Autor Tópico: Não consigo alterar as permissões da pasta Examples.  (Lida 6807 vezes)

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Não consigo alterar as permissões da pasta Examples.
« Online: 07 de Setembro de 2009, 23:07 »
Pessoal, pode parecer um problema bobo, mas ao acessar a pasta Examples no diretório home, eu consigo alterar as permissões dela com o chmod 777, por exemplo, mas o conteúdo fica visível mas não posso abrir nem um arquivo sequer.
Cliquei nela e nas propriedades vi que o dono é root e ela é um link pra pasta example-content que fica em /usr/share/.
Mesmo logando no terminal como root eu não consigo alterar as permissões do conteúdo da pasta.
Se eu for nessa pasta através do 'sudo nautilus', eu consigo acessar o conteúdo.
Daí fica minha questão - onde estou errando nas alterações de permissão deste arquivo?

Desculpem-me se a pergunta parece besta, afinal, a pasta examples é uma pasta que creio que quase ninguém acessa, mas eu quero saber pq se esse problema(?) acontecer em outra pasta que seja mais importante?

Obrigado.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar as permissões da pasta Examples.
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2009, 19:01 »
Ola Darth, se vc digitar:

sudo chown  seu usuario  caminho

nao resolve?
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline psenna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar as permissões da pasta Examples.
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2009, 19:48 »
pelo modo grafico da pra mudar usando o nautilus.
digita: sudo nautilus endereço_da_pasta
clica com o botao direito do mouse na pasta q vc quer mudar a permissão e vai em propriedades.
la vai ter uma aba chamada permissões, e só alterar do jeito q vc quiser.   

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar as permissões da pasta Examples.
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2009, 00:31 »
A pasta até que muda, mas o conteúdo não... não consigo entender...

Offline darkdreams

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar as permissões da pasta Examples.
« Resposta #4 Online: 20 de MAR?O de 2010, 21:33 »
Boas,
tive o mesmo  problema. Embora este post seja antigo, creio que posso aqui colocar a solução para o problema.
A resolução passa por alterar o "dono" ou o "proprietário" da directoria/pasta. Usualmente o problema é causado pela utilização do root para copiar/criar directorias/pastas e ficheiros em vez de ter sido utilizado (correctamente) o nosso superutilizador. Por isso nas permissões dessas directorias/pastas e ficheiros unicamente como root se pode ver esses ficheiros. Podem sempre através do Nautilus alterar 1 ficheiro, mas não descobri como alterar todos os ficheiros de uma pasta e alterar ficheiro a ficheiro é impensável.

Eu também procurava sempre por "alterar permissões" pois é dessa forma que é mostrado quando via nas propriedades, e nunca encontrava a solução, pois as dicas eram para alterar o chmod para leitura, ou executável, etc.
Já conhecia este comando de Unix, mas não me estava a recordar de usar nesta situação.

A solução é alterar o "owner", assim para alterar toda uma pasta e os seus ficheiros, basta fazer na shell (consola):

sudo chown -R nome_do_utilizador: nome_da_pasta

explicação:
sudo - o comando sudo permite o utilizador executar um comando como superutilizador ou como o utilizador especificado no ficheiro sudoers

chown - comando "change owner" que permite alterar o dono e/ou grupo de cada FICHEIRO PARA DONO e/ou GRUPO

-R  - Opção --recursive vai permitir operar o chown em ficheiros e pastas recursivamente

nome_do_utilizador - o nome do utilizador que passa a ser "dono" da pasta ou ficheiro

: - importante usar se pretende alterar também o "grupo" de root para o seu utilizador, exclua se não pretender fazer dessa forma

nome_da_pasta - nome que possui a directoria/pasta

Desta forma altera as permissões de Dono e Grupo.

Podem ver as restantes opções de sudo e de chown com o help na shell.

fiquem bem


Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Não consigo alterar as permissões da pasta Examples.
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2010, 01:44 »
Obrigado pelo esclarecimento, Dark.
É uma excelente dica não só com relação a pasta que eu não conseguia alterar , mas tmb com relação a qulquer pasta que apresente o mesmo comportamento esquisito.
Vou dar uma olhada nela novamente.

Abrç do Darth.

Bom fim de semana.