Autor Tópico: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu? (Resolvido)  (Lida 5993 vezes)

Offline naildoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Boa noite gente? Estou aprendendo a usar ubuntu e to "quebrando a cara" com coisas simples. Coloquei umas fotos na pasta imagens e dei um clique com o botao direito do mouse, apareceu umas opçoes e entre elas - opçoes de compartilhamento - marquei essa opçao pq quero compartilhar com os outros usuarios do meu pc (meus filhos) e abriu-se uma janela na qual marquei a opçao: compartilhar essa pasta e mandei criar compartilhamento. Feito isso troquei de usuario e fiz login como outro usuario (meu filho) e quando abri a pasta imagem nao tinha nada. E agora?Sei q no windons tinha uma pasta chamada documentos compartilhados, e no ubuntu como e que e? Se alguem puder ajudar-me fico grato...
« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 20:55 por naildoba »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2009, 00:12 »
Esta opção ai é para compartilhar pastas com outros PC's.

Eu recomendaria você criar um diretório diretamente dentro de /home para você colocar os arquivos compartilhados. Por exemplo: /home/ArquivosCompartilhados.

Se você quiser que esse diretório esteja 100% liberado clique nele com o botão direito (usando o nautilus) e selecione a opção "Propriedades".

Na aba "Permissões" deixe todas as opções (Proprietário, Grupos e Outros) como "Criar e excluir arquivos".

Já se você quer limitar apenas para você e seu filho eu recomendo criar um novo grupo (usando a opção Sistema > Administração > Usuários e Grupos).

Adicionar os usuários a este grupo (dentro da mesma opção).

E na aba "Permissões"  das  "Propriedades" do diretório de compartilhamento (via nautilus - igual acima) passe o grupo para este que você criou agora, e deixe ele com a opção "Criar e excluir arquivos", e em outros "Nenhum".

Putz... que coisa complicada... espero que entenda.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline naildoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2009, 14:18 »
Clcampos, Valeu pelas dicas, mas continuo com duvidas pq sou novo no ubuntu e n to entendento quase nada disso. Como e que faço p criar esse diretorio? O qe significa esse tal de via nautilus? Obg...

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2009, 19:02 »
O Nautilus é o gerenciador de arquivos do Gnome, assim como no windows tem o explorer por exemplo, ai vc clik em locais, vai abrir um ambiente onde mostra todas as pastas do seu pc, ai vc clic da direita sobre a pasta q quer compartilhar, vai ter várias opções, isso faz parte das diferenças entre os sistemas operacionais, procure no item propriedades a 3º aba escrito permissões, lá vai ter o item grupos, procure pelo nome do seu filho e deixe marcado e coloque as opções de criar e excluir arquivos. acho q é isso
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2009, 21:54 »
Pode ser que talvez eu não tenha o costume de passar as dicas pelo ambiente gráfico e tenha complicado a explicação, mas acho que esse tópico é uma prova que o ambiente caracter as coisas acontecem mais fácil/rapidamente.

Por favor leia tudo antes de fazer qualquer coisa.

Vou tentar passar as mesmas dicas, mas usando o terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal).

1o). Crie o diretório:

Código: [Selecionar]
sudo   mkdir    /home/ArquivosCompartilhados
------ Se você quer que a pasta seja acessada por todos siga os passos daqui: ------

2o). De permissão de acesso geral ao diretório:

Código: [Selecionar]
sudo   chmod    777     /home/ArquivosCompartilhados
3o). Para evitar problemas com acesso para gravação aos arquivos eu sugiro que edite o arquivo .profile de cada usuário (pode usar a opção Aplicações > Acessórios > Editor de Texto, ou execute o código abaixo) e adicione ao final a linha umask 000.

