Autor Tópico: Gnome 3, temos que ter uma alternativa!  (Lida 9358 vezes)

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Gnome 3, temos que ter uma alternativa!
« Online: 23 de Setembro de 2009, 21:55 »
Estou para postar no Ubuntu Brainstorm, uma idéia, que fala sobre a possibilidade do Ubuntu 10.04 disponibilizar a versão clássica e consagrada do Gnome atual, como alternativa ao Gnome 3.0, que terá como estrela o Gnome Shell. Eu particularmente acho que mudanças assim não devem partir exclusivamente dos desenvolvedores, e sim deveria ter uma conversa prévia com os usuários, numa evolução conjunta para o encaminhamento do desenvolvimento. Acho que esse tipo de mudança deve vir depois de enquetes, pesquisas, analises debates, e da percepção comum. Isso sem contar com testes de usabilidade com o publico em geral. Outro ponto que deve ser abordado é repercussão da critica. Acho que esse Gnome 3 vai melar tudo. O Ubuntu não pode denegrir seu crescimento e sua confiabilidade propondo algo que nem se quer foi testado e que pode nem agradar. Acho que em time que está ganhando não se mexe. Deixa para adotar como em 1 ou 2 anos. Temos que ter a opção de escolher. Eu não vou querer esse Gnome 3 todo cheio de chimilique.

Gostaria de idéias, e sugestões que pudessem acrescentar algo a minha idéia base.

Abraço a todos.

Abaixo o mockup da minha ideia.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2009, 23:01 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Gnome 3, temos que ter uma alternativa!
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2009, 22:01 »
É uma idéia interessante... mas será possível ter dois Gnomes em um cd???

Como será que poderia ser feito???

Gnome 3 no ubuntu como padrão sem os testes suficientes pode até denegrir a imagem do ubuntu... (com os bugs)

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2009, 22:18 »
É uma idéia interessante... mas será possível ter dois Gnomes em um cd???

Como será que poderia ser feito???

Gnome 3 no ubuntu como padrão sem os testes suficientes pode até denegrir a imagem do ubuntu... (com os bugs)

Hqx

A diferença do Gnome 3 para o Gnome 2.x são alguns aplicativos, dentre eles o Gnome Shell e o Zeitgeist, que podemos instalar e testar o Desktop do Gnome 3 ainda hoje se for de nossa vontade. Então não é necessário ter 2 gnomes, e sim duas, customizações prévias do Gnome 3 para o mesmo ter o comportamento do Gnome 2.x. Isso é fato.

Sobre a imagem do Ubuntu. Imagine, temos 12 milhões de usuários acostumados com um desktop consagrado como é o do Gnome 2.x, e do nada muda tudo. Ai, no mínimo é burrice, mudar da água para o vinho.

Ok,
Abraços.
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
O Zeitgeist e o Shell
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2009, 22:29 »
O Zeitgeist e o Shell

As duas maiores mudanças tecnológicas voltadas para o usuário no GNOME 3.0 são o GNOME Shell e o GNOME Zeitgeist.

O GNOME Shell é uma nova camada do desktop que vai lidar com a exibição das janelas dos aplicativos, notificações e outros objetos. A ideia é que ele assuma o lugar do GNOME panel e do gerenciador de janelas, combinando as duas funções em um único elemento. O GNOME Shell usará o Clutter (que é baseado no OpenGL) para cuidar da renderização, e será escrito principalmente em Javascript. Owen Taylor explicou em seu blog que a opção pelo Javascript diminuirá a barreira de entrada para os autores de applets.

O GNOME Zeitgeist é um sistema de gerenciamento de arquivos não hierárquico. Em vez de encontrar os arquivos com base em sua localização no sistema de arquivos, o Zeitgeist fornece diversas interfaces alternativas: um calendário indicando a data do último acesso, um sistema de favoritos fácil de usar, tags e filtros para o tipo de conteúdo. Há outros pontos de entrada em desenvolvimento, como a inclusão de comentários e o reconhecimento de localidades.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2009, 22:31 por nq6 »

Offline Éderson

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2009, 22:30 »
Só para informar, o Ubuntu 10.4 virá ainda com o gnome que conhecemos pois será uma versão LTS.

