Autor Tópico: Falha na Autenticação no Ubuntu [Resolvido]  (Lida 16707 vezes)

Offline metalomega

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Falha na Autenticação no Ubuntu [Resolvido]
« Online: 02 de Setembro de 2009, 07:14 »
Olá amigos que amam o linux.
Tive um recente problema no meu Ubuntu 9.04

A questão é a seguinte:
Estava com a versão 8.10, intrebix (acho que é assim), e o sistema iniciava sem login e senha.
O sistema ofereceu a atualização para o 9.04, e assim o fiz.

Só que, quando o "novo" sistema inicia, me dou com a surpresa de precisar digitar login e senha. Digitei os meu login e senha, e entrou normalmente. Mas em casa, não sou o único a usar, e esse login e senha é pessoal.

Eu querendo facilitar, voltar ao que era antes, pesquisei uma forma de entrar no sistema automaticamente, e fiz segundo essa matéria da revista Info:

<----->

Reduza o número de senhas solicitadas pelo Ubuntu para usar redes Wi-Fi
No Ubuntu, quem usa uma rede Wi-Fi precisa entrar duas senhas durante o boot do sistema: a do próprio Ubuntu e a do gerenciador de chaves de redes sem fio. Existe uma maneira de evitar essa chatice se você usa a mesma senha para o sistema e para o gerenciador. Primeiro, abra um terminal e tecle o comando sudo apt-get install libpam-keyring. Depois, digite sudo gedit /etc/pam.d/gdm. Na janela que surge, adicione ao final do arquivo a linha @include common-pamkeyring. Salve o arquivo e feche o editor. Caso não seja usada a mesma senha para o Ubuntu e para o gerenciador, use o comando rm $HOME/.gnome2/keyrings/default.keyring e crie novamente a conexão Wi-Fi, usando agora a mesma senha do login do sistema."

Link:http://info.abril.com.br/dicas/linux/ubuntu/reduza-o-numero-de-senhas-solicitadas-pelo-ubuntu-para-usar-redes-wifi-2.shtml

<----->


Depois disso, quando reiniciei o sistema, ele acusou "Falha na Autenticação".


Aí achei aqui no Fórum, um artigo muito antigo falando sobre esse mesmo problema:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=37224.0

Fiz igual, selecionando Ctrl + Alt + F1, fui para a tela de programação, fiz a senha e o login tudo conforme esse artigo acima.

Aí me apareceu: um monte de texto em inglês, falando sobre a versão, documentação, pedindo para acessar o site oficial do Ubuntu para a documentação e etc... e esse comando:

metalomega@metalomega-desktop:~$

sendo que metalomega é o meu Nick para o sistema, e quando eu instalei o Ubuntu eu dividi uma parte para a "home - sistema Ubuntu" e outra para meus documentos, chamado "metalomega".

Pesquisei para retomar a tela gráfica, apertando Ctrl + Alt + F1, e ainda cai na tela dizendo "Falha na Autenticação", onde nada mais consigo fazer.

P.S.: Eu segui esses passo também:

<----->

Dê o boot normal com o Live CD, e no modo gráfico abra um terminal e digite os comandos abaixo:
mount /dev/"partição raiz do seu sistema que está instalado" /"escolha um diretório para montá-lo" - EXEMPLO mount /dev/sda1 /mnt/ubuntu
mount -o bind /dev/ /"local onde você mountou a partição raiz"/dev - EXEMPLO mount -o bind /dev /mnt/ubuntu/dev
mount -t proc none /"local onde você mountou a partição raiz"/proc - EXEMPLO mount -t proc none /mnt/ubuntu/proc
chroot /"local onde você montou a partição raiz" /bin/bash - EXEMPLO - chroot /mnt /bin/bash
sudo dpkg --configure -a
sudo aptitude update
sudo aptitude safe-upgrade
Agora apenas por precaução vamos redefinir a senha do seu usuário com o comando: sudo passwd "nome do usuário"
umount /"local onde você mount a partição raiz"/dev
umount /"local onde você mount a partição raiz"/proc
umount /"local onde você mount a partição raiz"/
reinicie seu sistema e veja se funciona

<----->

Mas não deu certo.
Eu também tentei ir direto à pasta que eu modifiquei pelo Live CD:

/etc/pam.d/gdm

Mas não tenho permissão para mudar nada.