Citação de: Dentro do terminal de Cada Usuário execute
gedit       ~/.profile

------ Se você quer que a pasta seja acessada apenas por alguns usuários siga os passos daqui: ------

2o). Crie um grupo para colocar os usuários:

Código: [Selecionar]
sudo     addgroup    Compartilhados
3o). Mude as permissões do diretório criado:

Código: (Primeiro Permissão) [Selecionar]
sudo  chmod    770     /home/ArquivosCompartilhados
Código: (Agora Grupo) [Selecionar]
sudo    chgrp   Compartilhados     /home/ArquivosCompartilhados
4o). Adicione os usuários que terão acesso ao diretório ao grupo criado:

Citação de: Este comando deve ser executado para cada usuário que poderá acessar o diretório
sudo    adduser   Nome_Do_Usuario    Compartilhados

5o). Para evitar problemas com acesso para gravação aos arquivos eu sugiro que edite o arquivo .profile de cada usuário (pode usar a opção Aplicações > Acessórios > Editor de Texto, ou execute o código abaixo) e adicione ao final a linha umask 000.

Citação de: Dentro do terminal de Cada Usuário execute
gedit       ~/.profile

----------------------------------------------------------------

Espero que te ajude!

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 22 de Agosto de 2009, 21:58 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline naildoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2009, 09:47 »
Caro asghan
Na aba Permissoes q vc falou, la no item grupos n tem os outros dois usuarios q criei (meus filhos). So tem o meu nome e algumas opçoes como: adm, admis,dialout, cdrom etc. O q pode ta errado? Obg...

Offline naildoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2009, 09:53 »
Clcampos agradeço pela resposta mas to com problema p criar esse diretorio pq quando digito o nome do diretorio e dou enter o terminal pede minha senha e quando tento digitar a senha nenhuma letra e digitada. E como se o teclado n tivesse funcionando. O q pode ser? Obg...

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2009, 15:01 »
Clcampos agradeço pela resposta mas to com problema p criar esse diretorio pq quando digito o nome do diretorio e dou enter o terminal pede minha senha e quando tento digitar a senha nenhuma letra e digitada. E como se o teclado n tivesse funcionando. O q pode ser? Obg...

É assim mesmo, pode digitar q dá certo
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline naildoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2009, 21:51 »
Clcampos e Asghan...valeu pelas dicas mas essas coisas sao complicadas p/ quem trabalhava so com windons onde ja tinha tudo pronto. Seria possivel vc detalhar mais o 3º item onde vc sugere editar o "arquivo.profile"? Que arquivo e esse? O que tenho q digitar exatamente? em que menu ficara essa pasta "arquivos compartilhados"? Como acessa-la? Obg...

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2009, 08:38 »
@ naildoba

Parabéns, você está trilhando o caminho mais longo, mas que com certeza vai te dar os maiores ganhos: o da pesquisa e aprendizado! Todas as tuas dúvidas são extremamente pertinentes e é muito legal ver que você está se esforçando para seguir todas as instruções que estão te dando. É assim mesmo. No começo vai dar um pouco mais de trabalho. Logo você estará dominando os atalhos, mas como na vida real, antes tem que conhecer o caminho ;) .

No Windows, você define em "Propriedades" se um arquivo é oculto ou não. No Linux isso é muito mais simples: o que define é o próprio nome do arquivo. Todo arquivo cujo nome começe por "." é um arquivo oculto. Um deles é justamente o .profile. Você pode editar um arquivo oculto do mesmo jeito que faria com qualquer outro. Cada usuário tem o seu. Ele se encontra na pasta pessoal do usuário (/home/nomedousuário). Para acessar arquivos ocultos com o Nautilus, simplesmente tecle Ctrl+H e eles serão mostrados. Localize o .profile, dê um duplo clique no mesmo, vá até o final e acrescente a linha sugerida. Saia salvando. Para as alterações de um .profile fazerem efeito, o usuários tem que se logar novamente.

Boa sorte!

Offline naildoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2009, 23:53 »
Valeu pelas respostas gente...mas infelizmente n consegui compartilhar os documentos q quero. Quando faço login no usuario do meu filho n aparece essa pasta "documentos compartilhados" que criei...

