Autor Tópico: restaurar gnome! - resolvido  (Lida 14222 vezes)

Offline Petrov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
restaurar gnome! - resolvido
« Online: 01 de Outubro de 2009, 16:07 »
ola galera do ubuntu-br,

é o seguinte, eu fiz uma besteira sem querer aqui.
eu fui deletar um atalho que eu tinha deixado no barra do gnome so que sem querer eu deletei a barra inteira!
ai eu criei outra barra, ai eu fui adicionando menu iniciar, botao pra fazer logoof, calendario e etc , so que ficou tudo errado, ta tudo desconfigurado na barra, alem do que, pra adicionar algo, eu preciso adicionar na barra de baixo e arrastar pra barra de cima (por que na de baixo ficam so as janelas abertas...)
a sim, e outra, ele nao me mostra  a bandeja dos programas.... se eu abro por exemplo o wicd ou o amsn, ele nao me mostra que ele esta aberto la em cima, do lado do calendario...
entao eu quero restaurar todo o gnome, deixar ele padrao, desde quando se instala o ubuntu....
ja procurei no forum mas nao achei.
no google nao acho nada especifico....

muito obrigado!
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 12:49 por Petrov »

Offline fetter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2009, 16:16 »
ola galera do ubuntu-br,

é o seguinte, eu fiz uma besteira sem querer aqui.
eu fui deletar um atalho que eu tinha deixado no barra do gnome so que sem querer eu deletei a barra inteira!
ai eu criei outra barra, ai eu fui adicionando menu iniciar, botao pra fazer logoof, calendario e etc , so que ficou tudo errado, ta tudo desconfigurado na barra, alem do que, pra adicionar algo, eu preciso adicionar na barra de baixo e arrastar pra barra de cima (por que na de baixo ficam so as janelas abertas...)
a sim, e outra, ele nao me mostra  a bandeja dos programas.... se eu abro por exemplo o wicd ou o amsn, ele nao me mostra que ele esta aberto la em cima, do lado do calendario...
entao eu quero restaurar todo o gnome, deixar ele padrao, desde quando se instala o ubuntu....
ja procurei no forum mas nao achei.
no google nao acho nada especifico....

muito obrigado!

Existem umas pastas ocultas (o nome começa com um . ) dentro da tua pasta home, as configurações são todas salvas ali, primeiro copie tudo para uma nova pasta, com a finalidade de backup, e depois apague as pastas referentes aos programas que tu citou.
Se tiver dúvidas, apague as pastas ocultas .gnome e .gnome2, e tente de novo!
Se você olhar para o céu e não ver as estrelas... se liga! Já amanheceu!

Offline Petrov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2009, 16:26 »
blz, testo assim que chegar em casa, to no trampo.
so uma pergunta, onde eu vou pra exibir pastas e arquivos ocultos?
é pelo botao direito?
eu sou novo em linux, tenho so alguns dias ainda  ;D rsrsrs

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2009, 21:40 »
ola galera do ubuntu-br,

.
.
é o seguinte, eu fiz uma besteira sem querer aqui.
eu fui deletar um atalho que eu tinha deixado no barra do gnome so que sem querer eu deletei a barra inteira!
.

ja procurei no forum mas nao achei.
no google nao acho nada especifico....

muito obrigado!

Como não achou nada? ???

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56018.msg319225.html#msg319225

[],s

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2009, 23:32 »
Petrov,


ai eu criei outra barra, ai eu fui adicionando menu iniciar, botao pra fazer logoof, calendario e etc , so que ficou tudo errado, ta tudo desconfigurado na barra, alem do que, pra adicionar algo, eu preciso adicionar na barra de baixo e arrastar pra barra de cima (por que na de baixo ficam so as janelas abertas...)
a sim, e outra, ele nao me mostra  a bandeja dos programas.... se eu abro por exemplo o wicd ou o amsn, ele nao me mostra que ele esta aberto la em cima, do lado do calendario...


Sem trauma, primeiro quando for adicionar alguma coisa na barra, primeiro clique com o botão direito em cima da barra que você quer adicionar, e depois escolha a opção adicionar ao painel, no caso de querer que os programas abertos fiquem aparecendo na barra, inclusive quando minimizados, é só escolher a opção "Lista de Janelas".

Com relação a estar tudo desconfigurado, é só uma questão de organizar cada item no seu devido lugar, clicando com o botão direito em cima do item que você quer mover e desmarcar a seleção ode "bloquear a movimentação", assim você pode posicionar no local de sua preferência e depois pode marcar novamente para bloquear a movimentação, não é difícil, com alguns minutinhos já estará tudo no lugar.

Att.

P.S.