Bom, é isso, se alguém puder me ajudar, agradeço muito, pois estou fazendo facul, em semana de prova, e preciso urgentemente acessar meu PC, e não tenho tempo para reinstalar todo o sistema, nem sei se é possível, ou como é possível, instalar novamente sem eu perder meus arquivos.

Obrigado pela atenção de todos, desculpem-me o tamanho do texto.
Sou novato no Linux, não sei muita coisa, por favor, sejam simples e detalhado ao meu explicar, rsrsrs, agradeço ao Fórum por essa abertura questionária.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2009, 06:15 por metalomega »

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Falha na Autenticação no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2009, 18:04 »
Pelo que deu pra entender, o que tu quer é que o sistema faça o login automaticamente para o usuário metalomega, que tu não te importa que outros usem essa conta mas não quer que eles saibam a senha, correto?

Vá no menu:
Sistema >> Administração >> Janela de Início de sessão.
Vá na aba [Segurança]
Marque a opção [Habilitar início automático de Sessão]
No campo abaixo [Usuário] escreva o nome do usuário cuja sessão entrará automaticamente (imagino que seja metalomega).

Pronto.
Talves tu tenhas que desfazer as alterações sugeridas pela revista (visto que se trata de outro assunto).

ps.: Ctrl + Alt + F1 sempre irá para o terminal 1. Para voltar ao modo gráfico use Ctrl + Alt + F7
F1 a F6 -> terminal modo texto; (por padrão, todos vêm habilitados)
F7 a F12 -> X11 (modo gráfico - por padrão, se utiliza o 7)

ps2. A raiz do liveCD (/) é referente ao CD (!), e o CD não permite escrita. portanto "/etc" é uma pasta do CD, e não do HD. Para se acessar o HD do liveCD é preciso montar o HD (se ele não tiver feito isso sozinho) em algum lugar.
Se o hd for montado (a partir do liveCD) em, por exemplo, /media/hd, a pasta que tu conhece como /etc estará em /media/hd/etc. E a tua pasta estará em /media/hd/metalomega.

Offline metalomega

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falha na Autenticação no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2009, 22:24 »
Muito obrigado pelo exclarecimento de como deixar entrar automaticamente e de explicar para que servem os atalhos.

Mas o problema muito importante e que ainda persiste, é que eu não consigo sequer entra no meu sistema. No modo de texto, faço o login, mas não entra.

No modo LiveCD fui na pasta raíz que está no meu HD mas ele não permite sobreescrever  :-\

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Falha na Autenticação no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2009, 11:28 »
Mas o problema muito importante e que ainda persiste, é que eu não consigo sequer entra no meu sistema. No modo de texto, faço o login, mas não entra.
Porque tu tá usando o modo texto? Como tu chegou a ele? Com Ctrl+Alt+F1?

No modo LiveCD fui na pasta raíz que está no meu HD mas ele não permite sobreescrever  :-\
Descreva exatamente como tu tá fazendo para ir até a pasta raiz do HD.

Offline metalomega

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falha na Autenticação no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2009, 19:32 »
Eu usei o modo texto com o Ctrl + Alt + F1 porque na tela inicial gráfica, ao pedir o login, ele não deixa eu acessar, pois aparece uma janela escrito "Falha de Autenticação".

No modo texto, aparece o que descrevi acima.

No LiveCD fui no HD do Linux, entrei na pasta que modifiquei o arquivo, segundo o site da Info, apaguei a linha que eu havia acrescentado, mas ele não permitiu gravar, dizendo que não tenho autorização para isso  :-\

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Falha na Autenticação no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2009, 20:42 »
Eu realmente tô tentando adivinhar o que tu fez. Foi como? Abriu um terminal? Navegou pelo nautilus e deu um duplo clique no arquivo? Que arquivo? Que alteração? Fica mais fácil ajudar se tu dizer o que tu fez e como tu fez.

