Juliana,
Vi estes topicos, mas nao consegui configurar o Grub.
Nas ultimas horas, consegui foi uma instalação dual boot através do Wubi, o que vai trazer condiçoes de conhecer o sistema, espero.
O Ubuntu num primeiro momento reconheceu marca do monitor, sintonizou a resoluçao correta. Depois surgiu um pequeno icone de um monitor alertando que haviam drivers para minha placa ATI(nao identificou o modelo, no caso uma ATI HD 3200 que jah veio na minha placa-mae como On-Board) a serem instalados.
Autorizei a instalaçao, mas houve um erro.
Entao resovi seguir uma dica, para instalar drives ATI ou NVidia, que colhi no Youtube:
Ir em sistema/admnistração/gerenciato. synaptic/ clicar sobre alguns dos arquivos listados e no box digitar envyng...
surgem os pacotes de drivers para ATI (vem junto NVidia)
baixei, instalei... Depois através do Envyng, nova instalação, desta vez apenas os drivers ATI.
Depois disso, a tela de informações sobre o monitor fica em branco, nem mais aparece a marca do monitor :-/
Tambem estou sem audio...
Ah! Baixei versao do Avira para o Linux, na intenção de verificar os aquivos do Windows.
Mas nao consegui instalar o Avira...
no site Baixaki informavam o seguinte:
"O programa possui um instalador que é facilmente identificado quando você descompacta o programa. Um detalhe que merece ser comentado é o fato de que ele precisa ser executado como super usuário do sistema. Para isso, abra o terminal, acesse a pasta onde os arquivos foram descompactados e execute:
$ sudo ./install"
identifiquei o instalador, abri terminal, mas nao consegui acessar a pasta através dele... tens idéia de como faço isso?
Eh preciso paciencia para contornar estas diferenças...