Autor Tópico: Vida Útil do HD no Ubuntu 10.04  (Lida 2508 vezes)

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Vida Útil do HD no Ubuntu 10.04
« Online: 25 de Agosto de 2010, 14:28 »
Olá Pessoal.

Realizando uma pesquisa, aqui mesmo no forum, descobri um tópico que fala sobre uma falha nas informações providas pelos fabricantes de HD e que, processadas fielmente pelo S.O, reduz o tempo de vida útil no mesmo.
REF: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29562.0.html

Ocorre que quando instalei o 10.04 em meu notebook, comecei a notar um barunho (embora pequeno) mas diferente em meu HD e me dispertou o interesse.

Será que este problema foi resolvido nas últimas versões do Ubuntu, ou ainda é aconselhável aplicar o script conforme descrito no artigo que citei?

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Vida Útil do HD no Ubuntu 10.04
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2010, 08:29 »
Pessoal,

O ruído aparentemente parou. Notei ele logo após a instalação da versão 10.04 mas um dia após o procedimento, o barulho parou. Não sei explicar o por quê. Mas mesmo assim, se alguém tiver alguma informação sobre os problemas de vida últil no HD e quiser postar...


Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Vida Útil do HD no Ubuntu 10.04
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2010, 08:55 »
Me parece que já foi resolvido. É só você verificar no Utilitário de Unidades em dados do Smart e verificar a contagem de ciclos de carga/descarga. Se o valor tiver aumentando durante o uso, ai tem que ficar esperto. No meu caso só aumenta um ciclo cada vez que ligo o notebook.
Abraço.
Ubuntu 12.04