Autor Tópico: 64bits Solução- reconhecimento do PC pelo Banco do Brasil e instalação java.  (Lida 13783 vezes)

Offline David Shannon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
É a primeira vez em que faço um Tuto na minha vida  :D, então vão ae me desculpando por qualquer erro.

 Sempre tive dificuldade de acessar o Banco do Brasil no ubuntu 64bits e o fato de só ter 3 meses de experiencia com o sistema piorou mais ainda minha situação, porém com muita leitura dei jeitinho de fazer as coisas funcionarem e finalmente decidi tentar ajudar outros que estejam com a mesma dificuldade.
Atualmente no ubunu 9.04 64bits já possível acessar o Banco do Brasil (BB) sem nenhuma treta e usando o firefox e o java 64bits, no entanto, o PC não é reconhecido pelo site fazendo com que você tenha um acesso limitado. E nesse momento me vi obrigado a voltar para o firefox 32bits   :'(
Nesse tutorial estou mostrando:
- como instalar o java 64bits e o 32bits mais recentes e como configura-los nos respectivos navegadores Firefox 64bits e 32bits,
- como configurar para que seja possível os dois navegadores ativos ao mesmo tempo e com seus respectivos javas totalmente funcionais e o melhor de tudo com o banco do brasil funcionando sem nenhum erro no teclado virtual, seu PC sendo reconhecido pelo site fazendo com que você possa acessar sua conta sem nenhuma restrição. Lembrando que qualquer dica, sugestão, dúvida, é só escrever.
Vamos ao que interessa!

Não execute o Firefox32bits e o Firefox64bits ao mesmo tempo durante a execução desse tutorial, a não ser quando for solicitado (no final do tuto tem ensinando a fazer isso), até porque só irá funcionar uma instancia de cada vez. O Firefox 64bits utilizado no tutorial é a versão 3.0.13, que é a versão presente no repositório. kernel linux 2.6.28-15 generic.


Instalando o java 64bits mais recente.

Desinstale qualquer versão de java que você tenha.


Baixar o “Java SE Runtime Environment” para linux 64bits:

http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp


Crie o diretório com o comando:

sudo mkdir /usr/share/java64


Acesse a pasta que você criou:

cd /usr/share/java64


Mova o arquivo java baixado para a pasta (no meu caso o arquivo estava no meu Desktop):

sudo mv ~/Desktop/jre-6u16-linux-x64.bin /usr/share/java64


Faça ele executavel:

sudo chmod 755 jre-6u16-linux-x64.bin


Execute o arquivo com o comando e avance nos textos que vão aparecer. Depois de ter aceitado os termos de licença sera criado uma pasta com o nome “jre1.6.0_16”. Comando:

sudo ./jre-6u16-linux-x64.bin


Agora vamos instalar o java e torna-lo o fornecedor java padrão do sistema, com os seguintes comandos:

sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/share/java64/jre1.6.0_16/bin/java" 1

sudo update-alternatives --set java /usr/share/java64/jre1.6.0_16/bin/java


Após a execução dos comandos acima você vai ver a seguinte mensagem:

Usando '/usr/share/java64/jre1.6.0_16/bin/java' para fornecer 'java'.


Agora vamos instalar o plugin do java 64bits para que funcione no navegador 64bits.

Crie a pasta. Comando:

mkdir ~/.mozilla/plugins


Crie um atalho simbolico para o arquivo. Comando:

ln -s /usr/share/java64/jre1.6.0_16/lib/amd64/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/


Teste o java. Acesse os links:

http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp?detect=jre&try=1

http://www.javatester.org/version.html


Instalando o firefox 32bits


Execute este comando:

sudo apt-get install ia32-libs util-linux


Crie um diretório para a instalação do firefox 32bits

sudo mkdir /usr/share/firefox32


Fazer download do Firefox de 32bits da página(baixei o que tinha a mesma versão do 64bits instalado pelo repositório do UBUNTU):

http://www.mozilla.com/firefox/all.html


Descompactar o arquivo do firefox 32bits e logo em seguida acesse a pasta que foi criada. O meu estava no Desktop.

cd ~/Desktop/firefox


Copie os arquivos extraidos para a pasta que você criou (firefox32) para instalar o firefox.

sudo cp -r -p ./* /usr/share/firefox32/


Crie os ficheiros de execuçção para o Firefox de 32 bits:

sudo gedit /etc/pango32/pangorc

   adicione as linhas:

[Pango]
ModuleFiles=/etc/pango32/pango.modules
[PangoX]
AliasFiles=/etc/pango/pangox.aliases


Salve o arquivo anterior e crie o segundo arquivo. Comando:

sudo gedit /usr/local/bin/firefox32

   adicione as linhas:

