Autor Tópico: Resolvido ! - Limpei o lixo mas não liberou espaço  (Lida 2170 vezes)

Offline rcarlomagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Resolvido ! - Limpei o lixo mas não liberou espaço
« Online: 22 de Setembro de 2009, 14:21 »
Estava trabalhando com dois computadores em rede e criei uma pasta para bacapear uns arquivos do computador 2. Depois de tudo feito apaguei a tal pasta bkup. O Tamanho dela não foi liberado do sistema. Foi então que a encontrei no diretorio .local/share/Trash/. Bom, fui lá e apaguei o que precisava. E não é que o espaço ainda não foi liberado.

O Disk Usage Analyser me dá a seguinte informação:



Como pode ser possível: ter um disco de 70 Gb, só 6,6 disponível e ele não conseguir me mostrar onde estão os arquivos?

Se alguém já tiver passado por isso... agradeço a ajuda.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2009, 19:57 por rcarlomagno »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Limpei o lixo mas não liberou espaço
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:07 »
Depende de como vc apagou os arquivos, se vc entrou via terminal, tudo bem, mas se apagou com o Nautilus e como root, os arquivos que estariam na lixeira 'normal' vão para a lixeira do root e, com isso, não são realmente apagados; e tem também o lance de apagar pastas numa partição Windows, vc criou a pasta numa partição Windows?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Limpei o lixo mas não liberou espaço
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:20 »
Aparentemente você está usando o programa com o seu usuário. Tente abrir o aplicativo como root e então mande verificar o sistema de arquivos. Aperte Alt+F2 e execute
Código: [Selecionar]
gksudo baobabIsso deve te mostrar uma visão real do espaço em disco.

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Limpei o lixo mas não liberou espaço
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:12 »
Estava trabalhando com dois computadores em rede e criei uma pasta para bacapear uns arquivos do computador 2. Depois de tudo feito apaguei a tal pasta bkup. O Tamanho dela não foi liberado do sistema. Foi então que a encontrei no diretorio .local/share/Trash/. Bom, fui lá e apaguei o que precisava. E não é que o espaço ainda não foi liberado.

O Disk Usage Analyser me dá a seguinte informação:



Como pode ser possível: ter um disco de 70 Gb, só 6,6 disponível e ele não conseguir me mostrar onde estão os arquivos?

Se alguém já tiver passado por isso... agradeço a ajuda.

Já verificou se o espaço que ainda está ocupado é por conta dessa pasta backup mesmo? Não poderia ser por conta dos arquivos que são baixados para instalação?

Caso se confirme a segunda opção, entra no cache e manda "bala".
Citar
cd /var/cache/apt/archives
sudo apt-get clean

Faz um teste, se não for isso posta aqui...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline rcarlomagno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Limpei o lixo mas não liberou espaço
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:35 »
Obrigado a todos.

Eu realmente devo ter apagado como root pelo nautilus.

Resolução:

Via terminal -> login as root

rm -rf ~/.local/share/Trash/files/expugned/*

valeu.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Limpei o lixo mas não liberou espaço
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2009, 18:15 »
Bota "Resolvido" no primeiro post pra mostrar pra outros usuários que tenham o mesmo problema que vc resolveu a sua dúvida.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.