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2009, 22:32 »
Só para informar, o Ubuntu 10.4 virá ainda com o gnome que conhecemos pois será uma versão LTS.

Ok, vc tem fontes? Pois pelo que eu li, será a versão corrente do Gnome, e nesse momento, será a versão 3.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2009, 22:59 por nq6 »

Offline fetter

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2009, 23:20 »
Bom, quando saiu a versão 4.1 do kde (que foi bastante criticada) ainda era possível ter na mesma máquina tanto o kde 4 quanto o kde 3, espero que com o gnome também seja assim.
E, pessoal, estamos falando da versão 10.04, ou seja, tem mais de meio ano para evoluir, é muito tempo!!! Acredito que não vão cometer o mesmo erro que a equipe do kde cometeu ao lançar o ambiente gráfico de forma prematura.
Não parei para testar o gnome 3 ainda, por enquanto estou usando só o kde, mas se o gnome 3 estiver "usável", porém com bugs já está de bom tamanho, até abril de 2010 acredito que vá estar pronto para uso!
Se você olhar para o céu e não ver as estrelas... se liga! Já amanheceu!

Offline musinet

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2009, 09:28 »
Já temos o Ubuntu, o Kubuntu e o Xubuntu... Pelo jeito vamos ter um novo membro na família: o Trebunto (Ubuntu com Gnome Três).  ;D

Desculpem... Não agreguei absolutamente nada no tópico, mas não podia perder a piada...

Abs.
Cassiano

Offline Ricardo Tiburcio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2009, 16:30 »
O 10.4 pode ou não vir com o Gnome 3, dependendo do calendário de desenvolvimento do próprio Gnome. No momento nem o pessoal do desenvolvimento do Gnome sabe ao certo se a verão 3.0 sairá em março de 2010 (sendo portanto correspondente a 2.30) ou em setembro de 2010 (correspondente a 3.32), como pode ser visto em http://library.gnome.org/misc/release-notes/2.28/index.html.pt_BR#rnlookingforward. A decisão final sobre isso só será dada em novembro.
Também não vejo porque temer o lançamento de um Gnome 3.0 muito instável ou bugado. Segundo o próprio pessoal do Gnome "Esta decisão [Sobre o lançamento do 3.0] será baseada no progresso dos aplicativos GNOME novos e atuais, bibliotecas e seu impacto em acessibilidade, estabilidade e usabilidade." O Gnome sempre seguiu uma linha de desenvolvimento mais incremental, com pequenas mudanças bem testadas. Não acho que mudariam isso agora. E não acho que o que aconteceu com o KDE 4.0 sirva de parâmetro aqui. Embora muitos usuários do KDE não tenham atentado para isso na ocasião, eles avisaram quando do lançamento do 4.0 que se tratava de uma versão ainda "crua".
Só aproveitando, quem instalar o Gnome 2.28 (e portanto os futuros usuários do Ubuntu 9.10) aparentemente poderá testar a nova interface Shell com mais facilidade (já dá pra fazer isso, mas ainda dá um pouco de trabalho instalar). Acredito que já seja algo feito pelo pessoal de desenvolvimento para ampliar a base de usuários testando esta que deve ser (junto com o Zeitgeist) a maior mudança visível no novo Gnome.

Offline felipeborges

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2009, 18:28 »
Se você não instalar o GNOME Shell, o GNOME 3 segue semelhante ao conceito tradicional do GNOME.
Gostei da idéia de perguntar isso no instalador do sistema.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline nq6

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2009, 13:30 »
É, pela as informações que eu li, e por se tratar de uma versão LTS, o Ubuntu não incluirá o Gnome 3.0 pois se trata de algo novo com possiveis bugs, não seria interessante entrar numa versão LTS, os desenvolvedores vão optar por permanecer com a versão 2.xx do Gnome. Graças a Deus.

