Autor Tópico: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"  (Lida 3526 vezes)

Offline teodosio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Benvindos à Torre dos Namorados
ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Online: 13 de Setembro de 2009, 13:13 »
Estou com um problema complicado: ao tentar conseguir que o meu computador, que tem instalado o Ubuntu 8.04, hibernasse devo ter alterado algumas configurações importantes através do gestor de pacotes synaptic. Agora, o computador arranca normalmente, mas quando chega ao ambiente de trabalho não se vêem ícones nenhuns. Só aparece uma tela com aquela cor de papelão que tem o Ubuntu e sem nada! Claro que não consigo fazer nada no computador nem sequer desligá-lo normalmente pois não há ícones nem botões. No entanto sei que estão lá todos os ficheiros que preciso. É frustante! Alguém poderia dar-me uma dica sobre como recuperar o ambiente de trabalho? Não me apetecia nada estar a formatar o computador. Se for possível, agradeço desde já.

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:25 »
Apenas para esclarecer, depois do boot vem a tela de login e então você loga e agora sim a tela vazia, é isso?
Ou durante a inicialização seu sistema já entra direto no ambiente de trabalho, sem pedir login e senha?

Se isso ocorre depois do login, então talvez você esteja entrando num ambiente tipo fvwm. Neste caso antes de logar é só escolher outro ambiente através do menu do kdm ou gpm dependendo do que você usa.

Offline teodosio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Benvindos à Torre dos Namorados
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:36 »
Amigo Fábio:
É isso aí, a tela de login aparece, eu faço login e depois a tela vazia. Ou seja o problema ocorre depois do login. Mas como é que eu escolho outro ambiente de trabalho antes de fazer login. Onde está o menu do Kdm ou do gpm? Desculpe, eu sou meio novato não sei a que se refere. Penso que uso o gnome, mas não sei se é isso que está a perguntar.
Seja como, for obrigado pela rapidez na resposta.
João Teodósio.

Apenas para esclarecer, depois do boot vem a tela de login e então você loga e agora sim a tela vazia, é isso?
Ou durante a inicialização seu sistema já entra direto no ambiente de trabalho, sem pedir login e senha?

Se isso ocorre depois do login, então talvez você esteja entrando num ambiente tipo fvwm. Neste caso antes de logar é só escolher outro ambiente através do menu do kdm ou gpm dependendo do que você usa.

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2009, 14:45 »
Olá, o formato da tela de login varia um pouco. Mas tente vasculhar a tela com o mouse, em geral pressionando o botão direito. Se você estiver usando algo com o fvwm, então devera surgir umas opções em "Tipo de sessão" e daí escolha gnome ou kde. Na minha janela de login surgem as opções para a escolha do ambiente  ao pressionar "alt t".

Além disso, se você estiver de fato entrando em um ambiente tipo fvwm, então você pode abrir coisas nele  através dos botões do mouse.

Offline teodosio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Benvindos à Torre dos Namorados
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:19 »
Não, não consigo mesmo nada. Só aparece a tela cartonada típica do Ubuntu. Não há barras nem nenhuns botões. Que desespero!

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2009, 00:57 »
Teodosio, antes de você logar deve haver algum ícone. No meu caso é um bem sutil, parece um pequeno caderno de notas que fica próximo a caixa onde se escreve o login e a senha. Por exemplo, se a sua janela de login for parecida com essa

http://theblogjoint.com/wp-content/uploads/2006/05/gdm-options-small1.png

Então você deve ir em select session e escolher kde ou gnome.

Para sabermos qual ambiente você possui, você pode pressionar as teclas "ctrl alt F1" após acessar a janela de login e então logar pelo console
e então acione o comando ls /etc/init.d/*m e poste aqui a saída ( É claro que se você puder executar este comando por um terminal do modo gráfico você pode, mas como diz que não acessa nada lá então a saída é o console), o objetivo disso é sabermos se você usa o gdm (gnome) ou kdm (kde).

Para fazer um teste você pode também  ir para o console com "ctrl alt F1" criar uma nova conta (como administrador) e tentar logar com  ela.