#!/bin/sh
export GTK_PATH=/usr/lib32/gtk-2.0
export PANGO_RC_FILE=/etc/pango32/pangorc
export GDK_PIXBUF_MODULE_FILE=/etc/gtk-2.0/gdk-pixbuf.loaders.32
linux32 /usr/share/firefox32/firefox $@


   Tornar o arquivo acima executável:

sudo chmod +x /usr/local/bin/firefox32


Teste se o Firefox 32bits esta funcionando. Comando:

firefox32


Instalando o java 32bits

Baixar o “Java SE Runtime Environment” para linux 32bits:

http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp


Crie o diretório com o comando:

sudo mkdir /usr/share/java32


Acesse a pasta que você criou:

cd /usr/share/java32


Mova o arquivo java baixado para a pasta (no meu caso o arquivo estava no meu Desktop):

sudo mv ~/Desktop/jre-6u16-linux-i586.bin /usr/share/java32


Faça ele executavel:

sudo chmod 755 jre-6u16-linux-i586.bin


Execute o arquivo com o comando e avance nos textos que vão aparecer. Depois de ter aceitado os termos de licença sera criado uma pasta com o nome “jre1.6.0_16”. Comando:

sudo ./jre-6u16-linux-i586.bin


Agora vamos instalar o plugin do java 32bits para que funcione no navegador 32bits.

É só criar um link simbólico com o seguinte comando:

sudo ln -s /usr/share/java32/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so ./usr/share/firefox32/plugins/

Pronto!! Esta tudo instalado, no entanto, se você executar o navegador 32bits irá perceber que o java não esta funcionando. O problema é porque tanto java32bits quanto o java64bits estão sendo carregados no firefox 32bits, e lógico, dando erro.

   Constate o problema executando o firefox 32bits e na barra de endereço coloque o comando “about:plugins” (sem aspas). Você verá uma lista de plugins carregados e dentre eles os dois javas.


Corrigindo o problema dos 2 java no navegador 32bits e configurando para que possa ser possível a utilização dos dois navegadores ao mesmo tempo.

O problema existe porque os dois navegadores usam a mesma pasta (~/.mozilla/plugins) para carregar plugins, e dentro dela esta o link para o java 64bits. Agora é que entra o jeitinho que bolei para resolver. Mãos na massa!!!!!



Crie uma pasta:

mkdir ~/.scripts


Agora vamos criar um script para carrega o nosso firefox 32bits. Como só uso esse navegador para acessa o Banco do Brasil, eu criei o arquivo com o nome “bancos”. Comando:

gedit ~/.scripts/bancos

   Agora adicione as seguintes linhas:
#!/bin/sh

mv ~/.mozilla/plugins/libnpjp2.so ~/.mozilla/

firefox32 www.bb.com.br

exit 0



   Salve o arquivo acima e logo a pós faça ele executável. Comando:

  sudo chmod 755 ~/.scripts/bancos


Execute o script que você criou, e então deverá ser aberto o firefox 32bits. No caso do exemplo o script “bancos”. Comando:

~/.scripts/bancos


Cheque no firefox32bits que você abriu na etapa anterior, se somente o java32bits foi carregado, escrevendo “about:plugins” (sem aspas) na barra de endereços. Aproveite ainda nessa janela para testar se o site do banco do brasil esta abrindo o teclado virtual e se esta reconhecendo seu PC. Feche o navegador.


Execute o comando abaixo. Com isso irá ser aberto o gerenciador de profile do navegador. Crie um profile para o Firefox 32bits e lembre-se do nome que você escolheu porque iremos precisar mais na frente, eu criei o meu com o nome "Bancos OnLine" (sem aspas). Comando:

firefox -profilemanager


Execute o comando:

sudo gedit /usr/local/bin/firefox32

Após executar o comando acima você verá as seguinte linhas:
#!/bin/sh

export GTK_PATH=/usr/lib32/gtk-2.0

export PANGO_RC_FILE=/etc/pango32/pangorc

export GDK_PIXBUF_MODULE_FILE=/etc/gtk-2.0/gdk-pixbuf.loaders.32

linux32 /usr/share/firefox32/firefox $@


Adicione o comando -P "NomedoProfile" -no-remote, no lugar de NomedoProfile você deve colocar o nome do profile que você criou na etapa anterior, ficando assim:
#!/bin/sh
export GTK_PATH=/usr/lib32/gtk-2.0
export PANGO_RC_FILE=/etc/pango32/pangorc
export GDK_PIXBUF_MODULE_FILE=/etc/gtk-2.0/gdk-pixbuf.loaders.32
linux32 /usr/share/firefox32/firefox $@ -P "NomedoProfile" -no-remote


EXEMPLO:
#!/bin/sh
export GTK_PATH=/usr/lib32/gtk-2.0
export PANGO_RC_FILE=/etc/pango32/pangorc
export GDK_PIXBUF_MODULE_FILE=/etc/gtk-2.0/gdk-pixbuf.loaders.32
linux32 /usr/share/firefox32/firefox $@ -P "Bancos OnLine" -no-remote


Salve o arquivo.


