Olá a todos, sou novo aqui no fórum (este é o meu 1º post) mas já tenho contactos com Linux à cerca de um ano - e gostei. Nunca tive problemas de maior - os problemas que tive vêm das empresas que se esquecem de escrever drivers para Linux. Infelizmente ainda continuo colado ao Window$, principalmente por razões de compatibilidade. Vou ver se me descolo de vez...
Tenho seguido a saída das versões do Ubuntu relativamente de perto, e fiz download do Ubuntu 8.04 e 8.10, para utilizar em LiveCD e em PC's «semi-novos». Infelizmente já não pude fazer download da versão 9.04 porque já não tenho tráfego ilimitado (ao contrário de quando fiz download das 8.04 e 8.10). O trafego que tenho é preciso para outras coisas, visto que navego bastante na net.
Posto isto, e estando a saída da versão 9.10 a aproximar-se (e eu sem net imimitada e com versões «antigas» do Ubuntu), eu gostaria de saber se os CDs distribuídos pela Canonical têm algum custo de
transporte. Que são grátis (o CD em si), sei eu. Gostava era de saber se os CTT aqui em Portugal se vão lembrar de cobrar alguma coisa pelo transporte. Fiz várias pesquisas na net e aqui no fórum, e não encontrei resposta óbvia para a minha pergunta, relativamente a Portugal...
É que, se os CTT cobrarem pelo transporte, prefiro ir a um hotspot wifi (são poucos aqui na zona, mas há de se arranjar algum) e fazer download da nova versão. Os 750MB da ISO iam arrebentar com o meu tráfego, mas não iam acabar com o tráfego do hotspot
(espero eu). Também não me importo de esperar... prefiro esperar 6 a 10 semanas e ter um CD «bonitinho» do que regravar os meus CDs riscados e ter problemas de instalação
.
Agradecia que alguém que já teve a experiência de pedir um CD através do ShipIt me «iluminasse». Ah, já agora, o pedido seria apenas de um CD, até porque assim a encomenda teria menos probabilidades de ficar retida. A ideia é que ela venha mesmo parar à caixa do correio...
Antecipadamente grato por todas as respostas, (positivas ou negativas)
Gabriel
PS1: Se alguém souber de CDs do Linux Mint à borla, tal como os do Ubuntu, agaradecia que me informasse. Gosto do Linux Mint porque ele é essencialmente um Ubuntu modificado, mas tem mais frescura - óptimo na hora de apresentar o mundo Linux a um «utilizador menos experiente» (não encontro forma de me expressar melhor). Assim a pessoa a quem estamos a apresentar o Linux fica logo toda muito satisfeita com o bom aspecto (por vezes excessivo)
PS2: Foi o meu primeiro post, acho que fiz tudo como deve ser... procurei no fórum, não encontrei a resposta que procurava, por isso acho que não dupliquei conteúdo. Não sei se postei no sítio certo, mas não encontrei nenhuma zona do género «Obter o Ubuntu». Talvez na «Instalação e Actualização»?