Autor Tópico: [RESOLVIDO] Problema de autenticação na conexão via rádio  (Lida 4800 vezes)

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Problema de autenticação na conexão via rádio
« Online: 01 de Outubro de 2009, 18:21 »
Olá a todos. Sou novo no fórum do ubuntu, mas uso o ubuntu há cerca de um ano e meio.

mas tenho dificuldades quando o assunto é redes e conexões com a internet, então, aí vai o meu problema:

Instalei há alguns dias uma conexão com internet via rádio local. O provedor forneceu o CD de instalação dos drivers. Como em meu computador, tenho instalado tanto o ubuntu Linux quanto o Windows em dual boot. Assim, minha idéia é fazer a internet funcionar
em ambos os sistemas operacionais. A princípio, o driver foi instalado no Windows sem problema. Como o CD vem com o driver para
o Linux, instalei também o driver no Ubuntu, que por sinal, funcionou bem.

Inicialmente, a internet funcionou tanto no Windows quanto no Linux. Entretanto, depois de dois dias, a conexão passou a funcionar somente no Windows. No ubuntu, o driver detecta a antena do provedor e recebe a página de login enviada pelo provedor (o login é feito no browser). Mas quando digito o meu nome de usuário, aparece uma mensagem semelhante a esta:

"este user name não é permitido para este MAC address"

Não sei o que pode estar ocorrendo. Já configurei o IP, o Gatwaey fornecido pelo servidor, o driver funciona...

Observação: minha versão do ubuntu é 8.10. Configurei a rede na guia IPv4 do diálogo Network configuration.

Grato pela ajuda.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009, 23:07 por promurilo »

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Problema de autenticação na conexão via rádio
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2009, 07:46 »
Bom dia amigo!

Eu tenho esta versão do ubuntu e não precisei instalar nada reconheceu sem problemas minha net via radio...

não sei se é esta versão do ubuntu mais tem um bug(eu acho) se marcar a minha conexão antes de configurar, e quando digito os dados algum não é salvo de uma olhada.

Sobre o login, o meu quando ligo o pc automaticamente o ubuntu se conecta sem problemas. ;)
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 07:51 por Raptor Tricolor »

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Problema de autenticação na conexão via rádio
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2009, 13:28 »
Olá, amigo. obrigado pela ajuda.

Entretanto, acho que isso não resolve o meu problema. Descobri que alguma coisa no Ubuntu Linux está alterando o endereço MAC da placa... não faço idéia do quê está provocando isso e nem como posso resolver o problema.

Como disse, a conexão acontece normalmente no Windows. Mas no Ubuntu fica dando esse erro.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Problema de autenticação na conexão via rádio
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2009, 19:35 »
Acho que já resolvi o problema...

Eu tinha, na verdade, duas instalações do ubuntu no computador. Acho que a que eu estava usando já estava com problemas, pois a partir de hoje ele parou de iniciar.
Mas na outra instalação, que eu já não usava a um bom tempo, pois eu tinha deixado como testes para o novo KDE 4, não precisei nem instalar o driver. A placa wireless foi detectada automaticamente. Ele ainda iniciou um assitente de configuração para a rede e tudo funcionou normalmente. O erro da troca do endereço MAC também não ocorreu mais.

Acho que era só um bug mesmo.

Grato a todos pela ajuda.

Offline Raptor Tricolor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
Re: Problema de autenticação na conexão via rádio
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2009, 20:57 »
Acho que já resolvi o problema...

Eu tinha, na verdade, duas instalações do ubuntu no computador. Acho que a que eu estava usando já estava com problemas, pois a partir de hoje ele parou de iniciar.
Mas na outra instalação, que eu já não usava a um bom tempo, pois eu tinha deixado como testes para o novo KDE 4, não precisei nem instalar o driver. A placa wireless foi detectada automaticamente. Ele ainda iniciou um assitente de configuração para a rede e tudo funcionou normalmente. O erro da troca do endereço MAC também não ocorreu mais.

Acho que era só um bug mesmo.

Grato a todos pela ajuda.

Bom que resolveu seu problema,poderia editar o titulo do primeiro post e colocar como Resolvido.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Problema de autenticação na conexão via rádio
« Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2009, 12:55 »
Descobri mais uma coisa em relação ao problema...

Só posso navegar na Internet se eu utilizar o driver do ubuntu. Se eu instalar o driver fornecido pela empresa, ele substitui o driver original e passa a dar esse erro: o driver da empresa troca o endereço MAC da placa de rede!

Sem problema, só que com o driver do ubuntu a conexão não ficou tão estável, e a velocidade cai muito, comparado com o funcionamento no Windows. O que eu posso fazer?

Vou tentar atualizar o meu ubuntu para a versão 9.04 para ver se isso resolve o problema. Alguém tem alguma idéia do que pode estar gerando esse erro no Linux?

Grato.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Problema de autenticação na conexão via rádio
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2009, 23:03 »
Problema resolvido.

Estou atualixando neste momento em que escrevo o meu Ubuntu para a versão 9.04. Ao mesmo tempo, estou navegando na Internet com a minha conexão via rádio (o Ubuntu detecta a placa automaticamente!).

O Ubuntu Linux realmente surpreende a cada dia.

Tudo o que tenho que fazer é usar o driver nativo do Ubuntu.

Obrigado a todos pela ajuda.