Departamentalização é o critério adotado para o agrupamento de atividades em comum. Mas será que devemos seguir a risca este conceito para podermos melhorar a estrutura do nosso fórum? É o que veremos adiante.
As pessoas que visitam o fórum Ubuntu Linux têm dificuldade em encontrar soluções para seus problemas, mas não é por falta de respostas nos tópicos ou pela quantidade que é produzida aqui. A verdade é que, em termos de categoria, elas não vêem uma clara referência. E se perguntam, cadê o fio da meada?
A partir daí, repetem-se os tópicos.
Os moderadores do fórum entendem o sitema de busca deste como um guia certo, a salvação, só que não é. Eles reprimem os usuários que duplicam tópicos, pois, ainda não perceberam que realizar uma busca de informações no fórum é uma grande aventura. Por outro lado, eu admito que o recurso não é deficiente, o real problema ainda está na conduta do usuário. Talvez, por falta de discernimento, estes não escolhem um título adequado para seus tópicos e contaminam suas mensagens com informações fora de contexto. Assim, toda vez que fazem uma pesquisa no fórum, se deparam com algum conteúdo sem relação com seus própositos.
Então, não é melhor re-estruturar o fórum, moderadores, tornando a Busca um recurso secundário!? Garanto que educar os usuários é um caminho mais difícil, mas, de todo modo, vou contribuir no que for e na medida do possível.
Para fragilizar ainda mais o discurso da desilusão pela estrutura do fórum, eu prego aqui, mais um questionamento: porque seus usuários exprimem insegurança quando iniciam tópicos já adiantando a possibilidade de terem postado suas dúvidas no lugar errado? Pelo que me consta, o tipo de departamentalização adotado no fórum não atende às suas expectativas.
Sugiro, como solução para o caso, a eliminação de qualquer categoria que disvirtue a outra. Por exemplo, os usuários do fórum podem postar na Geral sem se preocuparem em analisar o escopo das demais categorias. Mas, dessa forma, sempre que os usuários tiverem dúvidas sobre algo, eles irão contar com o recurso da busca e as divisões não terão mais importância ou ficarão em segundo plano. Afinal, quem é que vai procurar em página por página, num tópico que trata sobre tudo, as respostas para suas dúvidas? Ora, me poupe!
Ápos esta ação, vamos tratar de delimitar as categorias já consagradas como: Administração, Segurança, Produção, Programação, Utilitários, Rede e Internet, Multimídia e Gráficos, Jogos. Feito isto, o fórum terá uma estrutura baseada na divisão por área de trabalho e para não confundirmos os seus usuários, as categorias discriminadas por um processo que todos os softwares passam devem ser extintas (é o caso de Instalação).