Offline teodosio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Benvindos à Torre dos Namorados
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2009, 15:08 »
Amigo Fábio:
mais uma vez obrigado pelo seu empenho em ajudar-me.
No meu écran não consigo ver nenhum ícone tipo caderno de notas perto da caixa onde se escreve o login. Mas, ao fundo à esquerda está uma roda dentada com as opções e quando eu clico aí aparece o tipo de sessão que quero iniciar. As opções de tipo de sessão são as seguintes: 1) Executar sessão acript client; 2) Ligação remota segura; 3) GNOME de Recurso; 4) Consola de Recurso (o que eu tenho utilizado). Decidi clicar em 3) GNOME de Recurso e aparece um aviso a dizer o seguinte: "Incapaz de encontrar a instalação GNOME, a tentar executar a sessão 'xterm de recurso'". Clico em OK e vou parar a uma sessão numa consola de terminal. Digitei o comando ls/etc..... que me disse e obtenho o seguinte quer como utilizador, quer como root:
/etc/init.d/gdm
/etc/init.d/urandom
/etc/init.d/mysql-mdb-mgm
/etc/init.d/xserver-xorg-input-wacom
Isto aparece com uns caracteres verde fluorescente difícil de ver.
Bem, pelos visto uso o Gnome que estará danificado.
Também experimentei o ctr+alt+f1 mas nada feito. De facto dá a hipótese de logar com usuário e password. Mas a verdade é que no ecran não param de correr linhas com números e palavras intercaladas com o pedido de login e password. Este écran preto com linhas contínuas faz um pouco lembrar o que acontecia quando tentava hibernar o computador.
E agora? Eu só não queria ter de formatar e instalar o Ubuntu outra vez. Se eu conseguisse acesso ao ambiente de trabalho salvava o que lá está e fazia o upgrade para o 9.04 talvez resolvesse o problema de vez...
Mais uma vez obrigado pelo seu apoio.
JT

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2009, 15:28 »
Sobre o texto que surge após o ctrl alt f1 é isso mesmo, você precisa entrar com seu login e depois sua senha para depois acessar sua conta por linha de comando. Você pode tentar reinstalar o gnome por ali. Para guardar seus dados, isso pode ser feito por onde você digitou o "ls /etc/init.d/". Através dela você pode copiar seus dados em uma pendrive por exemplo, caso queira explicações sobre isto retorne.

Outra opção é reinstalar o gnome, isso não apaga os seus dados. Caso você tenha net neste PC você pode como root digitar
Código: [Selecionar]
apt-get remove gnome e depois
Código: [Selecionar]
apt-get install gnome porem se sua net for muito lenta isso pode demorar algumas horas.

Offline teodosio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Benvindos à Torre dos Namorados
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2009, 15:46 »
Fábio:
eu entraria com meu login e senha depois de ctrl alt f1 se o texto deixasse de correr e o pedido de login e password ficasse estável no écran.
Quanto aos comandos apt-get (...) eu já tinta tentado através da linha de comandos na consola e através do synaptic. Se se escrever "synaptic" na consola estando como root tem-se acesso. O problema é que, quando esta bronca se deu, eu estava com problemas no acesso à Net (às vezes a ligação de rede sem fios encrava, não sei porquê). Portanto para todos os efeitos não funciona a Net até eu resolver o problema do écran.
Será que não se pode instalar o Gnome via apt-get, na consola, a partir do CD de instalação original do Ubuntu?
E quais são os comandos para copiar os dados que me interessam para uma pen? Posso copiar um directório por inteiro? Isso será o que farei em ultimo caso, caso tenha de reinstalar tudo!
Mais uma vez, agradecido pela sua ajuda.

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2009, 18:57 »
Sim você pode usar o apt-get tendo o CD de instalação como fonte. Inicialmente dê uma lida e poste aqui o arquivo /etc/apt/sources.list
Neste arquivo se encontram os locais onde o apt-get ou synaptic buscam os pacotes a serem instalados.
Caso o cd não se encontre na lista você deverá adicioná-lo através do comando apt-cdrom.
Mas antes poste o arquivo acima para conferirmos.

No caso da pendrive o primeiro passo é descobrir em qual interface ela está. Para isso execute o comando ( se necessário como root)
Código: [Selecionar]
tail -f /var/log/syslog
e então conecte a pendrive. No meu caso eu tenho o que segue, notando que eu conectei a pen drive as 17:28:30
Código: [Selecionar]
tail -f /var/log/messages
Sep 14 17:28:52 darkstar kernel: [18968.524623] usb 3-1: new high speed USB device using ehci_hcd and address 10
Sep 14 17:28:53 darkstar kernel: [18968.663286] usb 3-1: configuration #1 chosen from 1 choice
Sep 14 17:28:53 darkstar kernel: [18968.670823] scsi8 : SCSI emulation for USB Mass Storage devices
Sep 14 17:28:58 darkstar kernel: [18973.674943] scsi 8:0:0:0: Direct-Access     Flash    Drive SK_USB20   1.00 PQ: 0 ANSI: 2
Sep 14 17:28:58 darkstar kernel: [18973.679785] sd 8:0:0:0: [sdb] 3989504 512-byte hardware sectors (2043 MB)
Sep 14 17:28:58 darkstar kernel: [18973.683812] sd 8:0:0:0: [sdb] Write Protect is off
Sep 14 17:28:58 darkstar kernel: [18973.687537] sd 8:0:0:0: [sdb] 3989504 512-byte hardware sectors (2043 MB)
Sep 14 17:28:58 darkstar kernel: [18973.688667] sd 8:0:0:0: [sdb] Write Protect is off
Sep 14 17:28:58 darkstar kernel: [18973.688689]  sdb: sdb1
Sep 14 17:28:58 darkstar kernel: [18973.775794] sd 8:0:0:0: [sdb] Attached SCSI removable disk
Sep 14 17:28:58 darkstar kernel: [18973.775885] sd 8:0:0:0: Attached scsi generic sg2 type 0