Lembrei que o usuário "rjbgbo" havia dado uma dica muito boa, não testei mas segue o link do tópico onde alguém passou pelo mesmo problema que você:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,55712.0.html

abs
« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 23:47 por coruja »

Offline Petrov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2009, 09:26 »
po galera, resolvi.
vou postar o que eu fiz pra se outras pessoas tiverem esse problema de configuração da barra de painel...

eu abri um terminal e digitei os comando abaixo:

gnome-session-remove gnome-panel
gconftool-2 --recursive-unset /apps/panel
gconftool-2 --load /etc/gconf/schemas/panel-default-setup.entries
gnome-panel &

atenção - ao digitar isso as barras irão sumir, voce nao pode fechar o terminal por que voce tem reiniciar a maquina, ai depois dos comandos acima é só digitar poweroff e pronto.

obs: todos os comandos como root, ok?!

agora ele restaurou minha barra, ele mostra tudo direitinho, o botao do troca de usuario, calendario, bandeja de programas em execução e os atalhos que eu deixei...firefox, pastas, eclipse galileo e etc...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2009, 11:25 »
Fico feliz que resolveu, se tivesse visto o link que postei poderia ter sido mais rapida a resolução, pois eu postei exatamente isto que fez.

Edite o primeiro post do seu topico e ajude o forum, editando o titulo e acrescentado=> resolvido nele

Outros com a mesma duvida irão te agradecer, pois a "receita" que funcionou para voce pode serir a outros.

[],s

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2009, 11:37 »
po galera, resolvi.
vou postar o que eu fiz pra se outras pessoas tiverem esse problema de configuração da barra de painel...

eu abri um terminal e digitei os comando abaixo:

gnome-session-remove gnome-panel
gconftool-2 --recursive-unset /apps/panel
gconftool-2 --load /etc/gconf/schemas/panel-default-setup.entries
gnome-panel &

atenção - ao digitar isso as barras irão sumir, voce nao pode fechar o terminal por que voce tem reiniciar a maquina, ai depois dos comandos acima é só digitar poweroff e pronto.

obs: todos os comandos como root, ok?!

agora ele restaurou minha barra, ele mostra tudo direitinho, o botao do troca de usuario, calendario, bandeja de programas em execução e os atalhos que eu deixei...firefox, pastas, eclipse galileo e etc...


Não entendi uma coisa: Porque todos os comandos como root?

Ao mexer nas configurações do gnome você não quer mexer naquelas do seu usuário? Ao fazer isso usando o sudo, ou pior ainda o root, você não estará correndo o risco de criar problemas de permissão dentro da sua $home?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2009, 11:48 »
Opps, eu nem notei esta do root.

para registro:


Na minha receita está correto, usar como usuario.

[],s

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2009, 12:40 »
Creio que não tem problema algum executar como root, pois ele vai carregar as configurações padrão de /etc/gconf ou seja volta tudo como de fábrica.

gconftool-2 --load /etc/gconf/schemas/panel-default-setup.entries

obviamente e máquinas com mais de 1 usuário, ele vai zerar todas personalizações de "todos" usuários
não entendi o gnome-panel &, pois teoricamente já que vai "reiniciar a máquina" não há necessidade alguma, pois este aí rodando como root, vai abrir o painel do root e não do usuário.

PS: ainda não entendo a grande necessidade de reiniciar, no máximo fazer um logout e reiniciar o gdm ou a própria sesão, já que as aplicações default do Desktop gnome com excessão dos serviços que usam hal e dbus, iniciam após o gdm e o gnome-settings-daemon que é o responsável por carregar tudo.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 12:43 por Xterminator »

Offline Petrov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome!
« Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2009, 12:48 »
na verdade, eu fiquei como root antes de testar os códigos.
como os codigos iriam mexer em configuração eu imaginei que seria necessario ser root, entao eu fiquei como root logo.
nao teste como usuario comum... com o $ na shell ...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome! - resolvido
« Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2009, 14:45 »
Pois é, usar um terminal com sudo direto (ou root) não é legal, sempre corre o risco de causar problemas com permissão.

O Xterminator até ponderou bem que nesse caso não tem problema (além de outros pontos também que ele sabiamente colocou), mas cansei de ver problemas de permissão simplesmente porque os usuário acham que entrou no terminal já devem estar como root, e vou te dizer que uso isso na minoria das vezes (claro dependendo do trabalho que vou fazer)!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome! - resolvido
« Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2009, 21:03 »
Fiz um teste em uma máquina virtual, e não precisei reiniciar nada, no momento em que eu rodei os comandos, automaticamente restaurou as minhas barras.

e comandei como usuario $ ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome! - resolvido
« Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2009, 00:53 »
Fiz um teste em uma máquina virtual, e não precisei reiniciar nada, no momento em que eu rodei os comandos, automaticamente restaurou as minhas barras.

e comandei como usuario $ ;)

Que ótimo! Comprovado que o sudo é desnecessário aqui!

Já temos aqui no fórum um tópico com Os 10 mandamentos para novos usuários Linux, então acho que podemos criar agora o 11o.:

Não usarás o santo sudo em vão!

Que é uma adaptação do: Não usarás o santo nome do root em vão!
« Última modificação: 03 de Outubro de 2009, 19:27 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: restaurar gnome! - resolvido
« Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:42 »
Já temos aqui no fórum um tópico com Os 10 mandamentos para novos usuários Linux, então acho que podemos criar agora o 11o.:

Que é uma adaptação do: Não usarás o santo nome do root em vão!

clcampos, você esqueceu de digitar o endereço desse tópico.
Ficou apenas o http://. (rsrs)

Repito: bots também falham!!!  :D

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,28185.0.html


Abraços
« Última modificação: 03 de Outubro de 2009, 19:10 por rcn »