Pois bem, os desenvolvedores do Empathy assumiram um compromisso com a Canonical e estão cumprido o mesmo. Sei que ao longo dos meses, as atualizações, novas funcionalidades e novidades serão muitas no Empathy. Agora é só aguardar.
Pois é, e quem não pode aguardar, porque usa o computador para vendas, faz o quê?
No meu caso, atendo a clientes e parceiros que usam máquinas Windows. Mas é impossível enviar um arquivo usando o Empathy (e também o Pidgin). Ele abre a janela de envio de arquivos, mas na máquina Windows da outra pessoa não aparece sequer a solicitação de recebimento, já fiz o teste com várias máquinas Windows localizadas a poucos metros do meu PC com Ubuntu Natty. As pessoas também não conseguem me enviar arquivos através de seus "MSN". Essa experiência estava causando a impressão de falta de profissionalismo da minha empresa, já que os clientes e parceiros enviam e recebem arquivos o tempo todo em seus "MSN".
É claro que sempre podemos enviar arquivos por email. Mas só quem não usa o computador para comprar e vender recomendaria essa opção. Você precisa da agilidade na conversa, para enviar instantaneamente imagens, gráficos, orçamentos, planilhas, para uso imediato.
De fato, estou trabalhando ultimamente com um laptop Windows a meu lado, exclusivamente para envio de mensagens instantâneas, porque não posso mais correr o risco de algo assim acontecer:
Eu: E então fulano, vou te enviar o arquivo para você ver.
(dois minutos se passam)
Eu: E então, Fulano, pode receber o arquivo?
Fulano: Já enviou? Não apareceu nada aqui não...
Um mico.