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2009, 02:03 »
clcampos, pelo que eu entendi o nosso amigo naildoba precisa que a pasta compartilhada fique visivel no próprio desktop de todos os usuarios, para facilitar o acesso, sei como fazer isso, manualmente, ou seja, entrando em cada diretório desktop de cada usuário e criando um link para a pasta compartilhada, mas acredito que tenha um modo mais fácil de fazer isso. como coloca-la no desktop padrão. Infelizmente ainda não sei fazer, não deu tempo de fuçar.

e eu fiquei curioso a respeito deste processo:

"5o). Para evitar problemas com acesso para gravação aos arquivos eu sugiro que edite o arquivo .profile de cada usuário (pode usar a opção Aplicações > Acessórios > Editor de Texto, ou execute o código abaixo) e adicione ao final a linha umask 000."

Qual a função dele?

Um abraço.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 02:05 por coruja »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2009, 09:12 »
Valeu pelas respostas gente...mas infelizmente n consegui compartilhar os documentos q quero. Quando fa\u00c3\u00a7o login no usuario do meu filho n aparece essa pasta "documentos compartilhados" que criei...

Se você criou o diretório onde descrevi  (em /home) ele estará visível a todos os usuários, porém você terá que navegar (via nautilus - acessível via Locais > Pasta Pessoal por exemplo) até o local, assim como faz no windows explorer do windows.

Mas se você quer fazer como disse o coruja, e deixar um atalho para ele em cada Desktop você pode simplesmente criar um atalho, e isso é o mais fácil. Como você tem só dois usuários vou te ensinar de forma manual mesmo:

1o). Clique com o botão direito no Desktop e selecione a opção "Criar Lançador".

2o). De um nome para o lançador (ex.: Documentos Compartilhados)

3o). Em comandos digite: "nautilus     /home/ArquivosCompartilhados"

4o). Clique em Ok


clcampos, pelo que eu entendi o nosso amigo naildoba precisa que a pasta compartilhada fique visivel no próprio desktop de todos os usuarios, para facilitar o acesso, sei como fazer isso, manualmente, ou seja, entrando em cada diretório desktop de cada usuário e criando um link para a pasta compartilhada, mas acredito que tenha um modo mais fácil de fazer isso. como coloca-la no desktop padrão. Infelizmente ainda não sei fazer, não deu tempo de fuçar.

e eu fiquei curioso a respeito deste processo:

"5o). Para evitar problemas com acesso para gravação aos arquivos eu sugiro que edite o arquivo .profile de cada usuário (pode usar a opção Aplicações > Acessórios > Editor de Texto, ou execute o código abaixo) e adicione ao final a linha umask 000."

Qual a função dele?

Um abraço.


O comando umask define a máscara padrão (de permissões) para criar arquivos/diretórios.

Se você quer entender mais sobre permissões recomendo ler o ótimo tópico Permissões de arquivos e diretórios. Inclusive digo que saber bem como funciona as permissões no Linux é um grande caminho andado para facilitar sua vida.

E se quiser saber mais sobre o umask basta abrir o terminal e digitar man   umask.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline naildoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2009, 23:46 »
Caro asghan...vc falou q entrando nas "propriedades" de uma pasta q quero compartilhar, por ex. "imagens", na aba permissoes e no item "grupos" eu teria a opção de colocar os outros usuarios do meu pc. Ve so cara... no meu pc alem de mim tenho mais dois usuarios q sao meus filhos. Faço logof como sendo qualquer um deles (com suas respectivas senhas, e claro) mas, infelizmente, nesse tal item chamado "grupo" que fica na aba permissoes  n existe o nome de nenhum deles, apenas o meu e alguns outros como adm, admis,etc. O caminho q fiz foi este:(cliq com botão direito sobre a pasta>propriedades>permissoes>grupos).O q sera issso? Onde posso ta errando?

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar documentos entre usuarios no OS ubuntu?
« Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2009, 08:51 »
Opa!  O CLCAMPOS já postou como você faz para acrescentar um usuário a um grupo:

4o). Adicione os usuários que terão acesso ao diretório ao grupo criado:

Citação de: Este comando deve ser executado para cada usuário que poderá acessar o diretório
sudo    adduser   Nome_Do_Usuario    Compartilhados