Cheque novamente se o firefox32bits esta funcionando corretamente. Execute através do script que você criou anteriormente. No me exemplo eu usei nome bancos. Comando:

~/.scripts/bancos


Feche o navegador


Agora para finalizar. Vá no Desktop click com o botão direito na área de trabalho e escolha criar lançador, e na janela que vai abrir escreva no local “Comando” o caminho (no tuto é /home/XXXX/.scripts/bancos. XXXX é o seu user.) onde esta o script. Escreva o nome que quiser no local “Nome” e aperte OK quando terminar.


Até aqui esta tudo bem???
Se sim, ótimo!!! Vamos agora configurar um script para abrir o firefox 64bits.



Crie um profile para o firefox 64bits. Comando:

firefox -profilemanager


Vamos criar o script. Eu dei o nome “firefox” para o meu. Comando:

gedit ~/.scripts/firefox

   Agora adicione as seguintes linhas abaixo. No lugar de NomedoProfile    coloque o nome do profile que você criou na etapa anterior.

#!/bin/sh

mv ~/.mozilla/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/

firefox -P "NomedoProfile" -no-remote

exit 0


Exemplo:
#!/bin/sh

mv ~/.mozilla/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/

firefox -P "Firefox" -no-remote

exit 0



Salve o arquivo.


Execute o script que você criou, e então deverá ser aberto o firefox 64bits. Comando:

~/.scripts/firefox

Cheque se o java 64bits esta carregado no navegador. Executando o comando:

about:config


Feche o navegador


Agora para finalizar. Vá no Desktop click com o botão direito na área de trabalho e escolha criar lançador, e na janela que vai abrir escreva no local “Comando” o caminho (no tuto é /home/XXXX/.scripts/firefox. XXXX é o seu user.) onde esta o script. Escreva o nome que quiser no local “Nome” e aperte OK quando terminar.


Pronto!!!!!! Chegou a hora!
Abra os dois navegadores pelos lançadores que você criou no Desktop. Se tudo tiver dado certo, você conseguirá ficar usando o firefox 32bits e o de 64bits ao mesmo tempo e com o java funcionando nos dois.  

Referências:
https://help.ubuntu.com/community/AMD64/FirefoxAndPlugins?action=show&redirect=FirefoxAMD64FlashJava
http://crunchbanglinux.org/forums/topic/2518/firefox-profiles-for-plugin-management/
http://www.64bitjungle.com/ubuntu/finally-sun-release-64-bit-browser-plugin-support-for-jre-almost/
http://www.64bitjungle.com/ubuntu/install-java-jre-160-update-x-on-hardy-as-the-default-java-runtime/
« Última modificação: 30 de Agosto de 2009, 22:29 por David Shannon »

Offline Fábio Porto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: 64bits Solução- reconhecimento do PC pelo Banco do Brasil e instalação java.
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 00:50 »
Bixo, muito bom tutorial, mas ele é tudo que eu sempre abominei =) ... não é a toa que eu sou fã do ubuntu e adorava o Kurumin. Odeio essas linhas de comando e ter que usar terminal. Uso, mas não gosto. Enfim, acabei achando uma solução bem mais simples para obter o mesmo fim que vc tão brilhantemente indicou (o uso de um firefox 32bit) para solucionar o problema de acesso ao BB.

Meu "tutorial" é bem mais simples:

1 pendrive com o firefox 32bits portable (for windows).

Graças ao wine, ele roda perfeitamente, e convive sem problemas com o meu firefox 64bits =)

Agora acesso o Banco do Brasil sem nenhum problema. =)

Fica a dica!

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: 64bits Solução- reconhecimento do PC pelo Banco do Brasil e instalação java.
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 10:28 »
Realmente, a dica é válida, o esforço mais ainda, mas com tanto 'sacrifício' é mais fácil ter a versão 32 bits instalada.

Ao menos, meu banco (Caixa) funciona normalmente no 64 Bits. Já li muita reclamação de correntistas do BB. Uma pena.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Alguém já testou no LL (10.04)?
Se sim, posso fazer um script com isso e disponibilizar aqui no site?
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Primeira vez que o cara faz um tuto e fez isso tudo?  :o

Aproveitando, queria saber se há solução para isso:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,64043.0.html

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Alguém já testou no LL (10.04)?
Se sim, posso fazer um script com isso e disponibilizar aqui no site?
Vi em outro post que já é possível usar o Ubuntu 64 com o java 64.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...