Autor Tópico: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?  (Lida 7894 vezes)

Offline Breaker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • Thinking different!
    • Ver perfil
Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Online: 22 de Setembro de 2009, 19:44 »
Estava mostrando para um colega as maravilhas do Ubuntu.. quando de repente (enquanto vários arquivos estavam selecionados), meu colega apertou delete e foi tudo para a lixeira. Até então achava isso ótimo (o fato de não pedir permissão), mas como limpo a lixeira de tempos em tempos, e no momento ela já estava cheia de lixo, tive que selecionar quais arquivos iria restaurar.
Gostaria de saber onde altero isso. E aproveitando, teria como desfazer aquela ação? Tentei o velho "Ctrl+z" mas não funcionou.  :P

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2009, 19:54 »
Até onde sei, o Nautilus não pede confirmação, e não tem como alterar isso. Ele só pede confirmação se você teclar shift+delete, que é para excluir definitivamente (sem ir para a lixeira).

Offline Breaker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • Thinking different!
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2009, 20:55 »
Ele só pede confirmação se você teclar shift+delete, que é para excluir definitivamente (sem ir para a lixeira).
Isso eu sabia.  :P
Mas certeza que não tem como alterar isso? Não é possível, uma coisa tão simples. :/
E desfazer a ação? Algo como "desfazer mover".

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2009, 23:44 »
Realmente, é simples, mas não tem como fazer. Existem tópicos aqui no fórum falando sobre isso. A única solução seria usar um outro gerenciador de arquivos.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2009, 00:29 »
Estava mostrando para um colega as maravilhas do Ubuntu.. quando de repente (enquanto vários arquivos estavam selecionados), meu colega apertou delete e foi tudo para a lixeira. Até então achava isso ótimo (o fato de não pedir permissão), mas como limpo a lixeira de tempos em tempos, e no momento ela já estava cheia de lixo, tive que selecionar quais arquivos iria restaurar.
Gostaria de saber onde altero isso. E aproveitando, teria como desfazer aquela ação? Tentei o velho "Ctrl+z" mas não funcionou.  :P

bastaria ir até a lixeira, alterar a visualização para visão em lista e selecionar por data.

Iluminar os arquivos e restaurar.

[],s

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2009, 01:02 »
Estava mostrando para um colega as maravilhas do Ubuntu.. quando de repente (enquanto vários arquivos estavam selecionados), meu colega apertou delete e foi tudo para a lixeira. Até então achava isso ótimo (o fato de não pedir permissão), mas como limpo a lixeira de tempos em tempos, e no momento ela já estava cheia de lixo, tive que selecionar quais arquivos iria restaurar.
Gostaria de saber onde altero isso. E aproveitando, teria como desfazer aquela ação? Tentei o velho "Ctrl+z" mas não funcionou.  :P

bastaria ir até a lixeira, alterar a visualização para visão em lista e selecionar por data.

Iluminar os arquivos e restaurar.

[],s

Essa eu não entendi. O Nautilus mudou alguma coisa no Jaunty? É que eu uso o Hardy...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2009, 07:29 »
A falta de aviso permanece, vinicius_aleao

o que sugeri foi alterar o modo de visualização do conteudo da lixeira, que por padrão é visão em icones

Alterando para visão em detalhes se torna mais facil localizar o que foi excluido para posterior restauração


Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2009, 08:37 »
Pois é... Falamos sobre isso em um outro tópico e realmente o Nautilus não tem essa opção, e pelo jeito não vai ter tão cedo (ou nunca). Eu estou razoavelmente feliz com o Dolphin, que é o gerenciador de arquivos padrão do Kubuntu. Ele pede confirmação!

Abs.
Cassiano

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2009, 19:43 »
Mas ainda não vi o problema realmente de não pedir confirmação, já que vai pra lixeira. Basta ir lá e recuperar os arquivos. Ele tem que pedir quando for excluir sem ir pra lixeira (com shift), como já faz.


Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2009, 21:10 »
já tentou editor de configurações,apps,nautilus,confirm trash ?
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2009, 22:54 »
já tentou editor de configurações,apps,nautilus,confirm trash ?

Isso só faz confirmar se for para esvaziar a lixeira ou excluir permanentemente.

Offline Breaker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • Thinking different!
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2009, 08:51 »
Citar
bastaria ir até a lixeira, alterar a visualização para visão em lista e selecionar por data.
Na lixeira aparece para organizar por data de modificação, mas modo lista não encontrei...

Citar
Eu estou razoavelmente feliz com o Dolphin, que é o gerenciador de arquivos padrão do Kubuntu.
Bom, vou ler sobre outros gerenciadores de arquivo, ver como se faz para mudar e se vale a pena.

Valeu pelas dicas.
Engraçado é que na documentação do nautilus diz:
Citar
Você pode definir preferências nas seguintes categorias: O comportamento de arquivos e pastas, arquivos de texto executáveis e Lixeira
  :P

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2009, 14:13 »
Citar
Na lixeira aparece para organizar por data de modificação, mas modo lista não encontrei...

Na barra de localização, há uma caixa de seleção onde você pode escolher "Ver como lista".

Offline Breaker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
  • Thinking different!
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2009, 18:59 »
Valeu vinicius_aleao, não tinha visto!  :-X

Bom, o problema não foi resolvido, mas já me contentei. Como eu disse vou ler sobre outros gerenciadores de arquivo, ver como se faz para mudar e se vale a pena.

Obrigado.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Pedir permissão para enviar arquivo para a lixeira. Como fazer?
« Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2009, 19:39 »
Valeu vinicius_aleao, não tinha visto!  :-X

Bom, o problema não foi resolvido, mas já me contentei. Como eu disse vou ler sobre outros gerenciadores de arquivo, ver como se faz para mudar e se vale a pena.

Obrigado.

Há um tópico aqui no fórum sobre como tornar outros gerenciadores como padrão. Dá uma pesquisada que você encontra.