Ubuntu 10.04 calendário de lançamento

3 de Dezembro, 2009 – Alpha 1
7 de Janeiro, 2010 – Alpha 2
4 de Fevereiro, 2010 – Alpha 3
4 de Março, 2010 – Beta1
1 de Abril, 2010 – Beta2
15 de Abril, 2010 – Versão candidata
29 de Abril, 2010 – Ubuntu 10.04 LTS

Ubuntu 10.04 LTS Lucid Lynx planejado para abril de 2010 com suporte até April 2013 a versão desktop.

Pois bem amigos, isso significa que teremos a oportunidade de usar o Gnome 2.xx até 2013, e isso para mim é um alento, pois nesse meio tempo o Gnome 3.x vai se ajustando de acordo com as repercussões positivas ou não. Em 2 anos de amadurecimento, quando o Ubuntu finalmente for obrigado a adotar, já teremos algo mais polido.

Ainda bem, já estou até mais conformado. Espero realmente que o Gnome encontre o caminho certo nesse meio tempo. O que vi, até o momento particularmente não gostei. "Ficar brincando de adicionar e remover desktops" Não sei se realmente é pratico. Um simples efeito no compiz implementaria essa funcionalidade.  
« Última modificação: 29 de Setembro de 2009, 13:32 por nq6 »

Offline Pedru

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Livre Linux
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2009, 20:01 »
Bah, minha opinião formada através dos vídeos que vi: Booooooooooooooosta. Desculpem, mas eu tinha que dizer.
Sou um usuário GNOME e não quero que ele vire um KDE do GTK que, pelo jeito, já tá virando um.

Tô acostumado com o GNOME do jeito que é... Quero que ele inove, mas não desse jeito!

Não gostei, mas posso mudar de opinião se pelo menos usá-lo. Formei a minha opinião através dos vídeos, quem sabe eu mude de ideia?

Offline achteutis

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2009, 20:37 »
Bom, eu adorei as tais novidades pro gnome 3, mas faço eco ao que o felipeborges falou:

Se você não instalar o GNOME Shell, o GNOME 3 segue semelhante ao conceito tradicional do GNOME.
Gostei da idéia de perguntar isso no instalador do sistema.

A relação das janelas, paineis, gerenciamento de arquivos, não há mudança drástica. Mas também acho que deve ficar a cargo do usuário querer escolher um gerenciamento de janelas e de áreas de trabalho vindos de um aplicativo só (se não me engano, é isso o gnome-shell), ou se serão processos separados (gnome/metacity e compiz). Como já me viciei em múltiplas áreas de trabalho, quero testar logo o shell. E amanhã sai o beta do Karmic, com o shel como opção!
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Chucknoris

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2009, 00:28 »
Eu particularmente acho que a equipe desenvolvedores do Ubuntu deveria consultar seus usuários, o próprio nq6 já apresentou várias idéias boas aqui neste fórum em relação a inovações que facilitariam a vida do usuário.

Quanto as inovações acho que eles devem ter responsabilidade principalmente de não ter problemas como travamento e ou outros bugs indesejáveis, algumas inovações atraem mais público, outras não dão certo como no caso do windows vista em relação ao xp...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline musinet

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2009, 10:50 »
Sei que vou levantar polêmica, mas...

A relação das janelas, paineis, gerenciamento de arquivos, não há mudança drástica. Mas também acho que deve ficar a cargo do usuário querer escolher um gerenciamento de janelas e de áreas de trabalho vindos de um aplicativo só (se não me engano, é isso o gnome-shell), ou se serão processos separados (gnome/metacity e compiz).

... concordo com o achteutis. Ficar indignado só porque os caras tão colocando o Gnome Shell no release 3 sem consultar é besteira! Não instala o Shell e deu prá bola! O que não dá pra entender é meter pau no Shell e ficar embronhando a performance do computador ao encher o desktop de efeitos do compiz...

Além disso, acho legal que o Gnome fique com uma cara mais "arquiteto" que "engenheiro". Passeei pelo KDE e gostei muito da experiência interativa dele, mas infelizmente me deixou na mão em termos de estabilidade, então voltei pro Gnome, com uma boa dose de resignação (diga-se de passagem).

Então, seja bem vindo, Gnome Shell (mas com chave de liga-desliga, pelamordedeus).

Abs.
Cassiano