Autor Tópico: Problema de lentidão do Eclipse no Ubuntu  (Lida 2947 vezes)

Offline Pedro Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • P e d r o - A r a ú j o . c o m
Problema de lentidão do Eclipse no Ubuntu
« Online: 21 de Setembro de 2009, 09:11 »
Olá, pessoal!

Semelhante à maioria, eu venho do ambiente Windows, no qual já programo, profissionalmente, desde 2003. Agora que comecei a estudar Linux, optando pelo Ubuntu, e escolhi o Eclipse como alternativa para programação, e inclusive já postei um tópico aqui no fórum <http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,55970.msg318238.html#msg318238> falando sobre programação em C++ usando Eclipse e Glade.

Ainda tenho muitas dúvidas, mesmo porque tenho tudo do ambiente Linux pra aprender, incluindo a questão da estrutura de pastas, tendo como foco como meus programas devem gerenciar isso, em que pastas devem ficar executáveis, pacotes, configurações, etc.

Mas a questão é: eu instalei o Eclipse pelo gerenciador Adicionar/removar aplicações do Ubuntu, e até tentei instalar o pacote separado que baixei do site, mesmo assim, independente da instalação que se escolha, ele fica lento, mas precisamente pra carregar a lista de métodos e atributos de um objeto ao digitar o código.

Eu pesquisei bastante. e achei. sozinho, uma solução, que pra mim talvez seja temporária, e postei no meu blog <http://pedroaraujoprogramador.blogspot.com/2009/09/resolvido-problema-de-lentidao-do.html>. A solução consiste em executar o Eclipse como root, mais precisamente pelo método sudo, solução esta a qual cheguei pela lógica, já que pensei que a lentidão seria por conta das permissões de pasta onde ficam os recursos da IDE, e que o acesso seria demorado ao buscar estes recursos nas pastas já que elas exigem permissão de acesso, e ao executar como root o acesso seria direto.

Bem, eu sou bem entusiasta ao publicar as descobertas que faço, mas nesse caso não sei se tem lógica nisso, é por isso gostaria de compartilhar pra saber se alguém já teve um problema parecido, e se existe explicação e solução mais plausíveis.

Obrigado!

Offline supershow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • O Pensamento Governa o Universo
    • Ver perfil
    • 999th Night
Re: Problema de lentidão do Eclipse no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2009, 09:28 »
Acho que nunca usei o eclipse com a OpenJDK, mas já tive problemas de lentidão do Eclipse com GNU Java. Você tem certeza de que está usando o java sun para executar o eclipse? Quando você faz
Código: [Selecionar]
java -versionA versão é a da Sun mesmo, ou outra? Se não for a da sun e você já tiver instalado, tem de reconfigurar qual o java do sistema:
Código: [Selecionar]
sudo update-alternatives --config java e escolher a certa. É isso que posso ajudar. Mas se você é um programador tenho fé que vai ler um guia foca da vida e aprender muito sobre o linux.
Ubuntu 10.04

Offline Pedro Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • P e d r o - A r a ú j o . c o m
Re: Problema de lentidão do Eclipse no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2009, 10:09 »
Sim, a parte do Java está OK, fiz o processo de configuração e estou usando o da Sun, que se não me engano é a versão 6.0.16 (não lembro exatamente, pois isso é no meu laptop e agora estou na empresa, e aqui a gente ainda programa só pra Windows, o que particularmente pra mim vai acabar pois estou de aviso prévio, saindo da empresa aqui no Paraná e voltando pro meu Mato Grosso, onde vou poder me dedicar também ao Linux.

Particularidades a parte, o que eu acho que teria que explicar melhor é que ele não fica lento sempre, ele inicia rápido, compila rápido, mesmo usando o OpenJDK. A lentidão mesmo é quando estou escrevendo o código. Por exemplo:

Código: [Selecionar]
#ifndef SIMPLE_H
#define SIMPLE_H

#include <gtkmm.h>
#include <libglademm.h>

class Aplicacao
{
  //Declaração das variáveis para os componentes visuais
  Gtk::Window *JanelaPrincipal;
  Gtk:: ...

Logo após eu digitar Gtk e :: apareceria a lista com os métodos, atributos e etc do Gtk, mas fica lento, demora um minuto ou mais. Executando o Eclipse como root fica aceitável, demora uns três segundos pra lista aparecer depois do "::", do "." ou do "->"... E o problema eu creio que não seja só com a classe do Gtk pois qualquer Ctrl+Space do tipo pra carregar uma lista ou até mesmo chamar uma classe minha digitando Apli e dando Ctrl+Space pra completar Aplicacao fica lento.

Offline supershow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • O Pensamento Governa o Universo
    • Ver perfil
    • 999th Night
Re: Problema de lentidão do Eclipse no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2009, 11:10 »
Teu eclipse é só pra programar C/C++? Se puder testar o autocompletar e ctrl+space editando num projeto Java podemos ver se é generalizado ou apenas com o C/C++. De todo modo só encarei esse problema de lentidão do Eclipse com o GCJ e com máquinas muito lentas. Nunca usei o eclipse pra C/C++. Isso pode também ser configuração interna dele. Ter MUITA biblioteca para ele verificar, mas como root ser aceitável 3s, nunca foi meu caso. Se demora mais do que 1s pra abrir as opções de autocompletar eu já fico impaciente. Tu pode tentar mais especificamente nos fórums do eclipse, pra ver se tem alguma configuração de autocopletar ou compatibilidades. Por sinal, qual é o Eclipse que estais rodando? Baixasse o tar.gz do site da eclipse e descompactasse? Qual o ubuntu? Qual o hard da máquina?
Desculpa, mas não poder ajudar muito, mas é que não caiu nos casos que deram problema comigo.
Ubuntu 10.04

Offline Pedro Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • P e d r o - A r a ú j o . c o m
Re: Problema de lentidão do Eclipse no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2009, 11:28 »
Meu computador foi comprado a menos de um ano, as configurações
dele são mais ou menos, o que tenho que confirmar lá em casa:

Notebook HP Compaq Pressario C735BR
2,5 GB de RAM
Processador Intel Dual Core 1.6 GB
Placa de vídeo Intel on-board de 128 MB
HD 120 GB

Ele roda até o Windows Vista, eu tenho o pacote Business,
mas agora estou com o dual boot do Ubuntu com Windows 7 RC,
rodando nele o Visual Studio 2008, que é bem pesadão, mas vai ok.

A partição do Linux é em ext3.

O Eclipse é o 3.2.2, instalado pelo Adicionar/remover aplicações.
Depois instalei o eclipse-cdt pelo apt-get.

A versão do Ubuntu é a 9.04.

Mas, em todo caso, vou dar uma testada conforme você falou.