Autor Tópico: como criar uma partição swap  (Lida 2390 vezes)

Offline DayvidsonBezerra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
como criar uma partição swap
« Online: 11 de Setembro de 2009, 18:23 »
bom ja tentei mais de 3 vezes e nao to conseguindo, alguem pode min explicar como fasso pra criar uma partição swap pro meu ubuntu.

tipo tenho 2gb de memoria no pc e mes que vem vou colocar + 2gb.. posso fazer a partição swap de 4gb???


meu hd.

WinXp Profissional "C"-> 100Gb
Partição Pessoal "D" -> 500Gb
Partição"E" -> 150Gb " nessa partição que quero instalar o ubuntu mais nu to conseguinro"

toda vez que vou instalar op ubuntu, ele so cai na partição do winXp, e pede pra min separa a partição ou seja dividir pros 2 OS.

se tiver algum tutorial falando da parte de intalação do ubuntu e partição swap passo-a-passo, alguem pode min dizer onde pego..


grato desde já, Dayvidson Bezerra.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: como criar uma partição swap
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2009, 20:40 »
Bem, em princípio. quanto mais memória menos swap é necessário.

Ao contrário do Windows que usa swap em disco como um doido, o Linux usa Ram que é muito mais rápida

então o consumo de memória no Linux é sempre maior que no windows.

Como norma, se voce tem mais de 1 Gb de ram, não precisa de swap, salvo se usa programas muito pesados, como Gimp em 15 janelas por exemplo, ou renderiza videos enquanto ouve musica e acessa a net e faz uma simulação para pousar uma nave espacial em Marte, tudo ao mesmo tempo

Lembre também que o Windows e o Linux 32 bits não "enxergam" mais que 3Gb de Ram

Citar

toda vez que vou instalar op ubuntu, ele so cai na partição do winXp, e pede pra min separa a partição ou seja dividir pros 2 OS.

No momento da instalação, escolha => Particionamento manual

Lá é que voce vai escolher onde instalar o Linux.

Só para dar uma luz:

Sda1=> seu disco C: 100Gb partição primária ( Instalar o XP aqui )
Sda2=> seu disco D: partição pessoal ( formate em NTFS, se formatar em Ext2, 3 ou 4 o Windows não vai ler )
Sda3=> seu disco E: pode instalar o Ubuntu aqui => via Particionamento manual

com 2 Gigas esquece a swap.

[],s