daí e concluo que minha pen drive esta em /dev/sdb1
Então crie um diretorio qualquer por exemplo
Código: [Selecionar]
mkdir /media/pendrivecomo root
e monte a pendrive
Código: [Selecionar]
mount /dev/sdb1 /media/pendrive
Para verificar se a pendrive está devidamente montada você usa o comando df
Para copiar um diretório inteiro para a pendrive use o comando
Código: [Selecionar]
cp -r diretorio-a-ser copiado   /media/pendrivepor exemplo.

Offline teodosio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Benvindos à Torre dos Namorados
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2009, 21:14 »
Caro Fábio:
você é incansável na ajuda que me dá. Escrevi na consola, como root, "/etc/apt/sources.list" e a resposta que obtive foi: "permissão negada". Tinha de escrever algum comando antes para ler o arquivo? Quanto à pen, muito agradecido por descrever tão pormenorizadamente o procedimento. Gostava, no entanto, de aceder ao ambiente de trabalho normalmente. Se chegar a usar o salvar os ficheiros para a pen-drive significa que desisti e vou formatar tudo e, talvez, instalar de raíz o 9.04.
Aqui é de madrugada. Amanhã vou ver o que você me diz e proceder de acordo.
Cumprimentos e até amanhã.

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2009, 21:31 »
Olá, para verificar o conteúdo do arquivo é necessário usar algum visualizador, tente 
Código: [Selecionar]
more /etc/apt/sources.list e poste a saída.
Outra coisa, sempre que eu instalo o Linux eu deixo o diretório /home em uma partição separada, pois assim eu posso reinstalr o sistema sem me preocupar com meus dados. Seria até interessante você reinstalá-lo através deste procedimento.

 Neste seu PC você tem um segundo sistema de boot instalado? Pois se tiver poderia colocar seu material lá também para reinstalar.

 Por outro lado acho que há uma chance razoável de conseguir corrigir o sistema.

Até

Offline teodosio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Benvindos à Torre dos Namorados
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2009, 08:22 »
Olá Fábio:
já escrevi na consola "more /etc/apt/sources.list" e aparece uma quantidade imensa de informação. A maior parte diz respeito a locais da web onde se pode fazer o upgrade do Ubuntu e, por isso, não interessa. Há uma referencia ao cdrom que é a seguinte:

#deb cdrom: [Ubuntu 8.04 _Hardy Heron_ - Release i386 (20080423]/ hardy main restricted

E agora? Como é que eu faço para reinstalar o Gnome com o comando apt-get a partir do CD?

Espero não ter de reinstalar o Ubuntu. Mas, se tiver de o fazer vou seguir a sua sugestão de colocar o directório home numa outra partição.
No PC só tenho o boot do Ubuntu. Decidi acabar com o windows no pc.
Obrigado, um abraço e espero a sua resposta.
JT

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2009, 10:58 »
Olá Teodosio, você saberia dizer se este é o CD que você usou para a instalação?

De qualquer modo faça o seguinte, comente todos os demais repositórios, pondo o caracter "#" no início e tire o comentário deste para o CD.

Execute
Código: [Selecionar]
apt-get update com o cd inserido e fique atento no retorno, se não acusar erros então deve ter dado certo.
Em seguida pode executar apt-get remove gnome e depois apt-get install gnome. 

Offline teodosio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Benvindos à Torre dos Namorados
Re: ambiente de trabalho do 8.04 "em branco"
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2009, 13:06 »
Fábio: desculpe a minha azelhice de novato, mas quando você diz "comente todos os demais repositórios, pondo o caracter "#" no início e tire o comentário deste para o CD.", como é que eu faço isso? E onde é que eu faço isso? Na linha de comando? A última coisa que eu fiz foi "more /etc/apt/sources.list" e colocar aqui o resultado.
Se eu escrever "apt-get update" sem ter feito o que você pediu no último post que eu, claro que vai tentar fazer o update a partir da net e, claro, que não resulta.
Aguardo.