É um assunto extenso, existe outro ponto de vista: Os preços cobrados pelas gravadoras de música por exemplo são necessários ? Baixar músicas para "apenas" ouvir e não comercializar é pirataria? A internet não estaria divulgando a música e o artista ? .
Sim eu baixo músicas e filmes para ouvir e assistir, depois enjou e deleto ou deixo de lado ...
Asghan, antes de mais nada, acho que todos (ou quase todos) temos algo pirata em nossos computadores, em maior ou menor grau.
As razões para isto são muitas mas teu argumento dos preços cobrados pelas gravadoras não é justificativa. Imagine que os CDs, em um passe de mágica, passassem a custar R$10,00 ou menos ainda. Você realmente acredita que a pirataria desapareceria? É claro que não! Esse teu argumento, aliás, é o mesmo que achar que, porque pagamos uma das gasolinas mais caras do mundo, temos o direito de roubá-la. Pode até dar vontade mas ninguém faz porque isso dá cadeia. E com música todos (ou quase todos) fazem porque sabem que é muito difícil ser pego. Simples como isso.
E, ao contrário do que você sugere, baixar música "apenas para ouvir e não comercializar" é ilegal. Pelo menos na letra da lei (em tempo: não sou advogado). Ao contrário do que muita gente pensa, não é o fato de não se ganhar dinheiro com a cópia que a deixa legal. Pode-se achar que a lei é injusta e influenciada pelo pessoal da grana mas essa é a lei.
Só que a coisa se disseminou de tal forma, mesmo com o rigor em vários países (EUA, Europa e Japão), que hoje as próprias gravadoras já estão buscando formas de adaptar-se. Já houve até uma proposta das gravadoras estadunidenses de criar uma taxa a ser cobrada, dos usuários, por todas as operadoras de banda larga (acho que a proposta era de 10%). Esta taxa seria repassada às gravadoras e todos os usuários das bandas largas poderiam baixar o que bem entendessem sem problemas. Só que a coisa não foi adiante.
Mas por enquanto o que está valendo é a letra dura da lei. A Europa, inclusive, está deixando a legislação ainda mais rigorosa contra a pirataria digital (há até uma proposta de que, além das multas e eventual prisão, o usuário que for apanhado fica proibido de contratar/utilizar banda larga por um bom período). E é questão de tempo para a coisa começar a engrossar também por aqui (a menos que, antes, o pessoal ache uma solução que resolve tudo, tipo aquela das gravadoras lá nos EUA).