Caro amigo Platao, desde já agradeço a ajuda dada a todos que por aqui passam, conhecimento deve ser passado sempre, obrigado.
Desde já peço-lhe desculpa se por acaso eu lhe fizer uma pergunta absurda, é que sou totalmente "cego" em Linux.
Pra ficar mais fácil pra mim, vou tentar resolver o item 1 primeiro e quando solucionar passo para o item 2.
Bom, entrei no ambiente gráfico do ubuntu fazendo aquela configuração do nomodeset que te falei e segui os seguites passos:
1- cliquei crtl+alt+f1 para entrar no modo texto
2- pediu o login e senha e forneci
3- digitei conforme sua orientação: sudo gedit /etc/defalt/grub
Aí aparece a seguinte mensagem: default: (gedit:1658): Gtk-warning **: cannot open display:
4- tentei novamente alterando o "defalt" do item 3 para "default" e apareceu a mesma mensagem de erro.
O que fiz de errado?
O que é grub?
Quando você fala em alterar o arquivo, é desse modo que tentei ou é pelo ambiente gráfico em algum lugar, como se faz pelo windows explorer por exemplo? Pois no final você fala em salvar e fechar, acredito que seja alguma janela no ambiente gráfico, pois no modo texto, não tem como eu "salvar e fechar", é isso?
P.S: quando entro em modo de texto através de crtl+alt+f1 como faço pra voltar pro ambiente gráfico sem ter que reiniciar?