Darth,desculpe mas quero entrar na discussão,primeiro parabens por abrir uma discussão muito necessaria...
Que isso, Zericardo, vc é hiper bem-vindo, só veio somar e eu quero agradecer por isso!
A impunidade é o grande mal deste nobre país, começando pelo alto escalão do governo, infelizmente...
Com relação a preços eu tenho lido vários sites e li, um dia desses, que realmente o lobby da MS aqui no Brasil é muito forte mesmo e outra coisa que me deixou intrigado foi que, em alguns países, como a China por exemplo, os preços da MS são até muito acessíveis e um Windows Vista sairia lá por uns R$60,00 - e sem essa de vir instalado no pc, o preço dele seria esse mesmo, infelizmente o autor não citou as fontes, mas eu vou pesquisar sobre isso. Se bem que eu acredito.
Aqui no Brasil , como eu disse , o círculo vicioso é muito grande: governo cobra juros altos > empresas repassam os juros aos consumidores > povo sem grana = pirataria...
Com relação aos usuários mais 'calejados', digamos assim, realmente tem caras que são um porre e não tem a mínima paciência, mas vc acredita que nunca me apareceu ninguém assim?
Talvez por eu saber pedir ajuda, ser paciente em esperar que me socorram, etc mas nunca deixei de pesquisar sobre algum problema que eu tenha tido como usuário novo de Linux, te juro
,e sempre resolvi meus problemas de uma forma ou de outra, com ajuda de alguém ou com pesquisas na net.E aqui no fórum sempre tive ajuda de todos e agradeço publicamente por isso.
Mas tmb não podemos nos esquecer que tem usuários que são sanguessugas.
Putz! Tem usuário que só falta querer leite na boquinha e fraldinha limpa.
Daí, quando as coisas não saem como ele quer, sobe nas tamancas e se dana a esculhambar o sistema numa tresloucada cruzada anti-linux, conheço vários exemplos...
Se ele tivesse pago pelo sistema ou pelos programas (daí voltamos ao ponto central do tópico) eu compreenderia plenamente e jamais tiraria a razão de ninguém,
mas o sistema é grátis, não onera em nada a vida do cara, foi desenvolvido para ser funcional e em 99% dos casos ele realmente é e supre plenamente a vida da grande maioria dos usuários,(digo 99% pq nada é perfeito, seja pago ou gratuito) com exceções de programas que eu considero TOP, tipo Autocad, Maya, Flash, Envi etc etc ou seja -
programas para profissionais e/ou empresas e não curiosos que muitas vezes os tem só pra dizer:
''_eu tenho um fotoxópi...'' ,
''_ki bestera... e eu que tenho um córeu drau?'' como se fossem prêmios mas não sabem usar nem 2% do programa.
Tenha santa paciência...
E depois vem falar mal do Linux ou dos programas opensource?
Ah que eles vão falar mal da p*** que os pariu!!!
Desculpe-me pelo desabafo.
E a Índia, hein? Quem diria... vou até me informar sobre isso, valeu pela informação.
Grande abraço, Zericardo.