Autor Tópico: Como selecionar a partição de instalação  (Lida 3043 vezes)

PutzKipa

  • Visitante
Como selecionar a partição de instalação
« Online: 25 de Abril de 2006, 10:57 »
Estou querendo instalar o ubuntu já faz um tempo. E já tive alguns problemas com ele utilizando o live-cd, pois este não reconhecia meu mouse e eu não tinha como configurar já que ee não estava instalado.
Agora vou tentar instalá-lo direto. Mas tenho uma séria duvida.

No CD do ubuntu que tenho ele fala que todos os dados do HD serão apagados para a instalação.

Gostaria de saber se há mesmo um modo de eu selecionar um espaço não alocado do meu HD para instalá-lo sem perder os dados das outras partições.

E também queria saber se o Ubuntu reconhece partições NTFS na hora da instalação.

Já conhecia a instalãção do kurumim que é diferente e gráfica.
Porem acho estranha a instalação do Ubuntu e tenho medo de perder meus arquivos +/-40GB.

Agradeço aos que me ajudarem.

Offline Judeu_Errante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Como selecionar a partição de instalação
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2006, 13:00 »
PutzKipa

Tem como preservar sua partição do windows e instalar o ubuntu em outra partição sim, o caso é que a opção default de instalação é o ubuntu ocupar todo o disco rígido (é chato mesmo...).

Para escolher outra partição de instalação, escolha a opção "Editar manualmente a tabela de partições" e indique onde ficarão as partições de sistema, swap e home (se for usar).

Uma dica para facilitar o processo é usar o Partition Magic do windows, ou o gparted/qtparted de algum live-CD para criar as partições ANTES de fazer a instalação do ubuntu.

Dê uma olhada neste tutorial que explica melhor o processo de instalação do ubuntu 5.10 breezy. Pode tirar algumas dúvidas.

http://www.guiadohardware.net/guias/02/index1.php

Saudações e boa sorte.