Se a única alteração é de uma linha nesse arquivo, e o problema é gravá-lo, aqui vai um procedimento padrão.
- inicie o ubuntu pelo livecd;
- abra um terminal;
- digite sudo gedit /media/.../nome_do_arquivo_que_tu_editou # Isto é um exemplo! Tem que colocar o nome e o caminho correto de onde está esse arquivo.
- corrija e salve o arquivo.
Se esta foi a única alteração, as coisas devem voltar ao normal agora.

Offline metalomega

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falha na Autenticação no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2009, 21:15 »
Bom, vou tentar deixar claro novamente, rsrs.

Eu tinha o Ubuntu 8.10 e quando o sistema iniciava, entrava direto, sem login e senha. Mas pra conectar a internet (Wi-Fi) precisava conectar com meu login e senha pessoal.

O Ubuntu disponibilizou uma atualização para o 9.04. Atualizei, e pra minha surpresa para entar no sistema era preciso digitar o login e senha.

Busque no "São Google" um artigo para poder entrar automaticamente.

Foi quando achei esse artigo na Info:

<----->

Reduza o número de senhas solicitadas pelo Ubuntu para usar redes Wi-Fi
No Ubuntu, quem usa uma rede Wi-Fi precisa entrar duas senhas durante o boot do sistema: a do próprio Ubuntu e a do gerenciador de chaves de redes sem fio. Existe uma maneira de evitar essa chatice se você usa a mesma senha para o sistema e para o gerenciador. Primeiro, abra um terminal e tecle o comando sudo apt-get install libpam-keyring. Depois, digite sudo gedit /etc/pam.d/gdm. Na janela que surge, adicione ao final do arquivo a linha @include common-pamkeyring. Salve o arquivo e feche o editor. "

Link:http://info.abril.com.br/dicas/linux/ubuntu/reduza-o-numero-de-senhas-solicitadas-pelo-ubuntu-para-usar-redes-wifi-2.shtml

<----->


Tal como está escrito eu fiz.
Reiniciei o sistema, e fui pego de surpresa, quando na tela de login e senha, apareceu uma janela escrito "Falha de Autenticação" onde não consigo nem mesmo digitar o login e senha.

Fui ao "São Google" novamente e achei esse artigo:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=37224.0

Aí eu vi que é possível entrar com login e senha no sistema através do modo texto, teclando Ctrl + Alt + F1
Deu certo de fazer o login, mas ao voltar para Ctrl + Alt + F7 para voltar ao modo gráfico, continuou na mesma tela que estava.

No modo texto não sai disso: metalomega@metalomega-desktop:~$

Recorri ao LiveCD para desfazer a minha besteira, entrando no meu HD, fazendo todo o processo que está na Info, porém para tirar a linha que eu introduzi. Mas o arquivo não salva, pois eu não tenho autorização, ou seja, ele bloqueia pois estou no LiveCD

Tudo o que preciso é voltar para o sistema operacional novamente.

Se souber de como, pelo modo texto, eu consigo fazer o login, e voltar para a área gráfica normalmente agradeço, pois não queria formatar o HD, e não sei se eu perderei tudo o que tenho se tiver que fazer isso, apesar de ter uma pasta para /home (sistema) e outra para arquivos, não sei como fazer sem perder os arquivos.

 ::)   ;)

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Falha na Autenticação no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2009, 23:00 »
Ok. Primeiro tenta desfazer esta linha, pra isso, inicia o computador, até o erro.
ctrl+alt+F1;
entre com nome e senha;
digite
Código: [Selecionar]
sudo pico /etc/pam.d/gdm(ele vai pedir a senha novamente)
Neste editor bem simples, apague a última linha.
ctrl+o para gravar.
ctrl+x para sair.
Reinicie o gdm com:
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm restart(talvez peça a senha)
Ele deve chamar automaticamente o tty7, se não, dê ctrl+alt+F7.

Offline metalomega

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Falha na Autenticação no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2009, 06:14 »
Muito obrigado, foi resolvido o problema, agora consigo entrar no sistema operacional automaticamente  ;D :D

Mas como entrar automaticamente na internet Wi-FI? Tenho que criar um outro tópico. Ele sempre pede uma chave (minha senha pessoal).