim, hehehe), que são serviços do sistema e não precisam de IE e que infectaram máquinas pelo mundo afora e ainda continuam infectando, lógico que em muito menor grau. Os críticos tem memória curta...
Só por isso o sistema é inseguro? Ainda não conheci programa nem sistema operacional perfeito.
Felizmente são raros os bugs como o explorado pelo Blaster.
No entanto, o assunto do tópico não é esse e sim o que acontece diariamente: milhões de usuários que não diferenciam por ex. um com de um jpg.
Como diz neste tópico:
A internet é segura, o usuário é que não.
http://my.opera.com/portugues/forums/topic.dml?id=42329Sites como IDG Now, Terra Tecnologia, PC World e similares sobrevivem graças à desinformação.
Quer exemplo?
Suponha que não entendo nada de computador e leio a seguinte página.
------------
Início da visão de um leigo
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3162933-EI4805,00-Veja+como+proteger+seus+dados+de+cibercriminosos.html"Veja como proteger seus dados de cibercriminosos"
Certo, vou ler.
"- Manter o sistema de proteção do computador sempre totalmente atualizado, pois é que barra a entrada de cibercriminosos e também elimina os arquivos que copiam dados do seu PC."
Ótimo, o meu técnico instalou 1 anti vírus, um firewall, 2 anti spywares. Ele disse que só isso vai me proteger dos "háquer". Disse também que as atualizações do Windows são automatizadas. Então estou bastante seguro!
Só não entendi o que essa matéria quis dizer com "elimina os arquivos que copiam dados do seu PC".
" Evitar o acesso a páginas duvidosas que contenham senhas/seriais."
Mas por quê? O que tem a ver página de serial com insegurança?
"- Ter sempre um bom anti-malware."
Eu tenho anti vírus e anti spyware. Anti malware é a mesma coisa?
"- não clicar em links recebidos por e-mail, MSN, Orkut, etc."
E agora, o que eu faço? Como vou usar a internet sem clicar em links??
"- Spams seduzem o internauta com assuntos que despertam curiosidade. Resista e delete o e-mail sem abri-lo."
O que é spam? E por que isso é ruim?
"- Fique atento a qualquer e-mail ou mensagem, mesmo de amigos, e não abra anexos ou clique em links suspeitos."
Quer dizer que se eu receber fotos por e-mail, devo excluir também?
Fim da visão de um leigo.
-------------
Conclusão: não ensinaram absolutamente nada. Só causaram preocupação no leitor e paranóia.
O mesmo usuário que instala malware(acredita em tudo), é o mesmo que poderá digitar isso no Linux
# mkfs.ext3 /dev/sda/
.
Se prevenir de malware é mais simples do que saber o resultado de 10*7. Os métodos de infecção são sempre os mesmos.
Essa matéria do IDG Now, como sempre, é alarmista e sem fundamento.
75% dos sites distribuíram malwares por mais de seis meses
Se vc, meu caro velox256, já usou o Opera ou o Firefox no Windows, sabe perfeitamente que não pode e nem consegue se contaminar pelo drive-by-download.
http://en.wikipedia.org/wiki/Drive-by_downloadAo contrário do que diz na matéria.